Novo titular da Susipe assume e anuncia medidas

Major Mauro Barbas da Silva

O major da Polícia Militar Mauro Barbas da Silva, que assumiu nesta terça-feira (20) a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), foi apresentado à imprensa em coletiva, à tarde, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Há 20 anos na PM e com experiência no Sistema Penitenciário do Estado, o novo superintendente substitui o também major da PM Francisco Mota Bernardes, exonerado do cargo também nesta terça.

Após uma adolescente de 14 anos ter sido resgatada nos arredores da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no município de Santa Isabel do Pará, a 50 quilômetros de Belém, no último domingo (17) – onde teria sido violentada por internos –, o então diretor da colônia, Andrés de Albuquerque Nunez, também foi exonerado do cargo. Segundo Mauro Barbas, até o fim da semana um novo diretor deverá ser designado para a lotação.
“O primeiro passo será tomar pé da situação para podermos designar esse novo diretor para a colônia. Também assumo o compromisso de intensificar a preparação dos nossos agentes prisionais. Vamos reforçar ainda mais o trabalho que já vinha sendo feito”, garantiu.Em uma área de 120 hectares, a colônia Heleno Fragoso abriga atualmente 311 internos, divididos em oito alojamentos.

Investimentos – Na ocasião, o titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha, anunciou medidas para reforçar a segurança no Sistema Penitenciário do Estado. “O complexo está sendo cercado. Dois alojamentos, cada um com capacidade para 100 detentos, também deverá ser entregue em quatro meses. Por ser uma situação de urgência, enviamos reforço policial para as áreas externas do prédio da colônia”, informou, explicando que a instituição penal não poderia receber policiais por funcionar em regime semi-aberto.

Nos próximos meses, o Estado também fará o primeiro concurso público para o cargo de agente penitenciário. O edital será lançado até outubro, para mil vagas. Concursos para as polícias Militar, com duas mil vagas, e Civil, com outras 500, também deverão ocorrer ainda este ano. Atualmente, a Susipe tem 1,8 mil agentes penitenciários.
“O Sistema Penitenciário do Pará precisa de reforço, assim como acontece em todo o Brasil. Estamos construindo várias novas casas penais por todo o Estado. A atenção está sendo dada à segurança pública desde o começo do governo, tanto que na Agenda Mínina estão destinados mais de R$ 340 milhões para a área”, afirmou Luiz Fernandes.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *