Informe RC
TUDO COMO DANTES- I
Pelo andar da carruagem, difícil a companheira Dilma cumprir suas promessas de campanha que culminaram na sua reeleição, quando parte dos membros do Congresso Nacional está sendo acusada de ter recebido propinas do assalto praticado contra os cofres da Petrobrás (10 bilhões de reais), confessado em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal do Paraná, por um ex-diretor da estatal (8 anos) e um doleiro que fazia a distribuição entre os agraciados, apontados pelo partido do governo. Entrave maior ao cumprimento vem das exigências dos apoiadores (partidos) de serem contemplados com ministérios de orçamentos gordos de dinheiro, com porteira fechada (nomeação de cima a baixo dos indicados) e não ter sinalizado dos órgãos federais deixarem de ser patrulhados politicamente, como acontece com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, onde dezenas de diretorias, com altos salários, foram criadas para entregar à livre indicação das legendas aliadas.
TUDO COMO DANTES- II
O ex-deputado federal Waldemar da Costa Neto, ainda hospedado na Penitenciária da Papuda, em Brasília, cumprindo regime semiaberto, condenado no processo do Mensalão a mais de 7 anos, acusado de crimes contra o Código Penal, mandão do PR, com apoio de deputados e senadores, quer a nomeação do novo ministro dos Transportes como parte da cota do partido. Caso a presidente não se dispa de suas “boas” intenções ideológicas de implantar no país um populismo totalitário com a intenção de perpetuar o PT no poder, nem que para isso apresente leis modificando artigos da Constituição para coibir a alternância, comportamento próprio de nações totalitárias, o risco é ficar tudo como dantes no quartel dos Abrantes, já que pode fazer reformas com votos de congressistas acusados de corrupção, embora batam no peito se dizendo honestos, como preconizava disso ocorrer um dia, há mais de 100 anos, o grande jurista brasileiro Rui Barboza,
CARREIRA SOLO
O Brasil politicamente pode ter saído das eleições presidenciais do dia 26/10 dividido, mas no Pará, na de governador, não. O governador Simão Jatene, candidato à reeleição, que até às vésperas da eleição era apontado como derrotado, em 24 horas depois vence com quase 150 mil votos de diferença em cima do adversário, é pra tirar o chapéu. Assunto do passado, vamos ao futuro, como dizia Aécio Neves à companheira Dilma. Ainda é cedo para fazer qualquer estudo de futurologia relacionado a nomes de candidatos à prefeitura de Santarém nas municipais de 2016, que vai ser decidida em 2 turnos, se houver o segundo. Natural, depois das eleições, derrotados fazerem planos de união para abocanharem uma das prefeituras mais cobiçadas do interior do Pará, a de Santarém, para sobreviverem politicamente. Aos mortos cabe o último suspiro. O destino deu ao prefeito Alexandre Von uma rara oportunidade de seguir carreira solo, sem coadjuvante (como dupla de cantor: quando se desentendem ou morre um), basta querer. Cavalo selado só passa uma vez, se não montar, nunca mais. Corre o risco de ser engolido.
NO MUNDO DE ALICE
Pelo exposto em semanários locais, o Presídio Hotel do Cucurunã, em Santarém, no índice conforto, em nada difere das prisões de Segurança Máxima do Nordeste, Sul, Sudeste e do Centro-Oeste do país, que têm como hóspedes os chefões do crime organizado, tipo Marcola e Beira Mar, enquanto a raia miúda, sem regalias e dinheiro para constituir advogados, se submetem à lei do mais forte, mas aos familiares, nos horários de visita, falam estar sendo espancados. Dedo duro vira presunto. Há pouco tempo, a OAB local constatou, através de seu presidente e membros da diretoria, a existência no interior do presidio, de um verdadeiro Shopping Center com venda de drogas, celulares e outros apetrechos de necessidade no mundo do crime. A Polícia desconfia, com quase certeza, que parte dos roubos e assaltos que ocorrem na cidade são praticados por presos do regime semiaberto, roubam durante o dia e passam a noite na hospedaria. Falam que agora a situação melhorou, a Penitenciária ganhou mais uma estrela. Traficantes (chefões do crime) possuem nas celas chuveiro elétrico, tv de plasma de 40 a 50 polegadas, frigobar e churrasqueira à disposição. Bom, né? Deve ser por isso que o presidio vive lotado. Alô, Ministério Público!
ROUBO NAS PMs
Rara corporação da Polícia Militar, espalhada pelos estados, que não se envolva em casos de corrupção praticados por comandantes e oficiais. Abrem Inquérito Policial Militar e no final quase sempre não são punidos, alguns ganham promoção. No Pará, já houve vários avanços ao dinheiro do povo. O coronel Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal foi destituído da função pelo governador por ter autorizado a compra de 17 mil capas de chuva a um custo superfaturado de mais de 5 milhões de reais para policiais soldados usarem no período de competições da Copa do Mundo, quando nessa época em Brasília não chove. No Rio de Janeiro, neste final de outubro, o coronel Comandante exonerou dos cargos 5 oficiais graduados da cúpula da Saúde da unidade militar envolvidos em ações fraudulentas de mais de 16 milhões de reais na compra de equipamentos destinados à área de saúde. Quando descobrem avanços e o mete mão no alheio, a coisa já vem de muito tempo.
MANDA CHUVA
Dia seguinte às eleições do 2º turno, o município de Monte Alegre foi o único na região a abastecer páginas de jornais e blogs pela tentativa de 2 paus mandados considerados “gente boa”, na cidade, a soldo do ex prefeito Jardel Vasconcelos (PMDB) e da madame deputada Josefina (derrotada), na sua pretensão de reeleição, de mudar o voto de eleitores que se dirigiam às seções eleitorais para votarem, fazendo boca de urna. Preso por policiais PM, passaram acima de 30 horas para serem liberados, pelo patrão não ter pagado de imediato a multa arbitrada pelo delegado. Manda chuva na prefeitura desde a saída do médico Sérgio Monteiro (PT), vítima de sua “odontologia” política, que renunciou o mandato para não ser cassado e nem perseguido por vereadores teleguiados pelo ex, Jardel, que teve o registro de candidato (2012) negado pelo TSE e os direitos políticos suspensos pela Justiça por beliscadas no dinheiro do SUS, segundo o TCU, está preocupado com a eleição municipal de 2016. Quer eleger um clone para não perder a sinecura. Com a madame a derrota é certa.
VÍTIMAS DA IGNORÂNCIA
A paquistanesa Malaia Yousifzai, de 17 anos, dividiu com um indiano de 60 o Prêmio Nobel da Paz de 2014. Ambos lutaram em seus países a favor das crianças e jovens a terem acesso às escolas e se livrarem do trabalho escravo. Em 2012, Malaia sobreviveu a uma tentativa de assassinato dos Talibãs, pela sua militância favorável à educação, tendo se mudado para a Inglaterra, onde recuperou a saúde, e ofereceu a honraria a todas as meninas pobres do mundo que não podem protestar, vítimas desta discriminação, fruto da ignorância religiosa existente em muitas nações. No Irã, uma jovem iraquiana de 26, foi condenada à morte e enforcada no sábado (26/10) por ter matado, em julho de 2007, um homem, médico e ex-funcionário do Ministério da Inteligência, que a estuprou. Apesar dos apelos externos e das organizações internacionais de Direitos Humanos para suprimir o castigo por prisão perpétua. Vítimas da ignorância ainda vão perdurar por muitos séculos.
DEMOROU, MAS SAIU
Na 3ª, 28/10, com galerias lotadas, o Senado Federal aprovou a Medida Provisória 650, que trata da reestruturação da carreira na Polícia Federal e concedeu reajuste merreca de 15,80%, divididos em duas parcelas, para 2014 e 2015, extensivo a todas as categorias, passando a ser exigido curso superior para abraçar a carreira de policial federal. Esperaram anos. Pelos bons serviços que prestam ao país e pelos riscos que correm, deviam ser melhor remunerados, como ocorre com outras categorias de servidores onde, diploma escolar, não conta ponto para promoção. O presidente do Tribunal de Justiça, de São Paulo, determinou abertura de uma sindicância interna para apurar denuncias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, de que o Tribunal paga supersalários a motoristas que, sem penduricalhos e vantagens, chegam de 20 a 27 mil reais. Valor superior aos pagos a Juízes estaduais e do governador do estado. A Câmara e o Senado pagam melhor, principalmente a guardas de segurança.
BOA INTENÇÃO
Louvável a iniciativa do vereador Marcílio Cunha “PTN” em apresentar na Câmara Municipal Projeto de Lei solicitando da administração municipal uma melhor fiscalização para evitar a demolição, como está ocorrendo as escancaras, de prédios antigos com arquitetura do início do século passado, dados como histórico, que ainda restam na cidade, porque a maior parte foi destruída, não só pela ignorância dos proprietários ou compradores, e sim pelo descaso do poder publico que deu amém aos destruidores do passado de Santarém, já que alguns ganharam Alvará de Construção emitido pelo setor competente da prefeitura para legalizar a imoralidade. Os imortais da Academia de Letras e Artes deviam avalizar o pedido do vereador junto ao prefeito e sua intenção de conservar o que ainda existe de histórico na cidade, para não acontecer o que vem ocorrendo com nossos lagos e igarapés que estão sumindo.
VERGONHA
A companheira Dilma Rousseff “PT” e Aécio Neves “PSDB”, até as vésperas das eleições de 26/10, afirmavam, caso eleitos, teriam tolerância zero contra a corrupção. O Congresso Nacional, onde deputados federais e senadores recebem mensalmente os mais altos salários do mundo, fora vantagens inexistentes em outros parlamentos do planeta, continua desobediente às regras da moralidade. Vamos ao que interessa: a Câmara Federal aprovou, ainda dependendo de aprovação do Senado para ir à sanção presidencial, Projeto de Lei que estende por 15 anos o prazo para pagamento de dinheiro surrupiado dos cofres públicos por administradores públicos e políticos, incluindo ações que tenham sido julgadas pela Justiça. Ninguém acredita do aval do Senado à Lei da Gatunagem e nem da sanção presidencial à imoralidade. Seria o fim da picada.
ARMAZEM DE SECOS E MOLHADOS
Comum, namoradas, esposas e companheiras de apenados que cumprem penas em Penitenciarias, no horário das visitas, usarem partes íntimas para conduzirem aparelhos celulares e drogas aos parceiros presos, confiantes de passarem na revista das agentes prisionais. Muitas exageram, são pegas em flagrante, com direito a fotos e ganham a página policial dos jornais. Na cidade de Rio Branco, no Acre, na 4ª, 22, uma mulher foi flagrada pela raquete eletrônica quando tentava entrar no Presídio com 3 celulares, 3 fones de ouvido, 2 carregadores e 2 pendrives, escondidos na vagina, considerada pela guarda como desproporcional. Aí, a parte íntima deixa de ser vagina e passa a ser considerada armazém de secos e molhados.
DEVE SER RUIM
Não deve ter sido bom para Santarém, depois de mais de 50 anos de representação na Assembleia, sendo 3º maior colégio eleitoral do interior do Pará, com mais de 200 mil eleitores, ficar a mercê de estranhos eleitos que usam os votos do município para complementação de eleição, se oferecendo para preencherem o vazio deixado pelo excesso de postulantes e da cegueira política de muitos outros. Que defendam os interesses dos municípios onde possuem domicilio eleitoral e de outros, como paga dos sufrágios obtidos em prejuízo da eleição de 1 estadual por falta de 30 votos e outro de chegar a Câmara Federal por causa de menos de 600, dos quase 3 mil obtidos pelo vereador Chiquinho da UMES, quando poderíamos ter elegido 2 (Nélio e Chapadinha), tudo bem. Mas que seja um representante autêntico de Santarém, a distância é grande.
BRASIL DESCENDO A LADEIRA
1ª- Em Marituba, cidade da área metropolitana de Belém, um jovem dado como desaparecido há mais de 2 dias, devido mau cheiro, foi encontrado morto (amarrado e enterrado). 2ª- Vigilante, em São Paulo, ferido em assalto, mata um dos dois bandidos que o atacaram, o outro fugiu levando a bicicleta do trabalhador. 3ª- Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yousself, afirmam que a ex-chefe da Casa Civil e candidata derrotada ao governo do Paraná, senadora Glaysi Hoffman “PT”, recebeu do dinheiro desviado da Petrobrás, 1 milhão de reais, entregues no interior de um shopping center em Curitiba. 4ª- A Controladoria Geral da União, depois de análise de documentos por técnicos do órgão, constatou que uma das joias da coroa da campanha de reeleição, divulgado pela presidente Dilma a exaustão como grande feito, o programa federal PRONATEC “ensino técnico”, é falho no controle dos recursos. Afirma a CGU que não há como constatar quantos alunos de fato assistem às aulas e como foram repassados o dinheiro público (bilhões) para o programa. É o Brasil descendo a ladeira.