Bocão Ed. 848
PROCURADORES
O Procurador do Município Isaac Lisboa emitiu parecer da situação dos procuradores Ludimar Calandrini e Rosa Macambira, por receber honorários em execução fiscal do IPTU. O Procurador julgou ilegal o procedimento dos procuradores e vai abrir procedimento disciplinar para punir os dois procuradores. O Ministério Público Estadual deve exigir cópia (eu tenho), do parecer para exigir a devolução dos valores aos cofres do Município. O Ministério Público Federal e Receita Federal devem investigar se foram declarados os honorários para o Imposto de Renda.
PROCURADORES II
O procedimento é considerado crime, já que caracteriza enriquecimento ilícito, por terem os procuradores se apropriado dos honorários enquanto deveria ser para o cofre público. O secretario Everaldo já sabia desse procedimento e mesmo assim, garantiu os dois procuradores no cargo. A Prefeita como Promotora de Justiça deve afastar os dois procuradores, Ludimar e Rosa Macambira, das funções, já que como advogados deveriam saber da ilegalidade. Esperamos que os órgãos responsáveis pela legalidade tomem uma posição para que não prevaleça a impunidade.
PROCURADORES III
Quantas pessoas humildes pagaram honorários sem possuir condições, deixando até de comprar comida para manter um compromisso ilegal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal devem exigir a legalidade e não deixar essa situação ficar impune.
CÓDIGO DE ÉTICA
Para moralizar e aprimorar a conduta do servido público municipal referente aos honorários, é importante a instituição do Código de Ética Profissional do Servidor Público.
DIGNIDADE
O Código de Ética tem que ter a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais, que são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
ÉTICA
Consagra que o servidor público não poderá, jamais, desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas, principalmente, entre o honesto e o desonesto, consoante às regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
MORALIDADE
A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
REMUNERAÇÃO
A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
DIREITO À VERDADE
Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam, até mesmo, a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
LIRA MAIA
O Tribunal de Contas da União julgou improcedente o processo do deputado Lira Maia e trinta pessoas quando era prefeito de Santarém. O competente advogado Edison Messias responsável pela defesa, demonstrou com muita propriedade, com alegações de temática contábil, a legalidade das contas de Lira Maia. Agora esse processo vai servir como prova emprestada para o último processo que encontra-se no STF, com amplas possibilidade de vitória na Suprema Corte.
LIRA MAIA II
Ele jura que o candidato a prefeito de Santarém é Alexandre Von. Não acredito, tenho certeza que Lira é o candidato, já que ele é o líder do povo e não vai transferir seus votos, isso já ficou provado.
SINPROSAN
Com a publicação da decisão do STF que declarou legal o piso nacional dos professores na quarta-feira passada, no Diário Oficial da União, o SINPROSAN reforça a tese de que a Prefeitura só tem uma alternativa: cumprir a decisão. A prefeita Maria do Carmo, no mesmo dia admitiu que agora “não é uma questão de fazer ou não fazer e sim como fazer”. O Município já estuda os impactos no orçamento, e a busca de recursos de remessas voluntárias do governo Federal para fazer a compensação. Estados e municípios podem pedir ao Ministério da Educação uma verba complementar para estender o piso nacional a todos os professores. Para conseguir o dinheiro, é preciso comprovar que aplica 25% da arrecadação em educação, como prevê a Constituição Federal, e que o pagamento do piso desequilibra as contas públicas. O STF confirmou, no julgamento, que o piso nacional deve ser interpretado como vencimento básico, isto é, sem gratificações e outros adicionais.
PAC
A imprensa e a Câmara ficaram de fora da visita que o representante do Ministério das Cidades e funcionários da Caixa Econômica fizeram às obras do PAC Mapirí e Uruará. O mais estranho ainda é saber que a ASCOM/PMS não informou em uma só linha o resultado da visita. Isso é que é governo “transparente”. Por que será que tudo foi feito na surdina? Tudo o que se sabe, é que serão necessários mais aditivos, não se sabe de quanto, talvez para compensar “o sobrepreço da tabela mediana” para a conclusão e que as 84 unidades a serem construídas no Urumari, não serão agregadas, como ocorre nas 40 unidades inacabadas que foram ocupadas pelos moradores.
ALAS
A Academia de Letras e Artes de Santarém está sem presidente. Eduardo Fonseca, por questões de trabalho, necessita estar mais em Belém do que em Santarém, passou a bola para Edinaldo Rodrigues, que é primeiro secretário. A ALAS não tem vice-presidente.
SESSÃO ESPECIAL
A Sessão Especial da terça-feira passada, proposta pelo vereador Nélio Aguiar, contou apenas com o autor da matéria e apenas outros 5 vereadores: Marcela Tolentino, Carlos Jaime. Erasmo Maia, Henderson Pinto e Evandro Cunha. A impressão que dá é que a atenção básica de saúde de Santarém vai muito bem, e não precisa nem ser fiscalizada. Além do autor da sessão, quem se destacou desta vez foi a vereadora Marcela. Ela admitiu as deficiências, informando que em Santarém existem 28 equipes de atendimento à saúde da família, quando a necessidade para fazer a cobertura total, seria 131 equipes. Para ela, o Município precisa de mais 467 novos agentes de saúde. O secretário de saúde Emmanuel Silva, mudou o foco da discussão e culpou a falta de médicos, quando ele sabe muito bem que saúde básica não precisa de médicos, e sim de agentes para atacar a prevenção.
SOBE
O procurador do Município, Isaac Lisboa, que emitiu parecer contra a cobrança de honorários dos procuradores Ludimar e Rosa Macambira em execução fiscal, alegando que é ilegal o recebimento, demonstrando independência e seriedade no cargo que exerce.
DESCE
Procuradoria Fiscal, nas pessoas de Ludimar e Rosa Macambira, que exigem honorários em execução fiscal sem lei que defina a exigência, ocasionando enriquecimento ilícito por parte dos procuradores, merecendo a intervenção do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Receita Federal. Ignorar esse procedimento é apoiar a ilegalidade e a impunidade.
Por: Emanuel Rocha
Enfim, está aparecendo a verdade, agora só falta os dois terem vergonha na cara e “pedirem pra sair”. Mas isso não é nem a metade do que esse advogado andou fazendo…
Esses dois procuradores ludimar e rosa deveriam pedir para sair do cargo, porem nao vai acontecer, fora da prefeitura nao possuem clientes. E melhor garantir o pao na mamae prefeitura
Dr.Nelio faca atitudes corretas e honestas como essas. Porem cuidado com os bandidos aos quais o senhor se alia pois muita gente ja nao lhe respeita devido essas suas amizades duvidosas so interessadas em dinheiro
Quem conhece bem esse Ludimar e o Ademir Taketomi. Diz Ademie que Ludimar enrolou ele quando era procrador da fazenda nacional
Quero agradecer as manifestações de parabéns. É Com o voto de vocês que eu estou na Câmara,para como Vereador lhes representar e defender os interesses da população.
Meu povo, conte comigo!
Um forte abraço a todos.
PAC – Cadê o Direito à Verdade?
SESSÃO ESPECIAL – é assim que percemos quem trabalha e quem só recebe sem fazer nada, eleitores anotem em suas agendas para não esquecer. Quem não mostra interesse na saúde pública é porque pode pagar plano de saúde e consultas particulares com o dinheiro público. Os pobres coitados que dependem do SUS estão morrendo à míngua.
Por isso que a tal procuradora é o poço da arrogância…. Só pisa no chão porque nao tem outro jeito. E o tal Calandrini? Esse ai com a carinha de sonso adora passar a perna dos outros. Prefeita fala sério! Coloca esses 2 na rua!
Ética, dignidade, moralidade, são adjetivos de uma minoria quase invisível nos políticos de Santarém, me admiro e orgulho quando vejo um representante, Nélio Aguiar, fazendo um bom trabalho. Meu desejo é que a atitude desse homem seja visto como exemplo, e principalmente, seja seguido. Parabéns Vereador.
êeeeee prefeita maravilhosa que fez vista grossa pra essa situação dos procuradores do município. Será que ela nunca soube disso? Os podres lascados que atrasam o IPTU que se virem pra pagar o imposto e ainda os honorários dos procuradores safados. Tá feio pra ti Maria do Carmo… é uma sacanagem atrás da outra, me conta ai sr Bocão algum trabalho sério dessa nossa maravilhosa prefeita?
Eu acho que deve vir Lira Maia, agora não tem pra ele.A dobradinha Maia e Alexandre Von é uma boa diga, agora será que a Maria do Carmo vai engolir essa???? E o todo “poderoso” Everaldinho????
Boa vitoria essa do deputado lira maia. Parabens deputado. Enquanto em Santarem, os servidores de confianca da prefeita Maria, cobram dis pobrws honorarios e ficam ricos ilegalmente. E ai prefeita vomo fica a situacao e grave. E crime
Muita coraja do procurador, demonstrou coraja e honestidade, nao aceita coisa errada. Muito, bom. O primeiro profissional que representa poder publico que dar parecer contra servidor publico. Parabens senho Isaac
O unico vereador que nao rem rabo preso com o PT e Nelio Aguiar. Esse vereador e corajoso e independe. Depois wue ele abandonou o vice helenilson, cresceu com o povo. Deveria ser candidato a prefeito. Voto nele.
Bando de pilantras, por isso q estão esbanjando comprando carros caros e mansões, cade o ministerio publico?
Muita gente recebeu intimacao cobrando, agora e hora do MP investigar.
Muita gente pagou IPTU com honrarios e agora Prefeita como fica a situação de quem pagou?
O bocão voltou ao normal, quente. Esse procurador ludimar e rosa, devem devolver o dinheiro do contribuinte. Se o proprio procurador do municipio, afirma que é ilegal, o que eles ainda fazem no cargo. Prefeita, o que falta para afastar esses servidores contratados do cargo. Se fosse um zé ruela, a prefeita já tinha mando pra rua.
Essa advogada chamada Rosa Macambira deveria ser punida pela OAB,não e a primeira vez que ela engana a população menas favorecida.