Chuva intensa provoca alagamentos em ruas, comércios e residências
(Asfaltamento sem galeria prejudica moradores na rua Óbidos)
O inverno amazônico se intensificou no mês de fevereiro. Na manhã desta terça-feira (27), os santarenos ficaram ilhados. Foram poucos os locais que não sucumbiram pelas fortes enxurradas ocasionadas pela chuva intensa.
Na zona leste, a avenida Curuá-Una, em vários pontos ficou intransitável. Comerciantes do Mercado da Prainha se esforçaram para evitar prejuízos maiores.
No bairro do Santarenzinho, os moradores da rua Cruzeiro do Norte tiveram suas residências invadidas pelas águas pluviais. Móveis, eletrodomésticos e outros objetos precisaram ser erguidos.
Obra da Prefeitura causa alagamentos: De acordo com os moradores da rua Óbidos, entre São Nicolau e Avenida Muiraquitã, no bairro Interventoria, o que deveria ser uma solução acabou por virar um pesadelo para os moradores. A pavimentação asfáltica sem galeria, fez com que a enxurrada entrasse nas residências (vídeo).
Os frequentes prejuízos com a perca de móveis e eletrodomésticos, além da sujeira, é motivo de indignação da população. “Santarém é uma cidade no coração da Amazônia. As chuvas são rigorosas. A prefeitura tem que iniciar uma obra e terminar. Além do mais, asfaltar só por asfaltar chega a ser uma negligência. É necessário infraestrutura para escoamento das águas da chuva”, desabafa uma moradora.
Ainda no bairro Interventura, na avenida Castelo Branco, veículos foram arrastados pela enxurrada, conforme mostra o vídeo abaixo:
Trecho urbano da BR-163 interditado – Quilômetros de congestionamento foram registrados na BR-163, próximo a Avenida Moaçara, no bairro da Floresta. O volume de água nas duas pistas da via foi tão grande, que veículos e caminhões que tentaram passar ficaram no meio do caminho. Assista o vídeo a seguir:
Previsão de mais chuvas – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê para toda esta terça-feira um volume acentuado de chuva para Santarém. Segundo a entidade, a previsão para o período da tarde e noite é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
REUNIÃO DE EMERGÊNCIA: Devido as fortes chuvas que estão caindo na cidade, a Prefeitura de Santarém realiza no final da manhã desta terça-feira, no gabinete do prefeito em exercício José Maria Tapajós, uma reunião de emergência com os titulares das secretarias de Infraestrutura, Trânsito, Agricultura e Defesa Civil, para diagnosticar os problemas causados pelas chuvas e traçar planos emergenciais.
RG 15 / O Impacto