Battisti afirma que pretendem "derrotar" Lula e Dilma com sua extradição

São Paulo, 23 jan (EFE).- O ex-ativista italiano Cesare Battisti disse que é um “perseguido” da Justiça brasileira e assinalou que sua extradição à Itália significa “derrotar” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de “afetar” o Governo da atual governante, Dilma Rousseff.

Lula, em seu último dia de mandato, negou a extradição de Battisti solicitada pela Itália.

Serei uma moeda de troca para muitas coisas. Se Lula tivesse tomado essa decisão antes, todos iam cair em cima dele, porque me derrotar também é derrotar Lula”, disse Battisti em entrevista concedida ao jornal “Brasil de Fato”. 

Battisti, detido no Brasil desde 2007, foi membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, vinculado às Brigadas Vermelhas, e foi condenado na Itália a prisão perpetua pelo assassinato de quatro pessoas durante os anos 1970.

“Agora, o objetivo principal da direita brasileira, neste caso, é atingir o Governo de Dilma”, acrescentou Battisti em suas primeiras declarações após ser beneficiado pela decisão de Lula. 

No entanto, na segunda-feira da semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, admitiu que Battisti pode ser extraditado.

Depois do recesso, o STF voltará a analisar o caso de Battisti.

A entrega de Battisti à Itália foi aprovada pelo STF em novembro de 2009, mas a decisão ficou nas mãos de Lula, que no dia 31 de dezembro se manifestou a favor da não extradição.

No dia 6 de janeiro, o STF negou o pedido de liberdade condicional para Battisti.

Battisti diz que a situação o “traumatizou” e assegurou que precisou de tratamento psiquiátrico, pois cada vez que escuta a palavra “Itália” pensa que é algo com ele e tem “taquicardia”.

“Criaram um monstro que não tem nada a ver comigo”, ressaltou.

Esta semana, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, apelou através de uma carta a Dilma que Battisti seja extraditado o mais rápido possível.

O Governo brasileiro não divulgou o conteúdo da carta, mas a imprensa italiana afirmou que Napolitano reiterou a existência de um tratado de extradição bilateral e que o Brasil deve respeitar. EFE

Um comentário em “Battisti afirma que pretendem "derrotar" Lula e Dilma com sua extradição

  • 24 de janeiro de 2011 em 10:31
    Permalink

    é isso que dá, o brasil encher a bola desse criminoso que se diz perseguido politico, esse lixo é um pulha de marca maior.
    mandem esse lixo de volta para a italia!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *