Informe RC

SEM EXPLICAÇÃO

Por mais que venham dar explicações, não tem como a Secretaria de Segurança Pública do Estado, ou o titular da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará “SUSIP”, esclarecer o critério adotado para vinda de Belém de 14 marginais de alta periculosidade, envolvidos em rebeliões e fugas no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, para passarem temporada de “férias” em Santarém, hospedados no Setor de Triagem da Seccional da Policia Civil. Fato grave, que coloca em polvorosa moradores da cidade. A SUSIP, responsável pelo sistema penal, prestaria melhor serviço ao estado se distribuísse os bandidos pelas mais de duas dezenas de seccionais existentes na capital, pelo menos poupava o governador de ser apontado como responsável, como ocorreu na Câmara Municipal, pela vinda da “ilustre” caravana, com passagens e despesas de acompanhantes pagas com dinheiro do contribuinte. Interessante, a afirmativa do delegado adjunto da SUSIP, Roberto Pinheiro, a um grupo de vereadores na Câmara: – a estada dos detentos em Santarém não representa perigo à população-. Se não são perigosos, porque não ficaram em Belém? O prefeito devia chamar o chefe da delegação e dar 24 horas para deixarem a cidade, e não 15 dias como sugeriram alguns vereadores ao incômodo presente.

BADERNEIROS

O falso movimento social clandestino dos Sem Terra, mantido com dinheiro público, de Ongs, com cobertura do Incra, vivendo na contra mão das leis, invadindo, destruindo, matando e roubando propriedades privadas produtivas, sem serem presos e punidos pela Polícia e Justiça, e nem terem suas práticas criminosas condenadas pelo governo federal, por serem ligados a lideranças do PT, como o ex-presidente Lula da Silva. Acobertados oficialmente, conscientes da impunidade, continuam como sempre fizeram, dando vazão a seus instintos, causando prejuízos irreversíveis ao país, no momento que a presidente Dilma, assiste o Supremo Tribunal Federal autorizar abertura de inquérito para investigar companheiros do PT e políticos ligados ao governo, suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, que vai originar o Processo do Petrolão. Concluindo: na 5ª feira “5”, milhares de ativistas, como parte da Jornada Nacional das Mulheres Camponesas, ligadas ao MST, invadiram em Itapetinga, interior de São Paulo, uma fábrica de papel e celulose, e destruíram milhares de mudas transgênicas, criadas por meio de pesquisas feitas desde 2001, ou seja, acabaram em poucas horas o que estudiosos pesquisadores passaram 14 anos para criar. Normalmente, pessoas ignorantes, portadoras de loucura, não sabem o que fazem.

MUITA PRETENSÃO

Redes sociais divergem quanto ao nome a ser lançado pelo PT em Santarém para disputar nas municipais de 2016 a sucessão do prefeito Alexandre Von “PSDB”. Início do mês, o blogueiro Nelson Vinencci, em sua coluna, afirmou ter ouvido do médico Everaldo Martins, que seria o candidato petista. Semana passada, outra rede social listou 4 nomes: Socorro Pena, Lucineide Pinheiro, Carlos Martins e o deputado estadual Airton Faleiro, que estariam disputando a indicação. Os 3 primeiros, ainda vá lá, mas o estadual Airton Faleiro, que obteve pouco mais de mil votos em Santarém, concorrendo com os companheiros locais e deve transferir seu título de eleitor para ter domicílio eleitoral no município, no momento é muita pretensão. Seria o mesmo que o vereador Chiquinho da Umes “PSDB”, que teve menos de 3 mil votos para deputado federal (2014), querer ser o indicado do PSDB.

VAI FAZER FALTA

Com a justificativa do Brasil consolidar sua posição de liderança na América Latina, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social “BNDES”, deve financiar 80%, este ano, a construção de um superporto em Rocha, no Uruguai, distante menos de 100 km da fronteira com o Rio Grande do Sul, orçado em 1 bilhão de dólares, correspondente hoje a 3 bilhões de reais. Nada contra a benevolência da presidente Dilma com países companheiros da América do Sul e Caribe, onde bilhões não vão ter retorno, a exemplo dos aplicados no Equador, na Venezuela e na Ilha de Cuba, se os brasileiros dispusessem de saneamento básico na maioria das cidades, malha rodoviária em condições de tráfego, escolas e hospitais públicos bem equipados, não existissem lixões a céu aberto e milhões de famílias vivendo na escuridão por falta de energia. O dinheiro do povo a ser destinado ao Uruguai vai fazer falta nos portos nacionais. O de Santarém, previsto desde o inicio dos anos 1980, para ser construído pelo Ministério dos Transportes, no bairro da Prainha, custa 3 vezes menos que o do Uruguai.

FRAGILIZADO

Com o Congresso Nacional fragilizado, e alguns partidos de oposição ao governo, pedindo o afastamento das funções que ocupam na esfera administrativa da Casa (não o mandato) de dezenas de seus membros, diante da decisão de um ministro do Supremo autorizando abertura de inquérito para serem investigados para apurar a participação das excelências no assalto aos cofres da Petrobrás, revelados pela Operação Lava Jato, a Câmara e o Senado, ultimamente têm sido alvo de graves acusações pelos feitos pouco republicano, cometidos por parlamentares. O ex-presidente Lula, antes de chegar à presidência, declarou da Câmara abrigar 300 picaretas. Não houve reação. A última, agora, veio em dose cavalar e resolveram dar o troco. Vamos lá: o ministro da Educação, Cid Gomes, falando para uma plateia de estudantes na Universidade Federal do Pará, em Belém, na sexta passada, defendendo a companheira Dilma, disparou: que a casa possui de 300 a 400 membros que achacam o governo, ou seja, extorquem dinheiro a troco do voto. Para eles, quanto pior melhor, querem que o governo esteja frágil para abocanharem mais. O ministro, por 280 votos a favor e 102 contrários, foi convocado para se explicar.

O CERCO SE FECHA

Herdeira nas municipais de 2012, da desastrada administração e débitos deixados pelo ex-prefeito de Belterra, Geraldo Pastana “PT”, a atual, Dilma Serrão “PT”, que exerce a função graças a liminar dada por um ministro do TSE, desqualificando decisão do pleno do TRE, que lhe cassou o mandato, volta a ficar em situação complicada com a Justiça. Na última semana de fevereiro, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, ajuizou Ação Civil Pública “ACP”, na 6ª Vara Cível, contra a prefeitura, para garantir a chamada dos candidatos aprovados em concurso público, homologado em agosto de 2014, para preencher 55 vagas oferecidas e que estão sendo ocupadas por temporários, de indicação política. A prefeitura teve 10 dias para convocar os candidatos classificados e 60 para exonerar os temporários e efetivar os concursados. No final, a Promotora requer a confirmação das liminares, caso contrário, seja fixado multa diária de 5 mil reais pessoal a prefeita. Aguardar pra ver.

PRAÇAS

Moradores ao redor e às proximidades da demorada revitalização da Praça Tiradentes, no bairro da Aldeia, que teve recentemente materiais de construção levados por amigos do alheio, por falta de vigilante ou guarda, estão apreensivos quanto sua conclusão. Os mais otimistas esperam que esteja pronta mês de junho, quando Santarém comemora aniversário, e possa ser incluída na programação dos festejos com nova roupagem. Mesmo tratamento da administração municipal esperam os residentes da Rua do Imperador, em relação à Praça Gigi Alho (homenagem ao seu mais ilustre morador) no início da orla da cidade, que veio abaixo há mais de 4 anos, e ainda não deu sinais de ser recuperada. O titular da Seminfra devia fazer uma visita ao local. Talvez não conheça.

PROMETE, MAS NÃO CUMPRE

A companheira Dilma, quando candidata à reeleição e ao ganhar as eleições, mentindo muito, assegurava não ir haver aumento de energia; de alimentos, como num passe de mágica, sumiam da mesa; não aumentar taxas de juros e nem mexer em direitos trabalhistas conquistados por trabalhadores, e dar prioridade à Educação. Falhou em tudo. O que ainda não aconteceu está a caminho. Em pronunciamento em Rede Nacional, com justificativa de festejar o Dia Internacional da Mulher, a presidente tentou explicar aos brasileiros, pedindo paciência e compreensão, de não existir crise no seu governo. Como se a inflação, desaceleração das indústrias, gerando desemprego, centenas de apagões e o rombo de bilhões dos cofres da Petrobrás, em apuração pela Justiça do Paraná, não existissem, culpando seu fracasso à crise econômica internacional (que não existe na quase totalidade das nações) e à climática (da natureza) que ocorre anualmente, atingindo vários estados da federação. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e sua equipe encarregada de tirar o Brasil do fundo do poço, se conseguir segurar as rédeas, puxadas ao contrário por economistas petistas, afirma que foi má gestão, uma pequena escorregadinha do governo da companheira Dilma, somada ao escândalo do Petrolão. Vale esperar o próximo Dia Internacional da Mulher para ouvir o que a presidente vai dizer.

SANTARÉM, VIDA CARA

A alta do custo de vida, baseada em pesquisas de amostragem do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESP) feitas na Região Metropolitana de Belém, tomando como base o preço da cesta básica (família de 4 pessoas – casal e dois filhos pequenos), mostram que, nos dois primeiros meses do ano, bateu na casa dos 2,5%, ocasionado por reajustes acima do esperado, como dos preços dos derivados do petróleo e da energia elétrica, que neste mês de março deve avançar próximo a 30%. Como em Santarém, onde aproximadamente 70% dos produtos consumidos, até horte granjeiros, vêm de outros estados, o frete ocasiona a alta, colocando a cidade como uma das mais caras do país. A ordem da equipe econômica do governo, encarregada de tirar o Brasil do atoleiro deixado nos primeiros quatro anos da companheira Dilma, é apertar os cintos. Não dizem até quando. Pelo andar da carruagem, no meio do ano, a inflação chega à casa dos 2 dígitos. Aí é difícil apertar os cintos.

REVERSO DA MEDALHA

Não vai ser desta vez que, o ainda rico, Eike Batista, vai se enquadrar na filosofia de um ex-vereador de Belém, a desgraça só quer começo, em função da desonestidade do juiz da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro que, por decisão judicial, apreendeu, no interior de sua residência, carros de luxo importados, objetos pessoais e de artes e de valores em espécie, e dias antes de serem levados a leilão (26/02), foi flagrado desfilando no centro da cidade, na direção de um dos carros por ele apreendido, tendo sido afastado do processo por decisão do Tribunal Regional Federal do Rio e do Conselho Nacional de Justiça, que tornaram nulos todos seus atos no processo contaminado de irregularidades. Agora, a desgraça se voltou contra o magistrado. Nessa segunda (9), a Polícia Federal, acionada pela Justiça, apreendeu seu passaporte. Uma junta de juízes designada pela Corregedoria do TRF detectou o sumiço, na Vara comandada pelo então juiz, de parte do dinheiro, em euro, reais e dólares, apreendido na casa do fundador do Grupo X, que estavam sendo guardados na própria Vara, quando deviam estar depositados no Banco Central, e de ser réu numa ação criminal. O seu comportamento não é caso isolado no Judiciário.

PENAS MAIS DURAS

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido domingo passado, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8.305/14, oriundo do Senado Federal, elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher, que muda o Código Penal (decreto/lei 2848/40), incluindo como crime hediondo o assassinato de mulheres, o chamado Feminicídio, comum em casos de violência doméstica que terminam em morte, e pune com pena de 12 a 30 anos de prisão para assassinos, acrescido de 1/3 se o homicídio ocorrer durante a gestação ou 3 meses depois do parto, ou praticado contra menores de 14 anos, idosas acima de 60 e pessoas com deficiência física, e na presença de ascendentes ou descendentes da vítima, já sancionada pela presidência, que virou lei, dura, por sinal.

ATOS E FATOS

-EFEITO CONTRA- Do jornalista e blogueiro Reinaldo Azevedo: o PT, finalmente cumpre aquele que era um de seus anunciados propósitos, unir o Brasil. Os petistas estão unindo o país contra o PT. –PASSANDO A LIMPO- Para o ministro Luís Roberto Barroso, relator do Mensalão: o Supremo Tribunal Federal está pronto para enfrentar os processos contra os políticos envolvidos no Petrolão, e defendendo o fim do foro privilegiado. O Brasil está se passando a limpo. –DESGASTE- o ministro do Supremo Marco Aurélio de Mello, afirma que o escândalo da Petrobrás, que sucedeu o Mensalão, causa vergonha, e que o país sofrerá novo desgaste moral quando o processo começar a ser julgado. O Brasil precisa de um banho de ética. –OPINIÃO- Do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Naline, analisando a crise econômica e política que o governo atravessa: o Brasil não suporta mais a corrupção e que é preciso melhorar a governança. CENTRO DO PROBLEMA- Da economista Mirian Leitão: PT é o centro da crítica, do ajuste fiscal, não é o PMDB. Antes de conseguir o apoio do PMDB tem que conseguir apoio do próprio PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *