GOVERNO ESTADUAL A BENEFÍCIO DE SANTARÉM

Nós santarenos precisamos de um governo estadual que não só leve nossos votos, mas que faça valê-los. Não há nenhuma dúvida, nem de nosso governador e nem de nós santarenos, que os votos de Santarém contribuíram e muito para que o Estado fosse hoje governado por ele. Ainda mais que escolheu um santareno para ser seu vice, vislumbrando sempre a região como forte para a sua eleição.

O que nós santarenos queremos? Obras grandes, investimentos na nossa região, incentivo para a vinda de indústrias, gerando empregos e consequentemente vida mais digna para muitos santarenos. É isso que queremos.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, os Estados organizam-se e regem-se pelas suas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da CF/88(Constituição Federal de 1988). É COMPETÊNCIA COMUM DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS: zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público; cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural; proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência; proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas; preservar as florestas, a fauna e a flora; fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar; promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico; combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos; registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios; estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

São reservadas aos Estados, as competências que não lhes forem vedadas pela CF/88. Então se exclui o que tem de competência privativa da União e dos Municípios, e o restante, se não for vedada pela CF/88, é de competência dos Estados.

Rumores de que o vice precisa ser mais valorizado e melhor aproveitado pelo governador. Tendo em vista tamanha qualificação profissional que leva hoje a serviço do governo estadual. Rumores também de que outros políticos da região que não fazem parte do governo estadual estão infiltrados neles. Simplesmente para trazerem mais força política e se beneficiarem politicamente.

Não estou aqui querendo criticar o Governador e nem elogiar o Vice. Apenas valorizar o que tem de Santarém no Governo Estadual e que isso seja feito de forma legal. E não que políticos da região, que não foram eleitos no Estado, alcancem vantagens de forma ilegal. Simples assim, não podemos deixar que mais quatro anos passem e Santarém seja esquecida novamente pelo governo do Estado como aconteceu nos últimos oito anos passados de governo.

A capital do Estado traz grande demanda de trabalho ao governo, que por sua vez, sem perceber acaba trabalhando muito na capital e esquecendo a região Oeste do Pará.

É como um negócio empresarial grande. Se um empresário quer fazer seu negócio crescer e funcionar, ele delega os serviços. Ele distribui aquilo que é de sua competência, para gerente e outros ajudarem na administração da empresa.

Como outro exemplo, Lula nunca havia antes ganho a eleição para Presidente. Como ex-operário foi inteligente em chamar para ser seu vice o recém falecido e renomado empresário brasileiro, José Alencar, representando no ato, toda a classe empresária. Desta forma, Lula pela primeira vez, conseguiu ser Presidente da República. E se manteve lá por oito anos, porque não governou sozinho, sempre com o vice e seus ministros. Assim é o Estado, para um bom governo, impossível governar sozinho.

PRECISAMOS QUE SANTARÉM SEJA VALORIZADA. SANTARENOS FIQUEM DE OLHO.

Um comentário em “GOVERNO ESTADUAL A BENEFÍCIO DE SANTARÉM

  • 5 de abril de 2011 em 17:03
    Permalink

    Estado do Tapajós Já, o Progresso não pode PARAr.

    Resposta
  • 4 de abril de 2011 em 11:23
    Permalink

    Dra parabéns. Não concordo com o Manoel, a sua coluna tem tudo a ver em falar da legalidade ou ilegalidade na política.

    Resposta
  • 3 de abril de 2011 em 10:33
    Permalink

    Dra vou da uma sugestão, continue fazendo artigos juridico, esqueça a politica essa praça não é para senhora. Seus artigos juridico relata a realidade. Não vá por essa esteira. É uma sugestão

    Resposta
    • 6 de abril de 2011 em 16:19
      Permalink

      Sr Manoel, com todo o respeito, discordo de sua opinião. Aceito e respeito, mas discordo. Em ser política, realmente não é minha “PRAÇA”, mas falar sobre política é a “PRAÇA” de todos os brasileiros. Principalmente de uma pessoa formada em Direito que estuda leis diariamente. O que está certo ou errado em nosso país, Estado e município precisa ser dito.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *