Sairé 2011: Festa prossegue até segunda-feira

Festa do Sairé

A tradicional procissão dos mastros abriu oficialmente na manhã de quinta-feira (15/09), a Festa do Sairé 2011, na vila balneária de Alter do Chão. Até a próxima segunda-feira (19), Alter do Chão respira os ares da Festa do Sairé que reúne ritos religiosos e o folclore, mantendo uma tradição que resiste há mais de 300 anos.

Junto aos personagens que dão vida ao rito religioso do Sairé (Saraipora, mordomos, mordomas, procurador, procuradora, alferes e o grupo Espanta Cão), visitantes e autoridades locais participaram da procissão dos mastros que iniciou na praia do Cajueiro com destino à Praça do Sairé, onde houve hasteamento dos pavilhões e pronunciamento das autoridades.

A prefeita Maria do Carmo, acompanhada no evento por secretários e coordenadores de governo, destacou a importância da Festa para Santarém. “É uma festa colorida com ritos religiosos, procissões e festival encantador de disputa folclórica entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa. Nosso governo tem investido desde 2005 em Alter do Chão com trabalhos permanentes na vila. Fazemos isso por amor ao lugar e por respeito ao povo e neste ano, não é diferente. Queremos que os visitantes se encantem com essa festa”, declarou.

Festa do Sairé 2011

Este ano, os homens venceram mais uma vez a disputa da levantação dos mastros que foram ornados com folhagens, frutas e bebidas. Os mastros permanecerão erguidos até segunda-feira, dia do encerramento da festa, quando homens e mulheres se confrontam novamente, desta vez, para ver quem derruba o mastro primeiro.

Ainda na abertura da festa,  foi servido um café comunitário a todos que participaram da procissão dos mastros e aos que aguardavam na praça do Sairé, seguido de show cultural com o grupo Roda de Curimbó, de Alter do Chão.

Selo Personalizado – À noite, após o rito religioso, houve a solenidade de lançamento do Selo Personalizado dos 350 Anos de Santarém pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Prefeitura Municipal, na praça do Sairé. “Os Correios sempre perpetuaram por meio da emissão de Selos Postais, as datas e os eventos relevantes no contexto das instituições nacionais. Cada Selo passa a fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico da empresa, além de compor coleções de filatelistas de todo o mundo”, afirmou Paulo Bezerra de Sales, diretor regional dos Correios.

A prefeita Maria do Carmo complementou as palavras do diretor da empresa dizendo que, através desta iniciativa, “todos os fatos merecedores de registro histórico serão perpetuados para as futuras gerações, e que o selo lançado, divulgará ao mundo, um pouco da história dos 350 anos da cidade”.

Os deputados José Geraldo (Federal) e Airton Faleiro (Estadual), e a secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, também acompanharam a solenidade.

Terreno aos Botos – Após as apresentações culturais (danças do Sairé, ritual indígena, dança da Terceira Idade, cacureá, desfeiteira, curimbó, carimbó do Pará, cheiro do Sairé), no Lago dos Botos, a prefeita Maria do Carmo fez a entrega aos presidentes das Agremiações Folclóricas Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa, e aos representantes da comunidade de Alter do Chão, dos documentos de cessão dos terrenos onde serão construídos os galpões para as referidas agremiações. Na oportunidade, Ney Messias, secretário de Comunicação do governo do Estado, fez a entrega do projeto executivo de construção do Sairódromo.

A primeira noite do Sairé 2011 encerrou com o show Terruá Pará e da Banda Forró Pai D’Égua.

Ontem, 16 de setembro, as atividades iniciaram às 8h com Passeio Fluvial Ecológico. Às 19h, a programação iniciou com o Rito Religioso na praça do Sairé, seguido do show Cultural de Nato Aguiar. Às 21h aconteceu show Cultural da: Assessoria de Esporte e Lazer da prefeitura de Santarém no Lago dos Botos; às 22h, show Folclórico Boto Tucuxi; às 23h, show Folclórico Boto Cor de Rosa; às 00h, Show Nacional Chicabana; e 01h40, show com a Banda de Forró 4X4.

A seguir, as demais programações:

DIA 17/09 – SÁBADO

08h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT 

(retorno às 10h).

15h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT 

(retorno às 17h).

19h – Rito Religioso (Praça do Sairé) 

20h – Show Cultural: Maria Lídia (Praça do Sairé)

21h – Início do Festival dos Botos 

– Cor de Rosa

– Tucuxi 

01h30 – Show Nacional Tomate e Banda

03h – Show Regional Banda Reggaetown (a confirmar) 

04h – Show da Banda Exxcalibur

05h30 – Arrastão Musical Banda Adrenalina (até a Orla de Alter do Chão) 

DIA 18/09 – DOMINGO

08h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT 

(retorno às 10h).

15h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT 

(retorno às 17h).

15h – Show com os grupos Art Samba, Fissura, Lelo & Luis e Banda (Orla de Alter) 

19h – Rito Religioso (Praça do Sairé)

20h – Show Cultural: Cristina Caetano (Praça do Sairé) 

21h – Show Cultural: Grupo Roda de Curimbó com Eduardo Dias (Praça do Sairé)

DIA 19/09 – SEGUNDA-FEIRA

08h – Encerramento da Festa (Praça do Sairé) 

– Derrubada de Mastros

– Cecuiara e Quebra Macaxeira 

21h – Baile dos Barraqueiros com Banda Tapajoara (Lago dos Botos).

POLUIÇÃO SONORA E TRÁFEGO DE VEÍCULOS NAS PRAIAS SERÃO COMBATIDOS

Até hoje (17) em Alter do Chão, profissionais da prefeitura de Santarém que trabalham na secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Clean Service e Divisão de Vigilância em saúde (DIVISA), farão visitas domiciliares na vila balneária visando orientar os moradores sobre o procedimento correto da coleta de lixo seletivo.

Faixas educativas e cartazes serão afixados em pontos estratégicos da vila, em hotéis e hospedagens, e nos empreendimentos comerciais do ramo de alimentação e bebida.

Até o dia 18 de setembro, em função da festa do Sairé, o foco de trabalho dos fiscais da SEMMA será outro: combate à poluição sonora e ao tráfego de veículos automotores nas praias; monitoramento do horário de funcionamento dos empreendimentos comerciais de diversão e entretenimento; destinação dos resíduos inservíveis de empreendimentos comerciais e de embarcações, com apoio de policiais do 3º BPM e Capitania dos Portos.

Através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e da secretaria municipal de Finanças (SEFIN), também haverá fiscalização aos vendedores ambulantes em Alter do Chão.

Nelma Bentes – (9175-0940 / 9174-3699)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *