Madeira apreendida pelo IBAMA pega fogo em Santarém

Uma grande quantidade de madeira que foi apreendida durante fiscalizações do IBAMA e que estava depositada na sede da ASSIBAMA, em Santarém, está pegando fogo desde ontem à tarde. Os moradores do bairro do Laguinho passaram a tarde/noite e amanheceram com medo de suas casas pegarem fogo, pois o volume do fogo era muito grande e as chamas alcançavam a altura de aproximadamente 10 metros.

Segundo informações do IBAMA, são mais de 3.000 m3 de madeira que pegaram fogo. A direção do órgão federal suspeita que o incêndio tenha sido criminoso, pois há muito tempo essa madeira estava estocada na sede da ASSIBAMA e ninguém tomava providência para o destino dessas toras, que já estavam se deteriorando devido a ação do tempo e o local estava bastante seco em razão do calor em nossa região.

Os moradores do bairro do Laguinho há bastante tempo estavam pedindo providências ao IBAMA e Ministério Público Federal para que fossem retiradas as toras de madeira daquele local, que estava servido de foco de dengue e esconderijo de bandidos e traficantes, bem como servia de motel para os vagabundos. No ano passado houve uma tentativa de fogo na madeira, mas os Bombeiros chegaram a tempo e evitaram o incêndio. Porém, o incêndio que começou ontem à tarde não deu tempo dos homens do Corpo de Bombeiros impedissem que as toras de madeira fossem totalmente consumidas pelo fogo. Na manhã de hoje, a madeira ainda estava sendo consumida pelo fogo, mas os bombeiros desde ontem à tarde além de tentarem apagar o fogo, estavam fazendo a prevenção do fogo não alastrar para as residências que ficam perto da sede da ASSIBAMA. Os moradores contam que as labaredas eram tão grandes que muitos deixaram suas casas, com medo de morrerem carbonizados.

Fogo chegou próximo às casas

Agora, os prejuízos estão sendo contabilizados pelo IBAMA e Ministério Público Federal, bem como uma sindicância será feita para saber as causas do incêndio e se existirem culpados, que sejam penalizados pela Lei. Mas muita gente culpa a burocracia dos órgãos federais que não doaram a madeira, que estava se estragando naquele local.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Madeira apreendida pelo IBAMA pega fogo em Santarém

  • 3 de outubro de 2011 em 16:35
    Permalink

    vejo um monte de recalcados, provavelmente infratores, que tentam fazer de um orgão que tem como fim maior a proteção ao meio ambiente, um culpado por algo criminoso e que certamente foi a mando de alguem (não me venha dizer que a tal ratinha tirou dinheiro do bolso pra comprar gasolina).

    Resposta
  • 30 de setembro de 2011 em 15:57
    Permalink

    AGORA TEMOS PROVAS CONCRETAS DE QUE O IBAMA É O MAIS CORRUPTO DESSE SISTEMA TODO QUE ACABA OBRIGANDO OS PEQUENOS E GRANDES CRIADORES DE GADO, AGRICULTORES E MADEIREIROS A PAGAR PARA TRABALHAR E MAIS ACABAR NÃO TENDO NEM SEQUER MANEIRA COMO TABALHAR COM A CRIAÇÃO DE TANTOS IMPOSTOS E NOTAS, PARA IMPEDIR O TRABALHO DE PESSOAS HONESTAS, QUE TENTAM GANHAR A VIDA, E SO ENCONTRA IMPECILHO NO IBAMA, AO INVES DE TRABALHAR JUNTO COM O POVO FAZ É TENTAR EXTORQUIR E PREJUDICAR A POPULAÇÃO DE TODAS AS FORMAS E ACABA NAO TENDO TEMPO PARA FAZER O BEM E DOAR ESTA MADEIRA QUE ESTA HA MUITO MUITO TEMPO NOS PATIOS DO IBAMA ESPALHADOS POR AI, E MAL ARMZAENADA DETERIORIANDO O PRODUTO E FAZENDO ALGO PIOR DO QUE ELES MESMO JULGAM SER CRIME AMBIENTAL!!!!!!!!

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 21:18
    Permalink

    Esse vice esta acabado para a politica. O jornal deve fazer um entrevista com Reginaldo Campos para meter a lenha no vice oportunista

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 21:13
    Permalink

    E agora quem vai punir o Ibama

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 10:27
    Permalink

    era pra ter leiloado essa madeira pra equipa esse orgão que esta totalmente sucateado pelo menos o dinheiro servia pra pagar as diarias de dezenas de carros locados que ficam parados no patio do ibama e so ir la pra conferir que vergonha dinheiro pulblico jogado fora

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 09:59
    Permalink

    È brincadeira o que aconteceu no Ibama,um orgão que esta para combater crimes ambientais,e deixa uma coisa dessas acontecer em baixo da sua barba,deixando a população em risco de vida.Eu culpo totalmente a direção do Ibama por esse crime,deveria, ser penalizados com multas milionarias,como eles costumam fazer,quado fiscalizam alguem.E agora como vai ficar a situação,no esquecimento,só porque virou cinzas?Tem alguem nesse nosso querido PAÌS,para tomar providencia?Por favor foi crime ambiental,causado pelo Ibama.Cade o gerente do ibama para dizer o que ele deixou de fazer para isso acontecer,não culpem que foi um incendio criminal,isso foi um crime premeditado pelo próprio ibama,porque eles sabiam que um dia ou outro isso aconteceria.O gerente só sabe ir na frente das cameras e falar em apreensão,e agora o que ele vai falar,sera que vai dar a cara a tapa,e dizer que eles que foram os culpados?Saudade de quando tinhamos gente competentes no Ibama,a 15/20 anos atraz,como os SRs NICOLA,ALBINO,GILBERTO,WALDEMAR ENTRE OUTROS,que agora me fugiu da menória.Porque esses que estão ai,são bonecos fantoches.Garanto que muitos deles nunca entraram em uma mata,nem se quer saber destinguir uma espécie de madeira,são na minha concepção uns parasitas que o governo criou.Peço em nome dos madeireiros,desculpa a população santarena pela vergonha que temos desse orgão,o qual esta ali para ajudar e não colocar em risco a vida da população.

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 09:46
    Permalink

    Façamos um calculo rapido:3 mil metros de toras,daria 1 mil metros serrado para o mercado interno, ao valor de 1.100,00 o metro,renderia 1.100.00,00.se fosse para exportação renderia + ou – 2.500.000,00.Esse calculo é por baixo.Como nossos orgãos estão despreparado.

    Resposta
  • 19 de setembro de 2011 em 09:42
    Permalink

    È facil achar os culpados, é o próprio Ibama e MP,por causa da demora de achar o destino das toras.Isso é um crime ambiental e foi causado pelo próprio Ibama.Agora sera que ele vai ser responsabilizado?Se fosse um madeireiro que causasse isso,o ibama tiraria o couro do proprietario.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *