A arte do humor em Trombetas
A magia e o bom humor da arte circense desembarcam em Porto Trombetas, no Oeste do Pará, nos dias 9 e 10 de dezembro com dois os espetáculos da premiada companhia paulistana La Mínima. Serão duas apresentações imperdíveis das montagens Rádio Variété e Reprise, que trazem como novidade para o público o humor físico e as paródias clássicas acrobáticas.
A primeira apresentação será às 20h, na praça da cidade, com Rádio Variété e a segunda, Reprise, no dia seguinte, às 11h, no salão do clube social. As apresentações, promovidas pela Mineração Rio do Norte (MRN), serão abertas ao público.
O trabalho de palco da companhia une as linguagens do teatro e do circo e a larga experiência do grupo de arrancar risos de um público bem popular, pois as encenações já foram feitas nas ruas. Como a base das montagens é o circo, as histórias são contadas por palhaços e suas atrapalhadas atuações.
Em Rádio Variété, a história envolve três artistas do teatro de variedades num local público. Tudo começa quando eles instalam uma parafernália “um tanto” tecnológica, contudo visivelmente antiga que, aos poucos, ganha o formato de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilam atrações jornalísticas-dramático-musicais. Alguém pode imaginar um palhaço fazendo jornalismo? Não? Pois isso é possível num espetáculo feito para interagir diretamente com o público nas ruas, que em Porto Trombetas ganhará vida na Praça da cidade.
A montagem Reprise, por sua vez, conta a história de dois palhaços que foram contratados por uma pessoa para uma apresentação no mesmo local e no mesmo horário. A confusão, que poderia resultar em briga, acaba mostrando a força da amizade quando os dois encontram uma maneira bem humorada de trabalhar juntos.
A companhia La Mínima traz na bagagem inúmeras apresentações nacionais e internacionais e um currículo vasto de premiações, entre elas: dois APCA de Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, o Prêmio Em Cena Brasil do Ministério da Cultura, o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de Incentivo à Montagem e o Prêmio Shell de Teatro São Paulo de Melhor Ator.
O experiente Domingos Montagner, o capitão Herculano da novela Cordel Encantado, faz parte do elenco e divide o palco nos espetáculos com os atores Fernando Sampaio e Filipe Bregantim.
Domingos e Fernando também são fundadores do Circo Zanni, que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.
Natal – As apresentações da Cia La Mínima fazem parte da programação comemorativa de Natal da MRN que, além do teatro, contará ainda com a música regional de Nilson Chaves e Iracema Givoni e terá como atração nacional o cantor Renato Teixeira. As crianças da cidade ainda terão um momento especial com o circuito de brincadeiras e a visita do Papai Noel.
Fonte: Ascom/MRN