Coluna Impacto
PRESIDENTE DA CÂMARA É AFASTADO
O presidente da Câmara de vereadores de Curuá, Júnior Chupira – PSD (foto), foi afastado do cargo na manhã de 4ª feira, dia 02, pelo período de 60 dias. Junior Chupira está sendo acusado de improbidade administrativa. Os vereadores que compareceram à sessão e que por unanimidade votaram favoráveis ao requerimento do presidente da Casa de Leis, foram Xuxa do PT (autor da denúncia que pediu o afastamento de Junior Chupira), Ziraldo Morais (PMDB), Nafttali Sousa (DEM), Givanildo Marinho (PSD), Vaner Cardoso (PV) e Diego Pereira (PSDB). A denúncia cita como principal irregularidade a nomeação de Vilani Gomes Duarte, esposa de Junior Chupira, como tesoureira da Câmara Municipal, sendo que jamais compareceu na Casa do Povo para trabalhar. Também constam denúncias como a falta do repasse do consignado de servidores do Legislativo, causando prejuízos ao erário público exorbitante; falta de prestação de contas e outras situações objeto de falta de decoro parlamentar. Após uma sessão tumultuada, Junior Chupira abandonou a presidência da Casa, levando toda documentação da sessão ordinária.
SESSÃO ITINERANTE
A Câmara Municipal de Santarém realizará nesta sexta-feira, dia 04, uma sessão itinerante na Vila de Alter do Chão, com atendimento a toda população da região do Eixo Forte, que congrega comunidades do entorno da Vila. A sessão vai começar em horário regimental, ou seja, às 9 horas e além de serem discutidos os problemas da região, na busca de solução, servirá, também, para comemorar mais um aniversário da Vila Balneária, no dia 06 de março, quando completa 258 anos de fundação.
AIDS ASSUSTA EM SANTARÉM
De janeiro a dezembro de 2015, o Centro de Testagem e Aconselhamento Anônimo (CTA) constatou 250 casos da doença em Santarém. O pior, segundo o vereador Silvio Neto, é que a grande maioria é de jovens na faixa etária de 19 a 35 anos. Ele mostrou-se preocupado com esse fato e recomenda o uso do preservativo, para evitar que mais casos venham a ser constatados. O Vereador pede uma união de esforços dos órgãos públicos em todas as esferas de atuação, federal, estadual e municipais, para que desenvolvam campanha de orientação e conscientização do uso do preservativo.
HOMENAGEM ÀS MULHERES
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, através do Conselho da Mulher Empresária (CME da ACES) renderá homenagens a quatro mulheres que representam o perfil da mulher moderna no município de Santarém, nesta sexta-feira (04/03), a partir das 20h30, no Centro Recreativo. As homenageadas serão: Dinauria Nunes Cunha de Faria (Destaque no Setor de Saúde), Zuila de Nazaré Oliveira Lobato Wanghon (Destaque no Setor de Assistência Social), Dacilene Lima Aguiar (Destaque Empresarial) e Rosemary Roselene de Barros Fonseca (Destaque como Profissional Liberal).
DESCULPA ESFARRAPADA
Depois do apagão de 4ª feira, que deixou vários estados sem energia e sem comunicação, a Celpa emite nota informando que o problema em um transformador em Tucuruí afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará e Amazonas e parte do Maranhão. Desculpa esfarrapada, tanto é que o Governo do estado mandou a Polícia investigar.
CRISE
Devido o advento da crise política e econômica no Brasil, o comércio local passa por problemas financeiros, o que gerou um período de demissão em massa, segundo funcionários de lojas do centro comercial de Santarém. Algumas lojas que tinham mais de 10 funcionários, hoje segundo os comerciários, funcionam com uma ou duas pessoas. Por conta do desemprego em alta no comércio de Santarém, centenas de pessoas temem que a crise política se agrave no Brasil e, com isso gere ainda mais problemas para quem quer trabalhar para sustentar a família. Enquanto funcionários estão sendo demitidos, com a crise econômica e a dificuldade para vender, lojistas oferecem descontos que chegam a 70%. Especialistas alertam que ninguém deve deixar de planejar antes de comprar.
DESCASO
Santarém perdeu a implantação do entreposto da Zona Franca. De acordo com a vereadora Ana Elvira Alho (PT), depois de duas licitações julgadas improcedentes, Santarém perdeu o empreendimento. Falta vontade política de nossos representantes para se deslocarem até Brasília e articular os projetos com mais veemência e compromisso com Santarém.
Em contato com a coluna, o delegado da Polícia Civil, Dr. Herbert Farias Junior (foto) informou que está praticamente certo que sairá candidato a uma vaga para a Câmara Municipal de Santarém nas eleições de outubro. Ele confidenciou à coluna que ainda está no PROS, mas deve mudar de partido.
RETOQUES
Vereador Silvio Neto mostrou preocupação em relação à gravidez precoce em Santarém, onde existem fatos de meninas de 13,14 e 15 anos que estão gestantes. Para o Vereador, o que pode e deve evitar essa situação é um acompanhamento dessas meninas nas escolas e na família. * A Ufopa abriu inscrições, de 1º a 14 de março de 2016, para mulheres a partir de 16 anos interessadas em participar de aulas de dança do ventre. São trinta vagas ofertadas. O curso de nível iniciante será ministrado pela professora e bailarina Flávia Dolunay e faz parte do projeto “Dança do ventre para qualidade de vida das mulheres de Santarém”, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). * O Sindicato dos Condutores Autônomos de Mototaxistas do Município de Santarém (Sicams) reunirá nesta sexta-feira (4) com órgãos ligados à segurança e ao trânsito da cidade para solicitar que as fiscalizações no combate ao serviço clandestino da profissão sejam intensificadas. Esta será a segunda reunião realizada pela categoria este ano. * O encontro contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além da SMT, MPE, Detran e demais órgãos de segurança pública. * O presidente da Câmara, Reginaldo Campos, manifestou sua indignação com a empresa de telefonia móvel Vivo, que segundo ele não tem realizado um serviço satisfatório no município de Santarém. O Vereador atribui isso ao monopólio que a telefônica exerce. Cita que entre a má qualidade do serviço está o fato das ligações que caem, “para se concluir um assunto ao telefone, tem que ligar várias vezes”, assegura.