Alerta – Santarém registra 79 pessoas infectadas com Aids

Ana Lúcia, do CTA, está preocupada com o grande número de casos
Ana Lúcia, do CTA, está preocupada com o grande número de casos

O alerta sobre o amento dos casos de infectados pelo vírus HIV/ AIDS foi feita a equipe de redação do jornal O Impacto, pela diretora do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) de Santarém, Ana Lúcia Ferreira. Ela destacou que na região, somente neste mês de janeiro, aumentaram os casos. No ano passado, em toda a região Oeste do Pará foram detectados 107 casos. O que causa surpresa é que só neste mês de janeiro já foram confirmados 15 casos de contaminação pelo vírus HIV/AIDS: “Em toda a região, tanto em Santarém como em outros municípios”, destacou a diretora do CTA Santarém.
E o fato de ser época de carnaval, não influencia a incidência desses casos, pois desde o começo de janeiro estes casos são registrados. Fato que motiva ainda mais a ação dos integrantes do CTA:  “Está havendo muita divulgação sobre a doença, e as pessoas estão se conscientizando da importância de se fazer um diagnóstico precoce”, disse Ana Lúcia Ferreira, citando que “também estão sendo feitas palestras em unidades de saúde, empresas, escolas; tudo isso favorece as pessoas a procurar fazer o diagnóstico”, disse a diretora do CTA. Quem estiver interessado nas palestras feitas pelos técnicos do CTA, basta entrar em contato com a instituição, na Travessa Barão do Rio Branco ou pelo telefone: 2101-2500.
Ana Lúcia Ferreira falou à equipe do jornal O Impacto sobre a mobilização que acontece esta semana, durante o período de carnaval 2013. O famoso Bloco da Camisinha mais uma vez vai às ruas. O lançamento do Bloco, que engloba diversão com preservação, aconteceu na quadra da Embratel, no dia primeiro de fevereiro e neste dia 09, sábado, vai às ruas, em desfile que será realizado na orla da cidade. No domingo de carnaval, dia 10, o Bloco da Camisinha estará presente nos festejos de Momo, desta vez na Vila balneária de Alter do Chão. Para quem quiser participar, basta pegar os abadás, junto com preservativos masculinos femininos, na Secretaria Municipal de Saúde, em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis. Também nas unidades de saúde dos bairros, será feita distribuição de abadás: “Vamos estar com stand na Orla, no dia 09, e todas as pessoas que passarem no local vão ter acesso a preservativos, material educativo e às informações que se fizerem necessárias sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e HIV”, disse a diretora do Centro de Testagem e Acompanhamento, CTA, de Santarém.
Dados: Somente Santarém possui 69 casos de Aids, de acordo com o CTA. Os números são de 2012, sendo que 568 pacientes de vários municípios da região tiveram a confirmação de algum tipo de Doença Sexualmente Transmissível (DST) e recebem acompanhamento em Santarém. São 107 novos casos de Aids diagnosticados ano passado na região: Santarém (69), Óbidos (07), Itaituba (06), Novo progresso (04), Alenquer (03), Oriximiná (03), Rurópolis (03), Monte Alegre (02), Terra Santa (02), Curuá (02), Belterra (01), Juruti (01), Placas (01), Prainha (01), Jacareacanga (01) e Uruará (01). Em 2013, mais 15 novos casos foram confirmados, sendo 10 de Santarém. Os números são alarmantes e isso preocupa as autoridades de saúde.

Por: Carlos Cruz

3 comentários em “Alerta – Santarém registra 79 pessoas infectadas com Aids

  • 11 de fevereiro de 2013 em 08:59
    Permalink

    Concordo plenamente com a Clara.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2013 em 19:08
    Permalink

    Rsrs essa aí falou com todas as letras….é isso aí, temos q ficar alerta !!

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2013 em 17:31
    Permalink

    podem acreditar que o nº de gente com aids aqui em Santarém é bem maior!!!!!!!
    Aviso todo mundo que ve aquela gostosinha ou aquele gostosão dando a maior sopa: NINGUEM VEM COM LETREIRO NA CARA!! Tem muitos q/ estão \”até o bico\” de aids!
    E tem mais : tem gente que ta infectado com o virus da aids e FAZ QUESTÃO DE TRANSAR SEM CAMISINHA , so na pura maldade, pra não morrer sozinho!!!!!
    Tem inumeras outras doenças venéreas graves , que deixam \”a coisa\” PODRE IRRECUPERÁVEL….portanto na hora do \”vamuver\” ,todo cuidado é pouco. USAR CAMISINHA É O MÍNIMO DE CUIDADO , INCLUSIVE NA HORA DO FAMOSO BOQUETE, SEJA MACHO OU SEJA FEMEA. Aids se pega tbm por sexo oral. HEPATITE TBM SE PEGA POR TRANSAR COM ALGUEM INFECTADO … Melhor escolher so uma pessoa e ser fiel, isso é até romantico e garantia de saúde e vida longa . Sempre alerto a molecada da minha casa: NINGUEM VEM COM LETREIRO NA TESTA, USE CAMISINHA OU SE VIRA NA PUNHETA melhor ISSO do que virar um AIDÉTICO .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *