Dezembro é o mês mais violento da história de Santarém

Delegado Germano do Vale
Delegado Germano do Vale

Em Santarém, oeste do Pará, o mês de dezembro, que tradicionalmente é marcado por ser um período de festas e comemorações, este ano, infelizmente, será lembrado por muitas famílias, que tiveram um ente querido vítima da violência, como um mês inesquecível. Tanto para a população de modo em geral, para os órgãos de imprensa, e também para os Órgãos de Segurança Pública, nada há para comemorar.
Santarém, antes, reconhecido como um Município com índices baixos de violência, com o passar dos anos, se nada for feito, acabará se tornando um dos mais violentos do Pará. Já passou da hora dos governantes agirem para que a população não seja a principal punida na história.
OS NÚMEROS: Desde o dia 1º de dezembro, até o fechamento desta edição do Jornal O Impacto, foram aproximadamente 18 mortes violentas. Destas, 14 foram vítimas do crime de homicídio, 1 pessoa vítima de latrocínio, e 3 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito. Ressaltamos que estes números não são dados oficiais dos Órgãos de Segurança do Município.
Para o delegado Germano do Vale, titular da Divisão de Homicídios da 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém, apesar de um número muito grande de ocorrências de crime de homicídio no mês de dezembro, a Polícia Civil, com o apoio do Serviço Reservado da Polícia Militar, está trabalhando para que os casos sejam devidamente esclarecidos, com a identificação dos autores dos crimes, que os mesmos possam pagar pelos crimes que cometeram.
Por trás desta estatística existem pessoas que perderam suas vidas de forma violenta. O que resta a seus familiares é a saudade e o anseio por justiça. A onda de violência que tomou conta da cidade no mês de dezembro assustou a todos os santarenos, que cobram uma solução dos governantes.
“Não é possível que o Governador do Estado deixe acontecer em Santarém, o que acontece nos grandes centros do País. Pessoas inocentes morrem na mão de bandidos. É preciso iniciativa para colocar os marginais atrás das grades, e não permitir que eles tirem o nosso sossego”, desabafa João de Souza, 52 anos, morador do bairro Santo André.
HOMEM MORRE COM UM TIRO NA CABEÇA: No início da tarde de terça-feira, 22, no bairro de São Francisco, na grande área da Nova República, Edivar Lourenço de Sousa, de 55 anos, foi vítima de baleamento. Segundo informações de populares, um homem armado pulou o muro da residência e efetuou o disparo, e logo em seguida empreendeu fuga em veículo da marca Chevrolet Classic, cor prata.
Edivar chegou a ser levado por populares para o Pronto Socorro Municipal (PSM), mas infelizmente não resistiu ao ferimento vindo a óbito no início da madrugada de quarta-feira, 23.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. As investigações prosseguem no sentido de identificar o autor de mais um homicídio na cidade de Santarém.
ACUSADOS DE HOMICÍDIOS SÃO PRESOS: Na manhã desta quarta-feira, 23, o delegado Germano do Vale, com o apoio dos investigadores da Polícia Civil Artur, Dilermando, Dorivaldo, Severiato e Rômulo, realizaram operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva contra quatro acusados de participação em homicídio. O crime aconteceu no mês de junho deste ano, quando após desentendimentos, a vítima foi morta a facadas.
Na operação policial foram presos na Comunidade de Secretaria, localizada na Rodovia PA – 370, Antonio José Campos Cancio e Valdemar Virginio Cancio. Outras duas pessoas estão foragidas, trata-se de Emanuel Cancio Sousa e Roberto Cancio Sousa.
Após terem sido ouvidos no auto do inquérito policial, os dois presos foram encaminhados para o Centro de Triagem Masculina do Complexo Penitenciário de Cucurunã.
Por: Edmundo Baía Junior
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *