DIVISA alerta população contra a leptospirose

Água acumulada na Avenida Tapajós

A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) orienta a população sobre cuidados necessários para evitar o contágio da doença leptospirose, transmitida pela urina de animais, principalmente de ratos.

De acordo com dados divulgados pela DIVISA, este ano foram notificados 35 casos, destes 8 foram confirmados e 5 pessoas morreram por causa da doença.

Esses registros preocupam a DIVISA, pois são números de apenas 4 meses: “pra nós isso é muito alto porque nos outros anos a gente chega numa média dessa, mas no ano todo, então você tem aí uma diferença muito grande.” Afirma o coordenador da DIVISA, Jorge Eymar.

As pessoas são orientadas a manter distância de esgotos, locais propícios para os animais transmissores. Os riscos de contágio da leptospirose aumentam com o acúmulo de lixo nos canais.

Avenida Tapajós
A água do rio que invade a Avenida Tapajós se mistura com a água do esgoto e acumula nas canaletas. As pessoas que passam pelo local têm dificuldade em evitar o contato com a água suja.

Pontes foram improvisadas para amenizar o problema, mas as pessoas que precisam atravessar para o cais, em direção aos barcos são obrigadas a pisar na água suja correndo riscos de contrair a doença.

Notapajos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *