Informe RC

QUEM MANDA MAIS: A PM OU O JUIZ?

Nas sessões do “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga na Praça da Matriz, na terça e quarta-feira, o assunto abordado no plenário foi o afavelamento da cidade feita por falsos sem tetos em terras invadidas de propriedade privada na sua mais importante rodovia, a Fernando Guilhon, que leva e traz nossos visitantes, indo e vindos do Aeroporto, expondo uma sala de visita de mau aspecto. Os “senadores” culpam a Justiça e a Polícia Militar desta triste situação. Desde junho o Juiz da 3ª Vara Cível de Santarém, Rômulo Nogueira de Brito, expediu mandados de reintegração de posse, solicitando a PM urgente remoção dos invasores. Quase 3 meses e o comando do 3º BPM faz cara de paisagem e o magistrado não aciona os mecanismos legais para fazer valer sua sentença e não deixar a PM, como de costume, desmoralizar as ações da Justiça. Os “senadores” têm razão.

MELHOR VIRAR MUSEU

Nada contra a decisão do Ministério Público Federal suspender as obras de urbanização do parque da Vera Paz, pela Prefeitura não estar cumprindo acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional “IPHAN” para preservação de peças arqueológicas “vasos ornamentais, cachimbos, adornos e urnas funerárias” que possam ser encontrados no local. Na teoria, acredito do MPF estar correto, mas na prática deve ser um desastre a uma cidade e centenas de comunidades do interior (Tapajós e Arapiuns) que segundo historiadores foi habitada por dezenas de tribos indígenas numa extensão da hoje Alter do Chão à fazenda Taperinha no rio Ituqui. Se tudo o que venha a ser construído depender desta formalidade, embora legal, mas impraticável pelo tempo, nada pode ser feito em Santarém nem ampliação do Porto se o governo federal concluir a BR 163. Melhor parar tudo e deixar a cidade virar museu.

BRASILEIRO DIFERENTE

Quando esteve prestes a ser defenestrado da presidência do Senado (2009) acusado de dezenas de atos não republicanos, com os votos do PT o ex-presidente Lula salvou o senador José Sarney da humilhação, mudando votos dos senadores do partido, dizendo ser o maranhense merecedor de tratamento diferente, ficou impune. Duas semanas atrás, flagrado e filmado usando um helicóptero do gov. do Maranhão, onde a filha é governadora, em deslocamento a sua ilha particular, ganhando a mídia nacional, foi prontamente defendido por um dep. Estadual, esclarecendo não ser Sarney uma pessoa qualquer e nem poder ser transportado por jumento. Lula tinha e o deputado tem razão, jumento é o povo que paga acima de 60 mil reais, sem penduricalhos, isento de qualquer despesa a um brasileiro diferente. Sarney pra anjo e voar só faltam as asas.

TAXAS ALTAS

Para conhecedores e entendidos em maracutaias, o desvio no Ministério do Turismo, usando organizações governamentais (Ongs) de fachada, chegam a 60% do dinheiro liberado, considerada a taxa mais alta cobrada no mercado da corrupção com dinheiro da viúva, fora a parte não aplicada nos projetos, maioria destinados a qualificação profissional, como ocorreu no Amapá quando 35 funcionários ligados à pasta foram presos no arrastão da Polícia Federal autorizada pela Justiça, todos com pedidos de indiciamento por formação de quadrilha e peculato.  Se continuar esta mágica com o dinheiro público tomando “doril”, divulgada semanalmente, a companheira pouco governa, administra ocorrência de assaltos. Sendo assim, a excelência não vai tirar da miséria as 16 milhões de famílias que sobrevivem com 70 reais/mês, a não ser que esconda a chave do cofre.

LONGE DO FIM

A novela que transformou a demorada apuração da fraude em muitos anos na Assembléia do Pará, desde março tem proporcionado aos leitores do folhetim lances cinematográficos inesperados, retardando a conclusão dos trabalhos, colocando em suspeição a intenção dos promotores do Ministério Público, em apontar culpados, estar bem distante do fim. Tudo tem ocorrido, atropelando as investigações, menos vítimas fatais, a não ser indiciamentos de dezenas de bagrinhos com pouco poder de mergulho, paus mandados dos mais crescidos. Peixes grandes, com luminosidade própria, nenhum, a não ser uma funcionária antiga da Casa e um tomado emprestado do aquário do Banco Central, com passagem na diretoria financeira e uma curta estada no Detran, cujo patrono diz ser “inocente”. No momento, para o andor andar, os promotores querem saber os autores do furto de 52 processos fraudulentos de licitações retirados da Assembléia. Esta missão, dizem ter sido executada por oficiais militares graduados da PM e tem tudo para dar em cana e expulsão, mas difícil de ocorrer. Só vendo.

SEU EXEMPLO VALEU, ZÉ

Um acidente voluntário ou doença por mais perversa que seja, ceifando vida, é visto como coisa natural, mas cortar uma valiosa a sociedade de maneira brutal, causa repulsa e não leva ninguém a conformação. Aos familiares próximos só o tempo, e ponha anos, assim mesmo é lembrado, é o caso de José Maria Sampaio, taxista de profissão (quase 30 anos), evangélico, casado, pai de 3 filhos, estimado pelos colegas, amigos e conhecidos, assassinado de maneira covarde pelas costas para ser roubado, quase degolado, encontrado na estrada da praia de Ponta de Pedras e o táxi na de Cajueiro em Alter do Chão. Que a Polícia descubra como descobriu o criminoso e a Justiça de Deus ou dos homens dê ao monstro o castigo merecido e a passagem do Zé Maria pela terra não tenha sido em vão.

BREVE VÃO PRO TREM

Em Pernambuco, no município de Caruarú, uma mulher depois de sofrer abuso sexual dos 9 aos 38 anos, tendo 12 filhos, de seu pai, a quem encomendou a morte em 2005, depois de perceber a disposição do tarado em “papar” as filhas-netas. Os autores do crime de pistolagem foram condenados, mas a mandante, justiça ou não, levada a júri semana passada, foi absolvida. No Ceará, em Juazeiro do Norte, a Polícia Civil prendeu homem de 56, motorista de bicicleta e pastor evangélico, “suspeito” verdadeiro de ter abusado sexualmente de 19 crianças, entre 5 e 12 anos, usando psicotrópicos para dopar os menores, segundo apurou a delegada. Na capital do País, a Câmara Federal, por maioria, deputados arquivaram o Processo de Cassação contra a colega, Jaqueline Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz, por sua ativa participação no mais escandaloso mensalão da República, o do Arruda, onde foi filmada colocando na bolsa sua mesada. Do jeito que a coisa vai, breve esses fatos farão parte do trem da “Dilmaquinista”, do Zorra Total.

LEVE E SOLTO

Enquanto não houver modificações na Legislação Penal, onde condenados pela Justiça não cumprem o total da pena, beneficiados com liberdade condicional e bom comportamento dado pelo sistema carcerário e outras tantas benesses concedidas em leis “religiosamente computadas a detentos especiais”, a sensação de muitos ao assistir a divulgação destas regalias é de vivermos numa sociedade onde o crime compensa com a liberdade dada ao ex-banqueiro Alberto Cacciola, de origem italiana. Ex dono de banco, dado como foragido da Justiça, foi condenado a revelia em 2005 a 13 anos de prisão, acusado de gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público (1 bilhão e 500 milhões de reais do Banco Central/1999). Preso em 2008 no principado de Mônaco, e recambiado ao Brasil para cumprir a pena, ficou hospedado 3 anos e meses na Penitenciária de Bangu “apto vip”, com direito a frigobar, TV digital, notebook, celular, jornais, revistas e visitas e ganhou a liberdade condicional, tudo dentro da lei. Que bom ser rico, né?

PT NO ESQUECIMENTO

Poucos petistas no Pará têm a comemorar nos 8 primeiros meses de governo da companheira Dilma em relação aos seus do PT no Estado, a não ser as trocas de comando nas superintendências da Pesca e do Incra, mas surpreendidos com a regional da última instalada em Santarém ser destinada ao PMDB. As duas maiores lideranças, ex-governadora Ana Júlia e ex-federal Paulo Rocha, continuam com destino incerto, desarticulando a legenda às municipais de 2012. Nem o médico Carlos Martins, ex-estadual, atropelado numa eleição a federal pelos 50 mil votos fraudulentos dados pelo cassado Chico da Pesca a Mariquinho Batista e outros tantos a Carlos Puty, usando e abusando da Secretaria do Meio Ambiente em conluio com madeireiras, ficando numa 1ª suplência, indicado a direção da Funasa no Pará, continua no esquecimento. Esperar uma gestação por uma indicação é bastante tempo.

FIM DE NOVELA

Maior liderança política no estado, o ex-governador Jáder Barbalho “PMDB”, eleito senador nas majoritárias de 2010 e prejudicado pelo entendimento do TSE quanto a aplicação da Lei do Ficha Limpa, corrigida pelo Supremo a ser contada a partir de 2010, para desespero de seus adversários que não conseguem derrotá-lo pelo voto, caminha para o desfecho final juntamente com de seu colega Cássio Cunha Lima “PSDB da Paraíba”. O recurso de ambos pedindo reformulação da decisão do TSE “para serem diplomados e assumirem o mandato de senador”, antes em mãos do ministro Joaquim Barbosa “afastado por licença médica”, foi redistribuído pelo presidente do STF a novo relator. Novela demorada, mas breve terá final feliz.

CONTINUA DO LADO OPOSTO

Com todos os defeitos políticos, o ex-governador (8 anos), e médico, Almir Gabriel, está inserido na história como um dos melhores do Pará. Muitas de suas obras como Estação das Docas, Energia de Tucurui para Santarém e Itaituba, Alça Viária e tantas outras, vão marcar seu nome por décadas. Quem pensa do fundador do PSDB no estado ter entregado os pontos depois de seguidas derrotas nas eleições de 2010, está enganado. Almir, em entrevista a um diário da capital, não esconde suas frustrações com os companheiros tucanos e lista sua cria, o hoje governador Jatene, como politicamente inoperante. Diz ser contrário a divisão do estado e critica a posição de Jatene em pousar de Juiz “nem contra nem a favor” e não defender o Pará por inteiro. Pelo dito, o ex-governador continua no lado oposto a qualquer revoada da passarada que criou, mas que não soube conduzir.

CHEGANDO PERTO

Muitos dizem da corrida ao Cartório Eleitoral ser motivada pela eleição plebiscitária de 11 de dezembro na votação do Sim ou Não pela criação dos estados do Tapajós e Carajás, decidida pelo Supremo ser extensivo a todo o território paraense, mas não, embora seja, acima de 300 são listados por dia, levando a crer, se até dia 11 de setembro (ultimo dia) não atingirmos os 200 mil, abaixo de 195 mil não fica e até maio de 2012, com facilidade, atingirmos o número exigido pelo TSE para as municipais (prefeito e vereadores) seja realizada em 2 turnos, podendo proporcionar um maior número de candidatos a prefeito. Bom para os partidos.

MUDANÇAS

Com retoques finais para vigorar até fins de setembro ou início de outubro a esperada Janela da Infidelidade permitindo sem punição portadores de mandatos a trocarem de partido, em Santarém pode ocorrer mudanças além das esperadas de Maurício Corrêa “PMDB” e Gerlande Castro “PP”. Neste rol de descontentes com direções partidárias se pode antecipar e incluir a figura mais importante eleitoralmente do PR no município, o vereador Emir Aguiar, com migração acertada para o PT. Segundo seus amigos no momento a melhor opção para preservar seu grupo político. Para os mais próximos, o vereador nunca escondeu seu descontentamento em não presidir e nem ver o PR crescer no município.

Por: Ronaldo Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *