Mais de 3 mil contribuintes caem na malha fina da Receita Federal
O balanço das declarações de imposto de renda 2016 (DIRPF 2016) entregues até o dia de hoje na Delegacia da Receita Federal em Santarém ficou em exatos 76.144. O valor apurado é em relação à região Oeste do Pará, que é a jurisdição de Santarém, composta por 28 municípios.
Este número corresponde a apenas 85,5 por cento do total esperado para a região pois são esperadas 89.000 envios de declaração. Historicamente nem todos quitam sua obrigação no prazo, mas este ano o índice de entregas ficou abaixo do ano de 2015, quando 90 por cento fizeram a declaração dentro do prazo.
Aquele que não enviou sua declaração e é obrigado, continuará com pendência até o dia que transmitir. Quem perdeu o prazo pagará uma multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.
Dos que já declararam, foram constatadas na região de Santarém um total de 3.397 contribuintes que entraram em malha. O contribuinte que estiver com declaração retida em malha e ainda não foi intimado poderá agir de duas maneiras: retificar a declaração ou solicitar a Antecipação de Análise da DIRPF por meio de agendamento de atendimento. Ambos podem ser iniciados por meio do “Atendimento Virtual (e-CAC)”, acessando o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” disponível na aba “Declarações e Demonstrativos”.
Abaixo a quantia exata por município:
Fonte: RG 15/O Impacto e Jairo Silva Oliveira