Artigo – O que o engarrafamento de Miritituba e Itaituba tem a nos ensinar sobre gestão política?
Por Oswaldo Bezerra
O fundamento da política é desenvolver o país para trazer bem-estar para toda a sociedade. A política precisa criar condições de desenvolvimento e, principalmente, aproveitar as potencialidades para fazer delas oportunidades e fomentá-las. Pra isso é preciso ter um governo coeso, estável e comprometido com um plano de país.
Nosso sistema de governo possui três poderes contraditórios. Eles estão sempre criando instabilidade na governança. A instabilidade não ocorre só por culpa dos três poderes, mas também por interferência externa. Os casos das Operações Condor e Lava Jato mostram isso. É por isso que se tornaram exemplos dos cursos de Geopolítica em todo o mundo.
Para vivermos uma Democracia infelizmente teremos sempre esta desvantagem política. Ao contrário do Brasil, a China tem um sistema político comunista. Neste sistema, há um só partido sempre coeso. Não significa que não haverá instabilidade. Os exemplos são os distúrbios provocados por governos ocidentais em Hong Kong.
No Brasil, o investimento em infraestrutura é sempre envolvido por negociatas feitas primeiramente por lobistas. Depois de definida a obra vem os atrasos. Isto é para poder haver o aditamento de contrato. No aditamento são definidos novos prazos e mais dinheiro público é gasto pelo governo.
O custo da obra às vezes triplica e o prazo vai ficando indeterminado. Com mudança de governo a obra pode até paralisar.
Na China não há negociata. Funcionário estatal pego em corrupção é fuzilado. Não quer dizer que não haja, mas se torna um risco de vida ou morte. Os prazos para finalização são sempre curtos. Quem não se lembra da rapidez na construção dos dois hospitais da Covid-19 na China?
Essa rapidez foi a principal característica chinesa neste seu grande momento de desenvolvimento e crescimento econômico, notadamente nas últimas duas décadas. Em poucos anos a China terá a maior economia do mundo. Para o Banco Mundial já é.
Os chineses ficaram tão experts em criação de infraestrutura que tem oferecido dinheiro para países da África e América do Sul, principalmente, em troca de obras de infraestrutura. É o famoso sistema ganha-ganha.
A aproximação chinesa tem um enfoque bem diferente do FMI. Quando o FMI oferece dinheiro, diferentemente, pede em troca aumento de impostos e políticas de austeridade. Assim a China tem ganhado dinheiro e influência geopolítica ao redor do mundo.
Um engarrafamento como o de Miritituba e Itaituba no Pará jamais aconteceria na China. Caso acontecesse, imaginem a rapidez com que as autoridades construiriam estradas e ferrovias para destravar esta oportunidade econômica.
Para quem não soube, foi formada uma fila de mais de 10 mil caminhões na estação de transbordo no Rio Tapajós. O pior de tudo é que foi em via sem pavimento, entroncamento entre as BR-163 e BR-230 (também conhecida como Transamazônica), na região de Itaituba e Miritituba (PA). Isto ocorre em pleno escoamento no início da safra de grãos.
Ver essa foto no Instagram
A Prefeitura de Itaituba precisou acionar uma força-tarefa da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal para organizar o escoamento. O engarrafamento foi destravado, mas o trânsito ainda é muito intenso na rodovia. Para piorar as coisas, está chovendo muito.
O caso até se tornou um problema de saúde pública. É que Itaituba possui um hospital regional que atende muitos municípios vizinhos. Uma paciente que estava entre a vida e a morte teve sua ambulância impedida de seguir neste engarrafamento.
Desesperada, vendo a paciente falecer com Covid-19, uma enfermeira resolveu deixar a ambulância junto com a paciente. Passou a empurrar a maca pela estrada de chão, para tentar alcançar ajuda mais adiante.
#Triste – Enquanto isso, pelas rodovias aqui no Tapajos… Com a fila de caminhões de soja em Miritituba, fica difícil pra ambulância passar. Um paciente teve que ser levado de maca pra buscar atendimento do outro lado. Mais aqui: https://t.co/TNf6lXmtWu#TapajosLivre pic.twitter.com/L64RFNolur
— Caetano Scannavino (@caetanosca) February 12, 2021
O fluxo de carretas é muito alto para a estrutura viária disponível. A BR-163 não é duplicada. Também não há ferrovias na região, apesar do projeto da Ferrogrão.
Enquanto isso, nosso governo usa toda sua energia para discutir na Câmara o projeto para dar foro super privilegiado, para que parlamentares corruptos nunca mais sejam afastados, ou presos por corrupção. Para grande parte das pessoas, que resolveu se informar só pelo whatsapp, com vídeos falsos do Exército pavimentando rodovias, o Brasil possui a melhor malha rodoviária do mundo.
Precisamos mudar, estamos ficando muito para trás.
RG 15 / O Impacto