HRBA realiza ação voltada a Prevenção de Doenças Renais
No próximo dia 13 de março, Dia Mundial do Rim, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, por meio da Life Care, realizará na área do Mercadão 2000 uma ação preventiva e de sensibilização sobre as doenças renais. A ação está prevista para iniciar às 9h e contará com a participação da equipe multiprofissional do HRBA e acadêmicos das Instituições de Ensino conveniadas que realizarão a triagem da população.
Este ano o tema estabelecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) é “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, como informou uma das coordenadoras da campanha, Enfermeira Sílvia Somera. “O tema na verdade é um alerta já que uma de cada dez pessoas pelo menos uma tem algum problema renal e não sabe, e se for constatada alguma alteração da glicemia ou da pressão arterial nas pessoas atendidas, nós realizaremos encaminhamento para as unidades básicas ou centros especializados”, declarou a enfermeira.
Durante toda a campanha, que inicia neste dia 13 e encerra no dia 27 de março, a palavra de ordem será a prevenção e para isso serão disponibilizados alguns serviços como a verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional além de orientações de sensibilização sobre as doenças renais. “Nós queremos é que a população se cuide, que os diabéticos façam o controle da diabetes, que a população cuide da hipertensão para que possa viver bem e lá na frente não desenvolva uma doença renal crônica. Nós iremos realizar campanhas externas e também internas até o final do mês de março”, complementou.
A campanha interna acontecerá no período de 18 a 21 de março no acesso principal do HRBA e será destinado a colaboradores, usuários e também em familiares dos 144 pacientes em tratamento no Serviço de Nefrologia do HRBA. “Nós vamos fazer um evento interno, no período de 18 a 21 de março, aqui no hall de acesso ao elevador, onde cada paciente trará ao hospital dois familiar consangüíneo, uma vez que a gente acredita que a hereditariedade pode ser um fator que contribui para que a pessoa possa desenvolver problemas renais”, enfatizou após informar que em caso de alterações em familiares de pacientes será realizado o exame de urina (EAS), exame que verifica a função do rim.
No final do mês acontecerá o encerramento da Campanha, onde o público alvo será o Grupo de Obesos e Hipertensos acompanhados pelos profissionais do HRBA. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância de se trabalhar a prevenção junto à sociedade. “Hoje de todos os pacientes atendidos pelo Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HRBA, mais de 70% tiveram sua patologia renal causada por hipertensão e diabetes. Hábitos simples como uma atividade física regular e alimentação equilibrada podem evitar que um paciente necessite do tratamento de hemodiálise. A prevenção é sempre o melhor caminho”, concluiu Hebert.
Fonte: RG 15/O Impacto e HRBA