TV Impacto realiza cobertura do Çairé 2019

O duelo entre Tucuxi e Cor de Rosa, as apresentações culturais, os shows e tudo o que envolve o Çairé foram acompanhados in loco pela equipe da TV Impacto, que fez uma cobertura especial para o tradicional evento cultural. Durante o fim de semana do Çairé, personalidades paraenses, governantes e membros dos dois botos foram entrevistados pela TV Impacto, que também buscou mostrar tudo que acontece em Alter do Chão durante este festivo período.

Fonte: RG15

Um comentário em “TV Impacto realiza cobertura do Çairé 2019

  • 26 de setembro de 2019 em 14:40
    Permalink

    Verdade que já é um assunto por demais debatido e comentado.
    Todavia, é mister colocarmos um ‘ponto final’ sobre o termo ‘Ç’airé. Vejo e leio em diversos portais amazônicos, o uso de tal termo iniciando a letra ‘cedilha’. No entanto, até o momento, não localizei, nos léxicos mais confiáveis, esta palavra. E nenhuma outra, onde o ‘ç’ seja a letra inicial.
    Como sabemos, a ‘língua’ está em constante mudanças. Não é estática. Passa-se tempos e vemos a inclusão de termos anteriormente desconhecidos.
    Penso ser uma invencionice regional.
    Enquanto tal palavra não estiver inserida em nossos dicionários, considerarei um erro de grafia.
    A etimologia levou alguns estudiosos/eruditos a conclusão de que ‘çairé’ é, graficamente correto, então que se faça um estudo/projeto para inseri-la em nossa língua, de forma a não restar mais dúvida sobre sua eficácia. Esta passaria a ser então, a primeira palavra que teria o ‘ç’ como letra inicial. E quando isso acontecerá? provavelmente nunca.
    Então, pelo bem de nossa língua, ramificação do latim, que utilizemos o termo correto: ‘S’airé!!!!!
    Com a palavra, os eruditos e historiadores de plantão, a quem peço suas explicações e tentativas de convencimento. Creio que não conseguirão, pelo menos em relação a este mocorongo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *