Santarém – Suspeito de matar idoso após roubo de celular é preso por tráfico; outros dois foram detidos
Na noite de sexta–feira (17), a Polícia Militar (3º BPM) em operação para combater o tráfico de drogas e a prática de roubos no município de Santarém, prendeu três suspeitos, um deles é apontado como o autor do disparo que matou um idoso após um roubo de um aparelho celular, no bairro Aeroporto Velho, em junho de 2022.
De acordo com militares do 3º BPM, uma denúncia de populares a respeito do roubo de um cordão de ouro ocorrido dias atrás, teria levado a guarnição à localização do elemento, Eder Lucas dos Santos Fróes e Guilherme Campos Palha (foto à direita), na rua alvorada, bairro São José Operário.
A dupla em atitude suspeita logo foi visualizada pelos militares que notaram em um deles, um volume na cintura aparentando algo ilícito. Durante a revista pessoal, um revólver cal. 32 foi encontrado com Eder Lucas e com Guilherme Campos, 10 invólucros de entorpecentes, possivelmente pasta base de cocaína e a quantia de R$50 em espécie.
Em seguida, ao ser questionado sobre o roubo da joia denunciada por moradores, Eder Lucas confessou o delito e revelou que a materialidade do crime estaria com um menor de idade.
Em deslocamento ao endereço informado pelo suspeito, Rafael da Costa Silva, tio do menor, foi flagrado em frente da residência com 02 porções, aparentemente cocaína (31,8 gramas), 03 porções sendo de maconha (17,9 gramas), uma quantia de R$ 350 reais, um celular motorola da cor verde e uma balança de precisão.
Por fim, o cordão de ouro estava com a mãe de Rafael que posteriormente entregou para a Polícia Militar. O trio foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Com relação a Guilherme Campos Palha, a qual teria confessado ser o responsável pelo tiro no peito de Carlos Souza dos Santos, deve responder por latrocínio e tráfico de drogas.
O crime
Por volta de 20h32 do dia 20 de junho de 2022, imagens de videomonitoramento registraram a ação de dois criminosos em uma motocicleta assaltando a vítima, Carlos Souza dos Santos, 65 anos, na travessa Iguaçu, bairro Aeroporto Velho, em Santarém.
Segundo informações, a dupla armada anunciou o assalto com o intuito de roubar um aparelho celular. Na abordagem, o idoso demora alguns instantes para entregar o aparelho, momento em que o criminoso atirou. A vítima vai ao solo e grita por socorro.
O vídeo divulgado na época causou grande comoção popular em decorrência de ter captado os gritos de dor e desespero do idoso que morreu três dias depois ao sofrer uma parada cardíaca no Hospital Municipal de Santarém (HMS).
Leia também:
Vídeo: Idoso é alvejado com tiro durante roubo de celular, em Santarém
Latrocínio: Idoso baleado durante roubo de celular morre no hospital de Santarém
Matéria atualizada às 18h31.
Por Diene Moura
O Impacto