Pastoral define programação para Dia de Finados

Cemitério

O Conselho de Pastoral Urbana de Santarém definiu a programação religiosa para o dia de finados, nos cemitérios da cidade.

Nos cemitérios centrais: São João Batista e N. Sra. dos Mártires a programação é a seguinte:

07:30 horas às 08:30 horas …Missa …… Responsável São Sebastião e Santíssimo (transmitida pela Rádio Rural);

 08:30 horas às 09:30 horas. Reflexão…. “Perpétuo Socorro e Menino Jesus”;

09:30 horas às 10:30 horas ..Reflexão …. “São João Batista e São Francisco”;

10:30 horas às 11:30 horas ..Reflexão …. “N. Senhoras de Fátima a Aparecida”;

11:30 horas às 15:00 horas …Músicas ……….. “Rádio Rural (Pascom)”;

15:00 horas às 16:00 horas … Reflexão … “Área do Santarenzinho”;

16:00 horas às 17:00 horas … Reflexão …… “Área A”;

17:00 horas às 18:00 horas … Reflexão …… “São Raimundo e Santo Antonio”;

18:00 horas às 19:00 horas ….Missa… “Catedral e N. Senhora das Graças(transmitida)”.

No Cemitério do Mararu as atividades estão sob coordenação da Pastoral da Comunicação da Área B – Região Dois. Inicia às 07h com orações, músicas, mensagens e reflexões. Às 18h acontece a Santa Missa com a participação das comunidades.

Já no Cemitério do Cambuquira, a celebração Eucarística será realizada às 08h, sob a responsabilidade das comunidades da Região Pastoral Seis.

 

Círio marca a festa de Cristo Libertador

Depois de 25 dias de peregrinação, os comunitários do bairro da Interventoria iniciam a festa de Cristo Libertador. Neste sábado às 19h acontece o traslado da imagem para a residência de uma comunitária. Amanhã domingo, o Círio, às 18h30 seguido de celebração Eucarística, marcando oficialmente a abertura da festa. Todas as noites as celebrações contam com a presença de outras comunidades. Ainda na programação, a festa terá a visita da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição e a participação da rede franciscana de paróquias. As reflexões estão em sintonia com a Missão de Evangelização da Diocese e prosseguem até domingo dia 30.

DNJ será dia 30

O Dia Nacional da Juventude é uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é realizada nas dioceses de todo o País, e tem como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Este ano acontece no dia 30 deste mês e traz como tema: “Juventude e protagonismo feminino” e o lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Diversas áreas e regiões pastorais já elaboraram sua programação que deve iniciar às 08h.

Na cidade de Santarém, os jovens das comunidades irão promover um encontro no dia 30, com início às 14, na paróquia de N. Sra. de Fátima.  Em seguida, celebração Eucarística e momento cultural. (incentivar a participação da juventude).

Conselho Diocesano de Pastoral reúne em novembro

Nos dias 04 e 05 de novembro vai acontecer a última reunião do ano do Conselho de Pastoral da Diocese de Santarém. Será no centro de Formação Emaús e terá a participação de representantes das 11 regiões pastorais, movimentos eclesiais, além de padres, religiosos e o bispo diocesano. A missão de evangelização, o projeto diocesano de catequese e o seminário dos 40 anos do Documento de Santarém estão na pauta da reunião. O ônibus que conduzirá os conselheiros até Emaús vai sair às 08h do dia 04, de frente do colégio Santa Clara, pela Avenida São Sebastião.

Semana do Dízimo vai destacar a missão diocesana

Vem aí a Décima Terceira Semana do Dízimo, de 5 a 13 de novembro em todas as comunidades da Diocese de Santarém. A abertura oficial será dia 5 com uma celebração Eucarística na igreja São Francisco de Assis – no Caranazal, às 19h30, com transmissão da Rádio Rural. Várias atividades serão desenvolvidas pelas áreas e regiões pastorais. A Décima Terceira Semana do Dízimo refletirá o tema: “Dízimo na Igreja Comunidade e Missão”. 

Visita da imagem peregrina prepara Círio de Nossa Senhora da Conceição

A imagem peregrina de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Santarém continua visitando famílias, instituições públicas, particulares, escolas, universidades, comunidades e paróquias. Até o dia 13 de novembro (quando encerrará a peregrinação), a imagem da padroeira da Diocese de Santarém deverá visitar 412 lugares.

De acordo com a Comissão do Círio e Berlinda, muitas pessoas têm manifestado o desejo de acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora, e para o calendário do ano que vem, já estão confirmados 120 pedidos de devotos que desejam a visita de Maria. Este ano, a festa que está em sintonia com a Missão de Evangelização da Diocese, traz o tema: “Igreja, Comunidade e Missão” e o lema: Faça-se em mim segundo a Tua Palavra (Lc 1,38).

Ainda na programação deste ano, domingo dia 23, será apresentado o Cartaz da festa, às 19h na Catedral de Santarém. No dia 30, apresentação do Rosário que será usado na imagem no dia do Círio e a homenagem da Guarda Jovem do Mojoc- Movimento Jovem Cristão, às 19h, também na Catedral.

O 5º Círio das Crianças será no dia 20 de novembro. Saída da igreja São Raimundo Nonato, às 07h e chegada da catedral de Santarém. (mobilizar pais e comunidades para a participação

Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *