Políticos intercedem por empresários da região
Diante do quadro nada animador e negativo que assola a região Oeste do Pará, principalmente a classe produtora e aos comerciantes, de pequeno, médio e grande portes, por ocasião das enchentes e demais intempéries que castigam a região, o Deputado e médico santareno Nélio Aguiar encaminhou ofício ao governado Simão Jatene, datado do dia 21 de maio de 2012.
O documento ao governador do estado atenção especial no sentido de estudar a possibilidade e atender a reivindicação dos empresários estabelecidos no comércio da cidade de Santarém e região Oeste, objetivando a prorrogação por 60 dias para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O deputado Nélio Aguiar pede, também, que sejam suspensas as fiscalizações em andamento para contribuintes estabelecidos na região Oeste do Pará, que tenham sido afetados pelas chuvas e enchentes no período. Nélio Aguiar cita a matéria divulgada pelo jornal O Impacto como fonte de consulta para as devidas providências que serão tomadas pelo Executivo Estadual, com objetivo de tranqüilizar aos empresários da região.
Valdir Matias faz apelo: A atual situação de emergência provocada pelas chuvas e enchentes na região Oeste do Pará, enfrentados pelos empresários do comércio santareno e de toda a região é motivo de preocupação para os vereadores da Câmara Municipal de Santarém. Esta semana, o vereador Valdir Matias Jr (PV), fez um relato sobre este assunto, na tribuna do Legislativo Municipal.
O grave problema climático traz o resultado negativo das atividades comerciais, principalmente na redução das vendas, que já atingem 70%, ocasionando demissão de funcionários e ainda a falência de alguns comerciantes. Fatos que contribuem para dificultar o recolhimento das obrigações tributárias e encargos sociais. Por esses motivos a classe empresarial precisa do apoio do governo municipal e das autoridades envolvidas, junto ao governo do Estado para que prorroguem o prazo de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O vereador Matias Jr se solidariza com a situação que se encontram os empresários estabelecidos no comércio de Santarém e região, e que através de um requerimento de sua autoria, assinado por todos os parlamentares, encaminhará ao governador Simão Jatene e ao Comitê Gestor do Simples Nacional reforçando o pedido já feito pelos empresários referente à prorrogação do prazo de recolhimento dos tributos estaduais.
Por: Carlos Cruz