Terminal Hidroviário de Itaituba pode desabar
A grave situação do Aeroporto municipal de Itaituba é reflexo da dificuldade que o entra-e-sai de Prefeito vem causando. A Justiça tem que decidir urgentemente quem realmente vai ficar no comando do Município: se é o prefeito Walmir Clímaco, que já se encontra no cargo, ou então, convocar nova eleição para a Prefeitura, para dar fim a essa situação conflitante no município de Itaituba. Segundo o deputado estadual Hilton Aguiar, em Itaituba, os políticos, os vereadores e o Prefeito devem entrar em um acordo e definir esta situação, para que o Município possa seguir o rumo do crescimento, do desenvolvimento, da geração de emprego, de rendas, que este entrave tem causado.
Terminal Hidroviário ameaçado – Um outro problema é quanto ao Terminal Hidroviário do Município, que está prestes a desabar, com suas estruturas ameaçadas, o que pode causar graves conseqüências à população, inclusive com vitimas fatais, pois o local bastante freqüentado pela população.
Na semana passada, o deputado Hilton Aguiar fez um pronunciamento na Assembléia Legislativa, chamando a atenção do Poder Legislativo para intervir junto ao governo do Estado, pois o prédio do terminal Hidroviário, em Itaituba, pode cair a qualquer momento, com as ferragens de sustentação expostas, precisando de uma intervenção urgente do governo do Estado. Segundo o Deputado, o Município não tem condições de construir ou mesmo reformar o Terminal Hidroviário, porque o valor é muito alto. O secretário de Obras, Francisco das Chagas (Chicão), garantiu ao parlamentar estadual que o mais rápido possível vai buscar uma solução para o problema do Terminal Hidroviário de Itaituba.
Hospital Regional – Hilton Aguiar disse que na próxima semana, uma comissão de parlamentares estará reunindo com o Secretário Estadual de Saúde, cobrando do governo a construção de um Hospital regional no Município. “O governador Jatene já assinou e determinou que será construído o Hospital Regional em Itaituba. Hoje acontecem todos os problemas na questão da saúde, uma pessoa sofre de câncer ou outro tipo de doença que requer ajuda de uma especialista e tem que vir para Santarém, mas o Hospital Regional de lá não agüenta atender toda a região”, disse o Deputado.
Aterro sanitário – No próximo dia 14 vai haver uma audiência em Santarém, com a prefeita Maria do Carmo e os dirigentes de uma empresa sediada no Sul do País. Esta empresa, que já vem terceirizando serviços em algumas cidades do País, pretende construir um aterro sanitário no município de Santarém, com oficina de reciclagem, dentro dos limites legais e principalmente respeitando o Meio Ambiente. Para se ter uma idéia, a questão do lixo na região Oeste do Pará é tão grave que ultimamente vem mobilizando até o Ministério Público.
Por: Nazareno Santos
Eu acho uma vergonha, onde anda os vereadores da cidade que não viram isso antes, deixaram chegar a esta situação, talvez não saibam o papel do vereador diante da sociedade que o elegeu, legislar, criar leis que beneficiam a sociedade, fiscalizar o dinheiro público, verificar se está sendo bem aplicado, observar a necessidade da população e seu municipio.
Será que nenhum vereador observou isso a tempo? o gasto seria menor.
Como dizer que o municipio não tem verba se ainda não foi feito orçamento, ou foi? qual o custo? gostariamos de saber.