Missa marca abertura da semana da Família na Diocese

Dom Esmeraldo

Com o tema: “Família, Pessoa e Sociedade”, acontece em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, de 14 a 20 deste mês. Na Diocese de Santarém a abertura será hoje,13/08, através de uma celebração Eucarística na igreja N. Sra. Aparecida, à 19h. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Esmeraldo e transmitida pela Rádio Rural de Santarém. Durante a semana as comunidades realizam atividades destinadas às famílias.

 Festa de N. Sra. das Graças destaca a missão diocesana

A partir deste sábado,13/08 até o dia 21/08, N. Sra. das Graças, em Santarém será homenageada. A programação inicia às 19h com transladação da imagem para o Asilo São Vicente de Paulo. No domingo, 14, às 07h, o círio seguido de celebração Eucarística na chegada à igreja N. Sra. das Graças. A festa destaca a missão diocesana de Evangelização, através do tema: “Maria, Mãe da Igreja em Missão”. Durante a semana outras comunidades irão partilhar suas experiências pastorais.   

Maguary celebra N. Sra. do Perpétuo Socorro

A comunidade Maguary, no rio Tapajós, celebra a festa de sua padroeira, N. Sra. do Perpéuto Socorro desde o último dia 06/08. A programação destaca o tema: Maria, Mãe Missionária Conduz seu povo para missão.  Neste domingo, 14, a celebração será às 19h30. Já na segunda-feira,15, encerramento da festa terá alvorada festiva, procissão e celebração Eucarística, além de derrubada do mastro. No sábado dia 20/08 haverá a programação social através de maratona e torneio esportivo.

N. Sra. de Nazaré é festejada no Curuai

Desde ontem,12/08, os comunitários do lago Grande do Curuai festejam Nossa Senhora de Nazaré. As homenagens são baseadas na temática: “Maria, serva e mãe missionária”, que está relacionada à missão de evangelização da Diocese. Escolas, grupos, instituições, juventude e demais comunidades partilham suas experiências nas celebrações. A programação vai até o dia 22, com missa, derrubada do mastro, folia e a tradicional varrição.

Formação para a juventude inicia neste sábado

A partir deste mês de agosto até novembro, a Pastoral da Juventude da diocese de Santarém promove formação específica para Coordenadores de grupos de jovens. Os encontros acontecem no Centro Formação D. Lino Vombommel, e já iniciam neste sábado,13/08, das 15h às 18h. “História da Juventude Organizada” é o primeiro tema do estudo. Ainda serão abordados no decorrer da formação Liderança Juvenil, Estudo Existencial da Bíblia, A Sociedade Atual: Fé e Vida, entre outros.  Os encontros serão irão acontecer sempre aos sábados e aos domingos.

NOTÍCIAS DA MISSÃO DIOCESANA

Formação para animadores de escolas bíblias

A Missão Diocesana de Evangelização está a todo vapor. Durante esse mês, os missionários fazem visitas às famílias. Ao mesmo tempo, estão acontecendo encontros de formação para animadores de escolas bíblicas nas comunidades. Iniciação à Bíblia; O Projeto de Deus é a nossa Missão e Método da Leitura Orante da Palavra de Deus são os assuntos de formação para os animadores, tanto para da zona urbana quanto da zona rural. As escolas bíblicas serão criadas no mês de setembro.

Itauajuri prepara animadores de escolas bíblicas

E por falar em Missão, no dia 19/08 será realizado um encontro de preparação para os animadores de escolas bíblicas da área pastoral Itauajuri, em Monte Alegre, Região 10. O encontro será no convento São Francisco naquela cidade, com inicio às 08h30, e é destinado a todos os coordenadores de distritos da Área Itauajuri. O assunto principal é o encaminhamento da criação de escolas bíblicas na área pastoral Itauajuri. Lembrando que esta área é acompanhada por Frei Haroldo Pimentel.

Belterra envia 240 missionários em visita

Quem também já está firme para conversar com as famílias é a paróquia Santo Antonio de Pádua, município de Belterra. Lá, 240 pessoas foram enviadas em missão no último fim de semana. Elas irão visitar as casas do povo de Deus em 57 comunidades: 10 na cidade de Belterra, 12 no rio Tapajós e 35 comunidades na BR 163, a Santarém-Cuiabá.

Área Santíssimo / São Sebastião define data de visitas às famílias

A área pastoral Santíssimo/ São Sebastião já definiu as datas que os missionários irão visitar as famílias durante este mês de agosto. São Sebastião será nos dias 13 e 20/08; Santíssimo Sacramento: dias  20, 21, 27 e 28 de agosto. Nas visitas os missionários irão convidar as famílias para participarem das escolas bíblicas.

Padres franciscanos fazem puxirum de visitas

A partir da terça-feira dia 16 até o dia 18/08, os frades franciscanos realizam um puxirum de visitas na área pastoral Santa Clara e Itauajuri, em Monte Alegre. Na visita serão realizados sacramentos, celebrações, reuniões. Estão envolvidos os frades de Santarém e de Monte Alegre. As visitas serão em todas as comunidades da área de Santa Clara e em mais seis comunidades da área de Itauajuri. Essas comunidades ficam no interior de Monte Alegre.

Região pastoral Seis promove 2ª assembleia

Nesta segunda, dia 15 /08, a Região Seis de pastoral realiza sua 2ª assembléia. Será no salão da paróquia Sagrada Família, das 08h às 12h. O assunto principal é a continuidade da organização pastoral da Região. Devem participar os membros que estavam na 1ª assembléia e duas pessoas por comunidade.

Rede Franciscana de paróquias em comunhão pastoral

Nesta segunda dia 15/08, acontece um encontro das paróquias que compõem a Rede Franciscana. Será no convento São Francisco da cidade de Monte Alegre, com início às 19h30. Participam todos os párocos da Rede, vigários paroquiais, Agentes de Pastoral, Secretários e Secretárias de Santarém e de Monte Alegre. O assunto principal é a dinâmica do trabalho pastoral na paróquia de São Francisco da cidade “pinta cuia”.

Ministros da Palavra recebem treinamento

No dia 21 deste mês está confirmado a segunda etapa do treinamento para os ministros da Palavra das 12 comunidades que formam a Região Pastoral Seis.  O treinamento será no salão da paróquia Sagrada Família, inicia às 08h e prossegue até ás 16h. Os assessores são a professora Jandira Pedroso e o padre Edilberto Sena. 

Comunidades do Ituqui preparam festa do catequista

As comunidades da Mini-área do Ituqui intensificam os preparativos para celebrar o dia do catequista. Será nos dias 27 e 28 deste mês, na comunidade Nova Vista do Ituqui. A programação inicia às 08h do dia 27, através de encontro celebrativo. Esta atividade tem o objetivo de fortalecer a espiritualidade do catequista além de confraternização. No dia 28 promoção: com torneiro de futebol e venda de iguarias, o objetivo é ajudar nos trabalhos pastorais do Distrito e da mini-área. 

Tríduo da Juventude em Carapanatuba

A Mini-Área do Aritapera, região Pastoral Nove irá promover o tríduo para a juventude. Será de 26 a 28 deste mês, na comunidade Carapanatuba. No encontro serão tratados a organização e o fortalecimento pastoral dos jovens. O evento marca também o Dia do Catequista na Mini-área.

Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *