Praça do Centenário abandonada vira antro de vagabundos
Mesmo com a recente reforma que foi feita pela Prefeitura de Santarém, a conhecida Praça do Centenário está longe de ser considerado um autêntico Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município. Tudo por causa do abandono que está passando. Pobre dos quelônios que teimam em viver nas águas quentes e poluídas em pequeno lago da Praça. Parece que pedem para serem comidos pelos vagabundos que transitam na área.
Verdade é que a Praça do Centenário, localizada em frente à Igreja de São Raimundo Nonato, no tradicional bairro da Aldeia, está em situação lastimável. São poucos os que se aventuram a passar um dia aproveitando a aparente calma e tranqüilidade do local, sem o risco de ser importunado pelos “pés inchados” que freqüentam o local.
Não fosse a sempre oportuna participação dos moradores da área, alguns deles verdadeiros protetores da Praça, coisas muito piores estariam acontecendo no local. A Prefeitura deveria fiscalizar melhor o local, colocando funcionários para zelar pela Praça. Fato é que: caso não haja conservação da Praça, o tradicional local de encontro de famílias e namorados pode estar com seus dias contados, para tristeza dos saudosistas e seresteiros.
Por: Carlos Cruz