Alunos da Física Ambiental apresentam seminário de iniciação científica

O Programa de Física Ambiental, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), está promovendo uma série de seminários visando à divulgação dos resultados de estudos realizados pelos alunos bolsistas de iniciação científica do projeto “Fundamentos e Aplicações da Teoria Quântica de Campos”, coordenado pelo Prof. Dr. Edson Akira Asano.

Abertas à comunidade acadêmica, as apresentações serão realizadas às sextas-feiras, das 16 às 18 horas, pelos bolsistas Ranilson Alves da Rocha e Enderson Evilasio Leão Lisboa, na sala E-201, do Centro de Formação Interdisciplinar, situado na entrada do Campus Tapajós. Amanhã, dia 7 de outubro, será apresentada a “Formulação Lagrangiana para Campos Clássicos”. No dia 14 de outubro, será a vez da  “Equação de Schrödinger Independente do Tempo – Parte I”, e no dia 21 a apresentação abordará o tema  “Quantização do Campo de Radiação”.

Em novembro, os seminários versarão sobre os seguintes temas: “Equação de Schrödinger Independente do Tempo – Parte II”, no dia 4 de novembro; “Mecânica Quântica Relativística das Partículas de Spin ½ – Parte I”, no dia 11 de novembro; “Mecânica Quântica em Três Dimensões”, no dia 18 de novembro; e “Mecânica Quântica Relativística das Partículas de Spin ½ – Parte II”, no dia 25 de novembro.

Pesquisa – O projeto “Fundamentos e Aplicações da Teoria Quântica de Campos” visa a fornecer, através da inserção do aluno em um tema de pesquisa, elementos necessários para melhor compreensão dos conceitos mais avançados e contemporâneos da Física, bem como complementar a formação do licenciado em Física Ambiental. “No momento temos três alunos participantes, dos quais dois estão com bolsas de iniciação científica, uma PIBIC/UFOPA e a outra PIBIC – Ação Afirmativa (AF)”, explica Edson Asano.

Segundo o professor, o projeto fundamenta-se no desenvolvimento da pesquisa básica em Física, pois esta  contribui para a qualificação do profissional das Ciências (Físicos, Biólogos e Químicos), bem como das Engenharias, e em especial do licenciado em Física Ambiental. “O nosso objetivo é preparar o aluno para que, através do domínio do conhecimento dos avanços da física, ele esteja apto a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação”.

Seleção para bolsas de ensino de idiomas a distância

As inscrições para o processo de seleção de 600 bolsas de ensino de idiomas (inglês e espanhol) à distância (on line) serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro de 2011. Destinadas aos alunos e servidores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), as bolsas são resultado da parceria firmada entre a Universidade e o banco Santander. O edital de seleção já está disponível na seção “Editais” do sítio www.ufopa.edu.br.

Os cursos de idiomas (inglês e espanhol) são compostos por módulos, divididos em unidades dentro de cada módulo, que serão realizados de acordo com as fases e desempenho do contemplado. Somente será considerado apto a participar do processo seletivo o candidato que estiver atualmente vinculado a UFOPA, com exceção do discente concluinte e dos alunos selecionados para a Bolsa de Língua Estrangeira – Inglês (BOLEI). As vagas serão distribuídas proporcionalmente ao número de inscrições dos discentes e servidores.

Os alunos e servidores interessados em concorrer devem efetuar suas inscrições nas unidades acadêmicas ou administrativas da UFOPA às quais estão vinculados (Reitoria, pró-reitorias, institutos, CFI, SINFRA, CTIC e Biblioteca), que deverão encaminhar a documentação dos candidatos inscritos, logo após o período de inscrição, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), responsável pela concessão das bolsas.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (obter junto à unidade responsável pela inscrição); registro geral ou outro documento oficial de identidade com foto (original e cópia); CPF (original e cópia); e comprovante de vínculo com a UFOPA (original e cópia).

A seleção dos candidatos será feita pela Comissão de Avaliação designada especialmente para este fim, considerando as disposições do Edital de Seleção e os princípios gerais para o acesso ao Programa de Bolsas para o Ensino de Línguas a Distância. Para a classificação dos servidores será utilizada carta de indicação do diretor da unidade acadêmica ou administrativa. No caso dos discentes, será considerado o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) ou o Coeficiente de Rendimento Acadêmico do último período letivo.

Jogos Internos da UFOPA começam hoje, dia 8 de outubro

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza, no período de 8 e 23 de outubro de 2011, a segunda edição dos Jogos Internos da UFOPA (JIUFOPA). Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), por intermédio da Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (DIAVI) e em  parceria com uma comissão de servidores e de acadêmicos da instituição, o evento esportivo tem como principal objetivo contribuir para a integração da comunidade acadêmica.

A abertura oficial dos Jogos Internos acontecerá neste sábado, dia 8 de outubro, a partir das 15 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), situada na Rua Antônio Bastos, bairro do Caranazal, em Santarém (PA). A cerimônia contará com o desfile oficial das equipes, execução do Hino Nacional e juramento dos atletas, além da participação de representantes da Administração Superior da UFOPA e membros da Comissão Organizadora dos Jogos. Após a cerimônia, os Jogos iniciam com  partidas de voleibol, futsal e handebol.

Segundo a Comissão Organizadora do evento, estão aptos a participar dos JIUFOPA 2011 discentes, docentes e técnicos administrativos vinculados à instituição. Este ano, os jogos internos terão a participação de 12 equipes e as novidades ficam por conta da união entre os cursos de Direito e Geografia, e da Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia com o curso de Biologia, além da primeira participação de quatro institutos temáticos da UFOPA: IBEF (Instituto de Biodiversidades e Florestas), ICED (Instituto de Ciências da Educação), ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas) e IEG (Instituto de Engenharia e Geociências).

As modalidades de quadra serão concentradas no Ginásio Poliesportivo da Associação Atlética Banco do Brasil, com exceção das partidas de basquetebol, que ocorrerão no Ginásio do Instituto Federal do Pará  (IFPA) e na quadra do Mascotinho. No total, serão 164 disputas das modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão, futebol de campo e tênis de mesa, além de provas de natação. “A Comissão está otimista com a participação efetiva da comunidade acadêmica no decorrer dos JIUFOPA 2011, e espera um público de cerca de 1000 pessoas por dia”, afirma Jonnes Santos Farias Pedroso, diretor de Avaliação e Informações Institucionais.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *