Tacacazeiras viram patrimônio cultural

Famosa tacacazeira de Belém
Famosa tacacazeira de Belém
Cuia de tacacá, um privilégio para quem saboreia
Cuia de tacacá, um privilégio para quem saboreia

Tucupi, goma de mandioca, camarão e jambu. Tudo junto dentro de uma cuia. Para qualquer paraense, identificar o produto da mistura é fácil. O tacacá, um dos representantes máximos da culinária típica do Estado, é herança dos povos indígenas e símbolo de nossa identidade cultural.

Agora, de acordo com a Lei Nº 8.979, promulgada em três de janeiro deste ano, as responsáveis por manter esta iguaria, que tem a cara do Pará, foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Belém. A lei, assinada pelo presidente da Câmera Municipal de Belém (CMB) vereador Paulo Queiroz, veio para reconhecer a importância cultural da atividade das tacacazeiras para o circuito turístico brasileiro.

 

Fonte: Ércio bemerguy

 

10 comentários em “Tacacazeiras viram patrimônio cultural

  • 20 de março de 2013 em 11:22
    Permalink

    Quanta saudade do tacaca da Noca.

    Resposta
  • 20 de março de 2013 em 07:38
    Permalink

    Quanta hipocrisia. Para falar mal de alguém ou algo, primeiramente olhem e gerenciem seus maus hábitos, hipocritas.

    Resposta
  • 18 de março de 2013 em 17:26
    Permalink

    VIVA A NOSSA CULTURA!!
    VIVA A NOSSA GASTRONOMIA!!
    VIVA AS NOSSAS TACACAZEIRAS!!
    VIVA O NOSSO POVO!!
    VIVA SANTARÉM DO TAPAJÓS!!
    VIVA TODOS NÓS QUE ADORAMOS UM BOM E SAUDÁVEL TACACÁ!!
    VIVA A TODOS NÓS QUE AMAMOS E FAZEMOS TUDO PELA PAZ MAS NEM POR ISSO FUGIMOS DE UMA BOA E CONSTRUTIVA GUERRA!!
    VIVA A VIDA !!
    ABAIXO A FRESCURA!!

    Resposta
    • 19 de março de 2013 em 08:04
      Permalink

      abaixo a frescura não! abaixo as sujeiras das tacacazeiras! é muita sujeira na confecção de um prato. só tem uma coisa que eu admiro é a limpeza das panelas. chega brilhar as panelas mais em compensação o que tem dentro é só sujeira.

      Resposta
      • 19 de março de 2013 em 23:32
        Permalink

        ABAIXO A FRESCURA SIM!! zé orelha VAI RECLAMAR LA PRA ….TACACAZEIRA que tu frequenta!Ora bolas!
        zé orelha vai ser fresco assim la na …….China!!
        Um grupo de trabalhadoras humildes honestas de nossa região recebe uma baita de uma honraria e vem gente falar de porcaria, desmerecer o trabalho delas! Vão se … danar!! Tu fazes parte do grupo que so sabe reclamar de tudo e todos!! tem um bando de médico , de advogado d professor de tudo quanto é tipo de profissional com conhecimentos científicos que são porcos , e pior são ladrões e assassinos e não aparce nenhum corno pra reclamar de nada, tem um bando de político aqui mesmo em Stm q/ não faz nada a não ser mentir e estão tranquilos!! Mas quando um grupo de trabalhadoras HUMILDES HONESTAS, AS TACACAZEIRAS , são reconhecidas exatamente pq representam nossa cultura nossa gastronomia , aí sim, vem um bando ETERNOS INSATISFEITOS pra DESMERECÊ-LAS… Vão TOMAR…. BANHO AO CUBO!!!!VÃO SE….DANAR!!!!

        BANDO DE FRESCO MESMO!!!!!!!!!!!

        Resposta
  • 18 de março de 2013 em 15:22
    Permalink

    MUITO BONITA A CUIA DE TACACÁ! NA FOTO DA CUIA DE TACACÁ EU CONTEI 07 CAMARÕES SÓ SE FOR EM BELÉM, PORQUE AQUI EM SANTARÉM É 03 CAMARÕES GITINHO E O RESTANTE DE AVIUM. E UMA SEBOSEIRA NA CUIA DE TACACÁ.

    Resposta
  • 18 de março de 2013 em 12:55
    Permalink

    depois que o santareno coloca uma dose água que passarinho não bebe na goela, ele come de tudo, pode estar estragado mal feito vai tudo para dentro do bucho do cabra. vivemos na sujeira, na porcaria, não temos estudos, quem diz que tem estudo é mentira porque só trabalha aqui em santarém, se sair daqui vai limpar chão lá fora.há 390 anos vivemos e vamos continuar na sujeira e na imundice, veja que saiu uma porca e já entrou outro porco. vem mais porcaria por aí!

    Resposta
  • 18 de março de 2013 em 12:39
    Permalink

    LUCILENE VC ESTA MUITO CERTA FAÇA NA SUA CASA O SEU, PORQUE COMER NA RUA… É COMPLICADO!
    A FOTO ESTA LINDA DESTE TACACÁ! MAIS SERÁ QUE TEVE HIGIENE NA HORA DE FAZER. VEJO TANTA SUJEIRA NOS ALIMENTOS VENDIDOS NAS RUAS, QUE TENHO ATÉ MEDO DE COMER EM SANTARÉM. SANTARENO PRESTE BEM ATENÇÃO ALI NO PRIMEIRO PONTO DE ÔNIBUS DEPOIS DA PRAÇA SÃO SEBASTIÃO VINDO PARA O CENTRO ,TEM UMA BARRACA IMUNDA QUE VENDE BANANAS FRITAS,REPARE SANTARENO QUE A BARRACA ESTA DENTRO DE UMA POÇA DE ÁGUA SUJA, E O POVO COMPRA E SAÍ COMENDO OU ENTRA DENTRO DO ÔNIBUS COMENDO AS SUJEIRAS QUE FORAM FEITA NESTA BARRACA. SERÁ QUE O DONO DA BARRACA OU DA CARROÇA NÃO VER ISSO NÃO.IMAGINA A CASA DESTE IMUNDO QUE VENDE AS COISAS PARA O POVO COMER ALI. A CASA DELE É UM CHIQUEIRO!

    Resposta
  • 18 de março de 2013 em 11:49
    Permalink

    É por isso, que faço o meu em casa…..

    Resposta
  • 18 de março de 2013 em 11:41
    Permalink

    se for feito com limpeza higiene e com material de qualidade ainda vai lá em comer!
    mais se for feito com camarão podre do CR e com o TUCUPI que é vendido no MERCADÃO com os baldes sujo e cheio de folhas que mais parece capim eu estou FORA. eta sujeirada no MERCADÃO,como pode o povo ainda comer as coisas de lá. eu como sim legumes e verduras eu vou lavar e cozinhar na minha casa. mais o restante eu estou fora. a farinha é uma sujeirada só.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *