Expedição de educadores visita a Escola da Floresta

Educadores na Escola da Floresta

A 5ª Edição do Campus Flutuante do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP), está sendo realizada em Santarém desde segunda-feira, 17 de outubro. 

O projeto é da Universidade Federal do Pará (UFPA) e consiste na realização de programações científicas e acadêmicas voltadas para as áreas de educação, saúde e meio ambiente através de uma embarcação que está ancorada no Terminal Fluvial Turístico, mas que já passou por vários outros municípios da região Oeste do Pará, como Alenquer, Óbidos, Monte Alegre e Oriximiná.

Em Santarém, no primeiro dia de trabalho, os participantes visitaram a Escola da Floresta, localizada à Rodovia Everaldo Martins, comunidade Caranazal (Eixo Forte), a comitiva formada por professores de várias instituições do Brasil, Califórnia, Canadá e Portugal, acompanhou as atividades desenvolvidas no educandário por alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a coordenadora da expedição IFNOPAP, Dra. Socorro Simões, a experiência ambiental coordenada pela prefeitura de Santarém, através da SEMED, pode ser considerada inovadora em todo o país, contribuindo para uma formação prática. “É preciso dizer da emoção que eu senti ao conhecer a Escola da Floresta. Eu falei para todos que aquela Escola é um exemplo de educação no melhor sentido da palavra, saindo do conceito de livros, porque nada é maior que a experiência. As crianças que por ali passam nunca irão esquecer essa vivência; essa experiência”, destaca a coordenadora do projeto.

A visita foi acompanhada da secretária municipal de Educação e Desporto, Lucineide Pinheiro, e juntamente com os educadores da Escola da Floresta, mostraram os vários espaços que destacam a realidade amazônica, como a casa de farinha e do seringueiro.

Na próxima quinta-feira, 20, a expedição seguirá para Belém, local onde encerrará o 15º Encontro Internacional IFNOPAP.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *