Vereador acusado de agressão em Óbidos

Ronei Brelaz pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha

Marcas pelo corpo acusam o ato agressivo a uma adolescente de 13 anos, no município de Óbidos (PA). A criança vivia a base de humilhações dentro da residência.  A informação veio da presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Zilda Bentes, que acompanha o caso.

O acusado do crime é o vereador e professor Ronei Brelaz, do Partido dos Trabalhadores (PT). O envolvimento dele nesse fato repercute bastante na cidade obidense e região, colocando em descrédito a atuação do acusado como homem público e educador. O vereador tem pretensões em disputar o cargo de prefeito nessa cidade. A denúncia foi formalizada na segunda-feira, dia 21, ao Conselho Tutelar do Município.

Por telefone, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Maria Zilda Bentes, explica que a menina estava há pouco tempo morando na residência do Vereador. A guarda da menor estava com a família do membro do Legislativo obidense devido o reconhecimento recente da paternidade pelo pai do Vereador. “A denúncia chegou ao Conselho Tutelar do Município de Óbidos e estamos acompanhando a apuração do fato pela entidade. A criança está com muito medo, a estrutura psicológica dela ficou bastante abalada”, informou Maria Bentes.

Após a acusação de lesões graves, a menor retornou para casa de sua mãe. A menina passará também pelo atendimento no Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o Creas, pertencente ao governo municipal de Óbidos.

Há informações que o vereador Ronei Brelaz já responde por violência e agressão a uma mulher. O processo está tramitando no Ministério Público Estadual. A Promotoria da Infância pede maior apuração do Conselho Tutelar, no caso de agressão à adolescente.

Presidente da Câmara se pronuncia – A reportagem de O Impacto entrou em contato com o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, vereador Jota Barbosa (PSD). Na oportunidade, ele informou que tomou conhecimento do fato através de outras pessoas, mas até agora nenhuma denúncia foi formalizada na Câmara contra o Vereador denunciado. “Caso a denúncia seja formalizada, abriremos um procedimento para apurar os fatos, através de uma reunião com todos os membros do Poder  Legislativo. Porque, eu como presidente adianto que não concordo com nenhum tipo de violência”, disse Jota Barbosa.

Ronei Brelaz, além de Vereador é professor do Colégio São José e, trabalha com adolescentes. Algumas famílias que possuem filhos estudando na referida escola, já temem pela integridade dos mesmos. O Ministério Público deve agir rápido e exigir que esse caso seja apurado pelo Conselho Tutelar.

O Vereador prestou esclarecimentos na Polícia Civil, em seguida foi liberado. Ele continua no exercício das atividades normais na Câmara Municipal e na escola onde atua como professor. Ainda não foi revelado pelas instituições de proteção ao menor, o que motivou a agressão feita pelo Vereador de Óbidos contra a adolescente.

Ronei Brelaz, conforme informações repassadas à nossa reportagem, está sendo cogitado para sair candidato a Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. A acusação pode complicar suas pretensões políticas.

Por: Alciane Ayres

7 comentários em “Vereador acusado de agressão em Óbidos

  • 28 de novembro de 2011 em 15:46
    Permalink

    Fiquei muito triste com essa notícia, e não consigo acreditar que o professor pode fazer isso por crueldade, eu quero acreditar que não passa de um mal entendido, pois a postura do professor sempre foi exemplar e eu como obidense acredito nele como vereador, pois vários já passaram por lá e a cidade não melhora infelismente os jovens continuam saido de lá para melhorar de vida. Não sei o que realmente é a verdade mas penso existe histórias destorcidas, e espero que tudo possa ser resolvido. Força Professor, e cuidado com os inimigos que lhe cercam por causa da política,mas Deus é maior e que seja feita a justiça.

    Resposta
  • 26 de novembro de 2011 em 09:45
    Permalink

    Agora ninguém mais pode triscar as mãos para repreender um adolescente que a justiça logo acua quem quer disciplinar. quando é menina.. a perequita começa a coçar, e muleque já quer roubar ou fumar maconha.. e ambos ficam rebeldes querendo achar que estão sempre certos.. não querem ouvir ninguém, só querem ficar na rua aprendendo putaria.
    Tem tomar uma atitude antes que eles si voltem contra.

    Resposta
    • 12 de setembro de 2013 em 20:14
      Permalink

      se vc fosse espancado cmo se fosse um animal vc concerteza nao iria gosta ,qm sofre cm td isso sou eu ta ja se passaram dois anos ainda doi mt lembrar disso , porq eu fui a vitima de um monstro sem controle concerteza assim cmo vc, entao saiba primeiro oq aconteceu de fato meu qrido e conheça o outro lado do seu preferido.

      Resposta
  • 26 de novembro de 2011 em 09:15
    Permalink

    Meu nome é Dagoberto Soares Brelaz, sou pai de Ronei Brelaz e Daniele Brelaz. Tenho mais de 70 anos já sofri um derrame, sofro de pressão alta e por isso tomo remédio controlado. Não posso sofrer aborrecimento…Minha filha mora comigo desde quando nasceu e meu filho Ronei sempre deixei responsável por ela. Ele é o único que sempre se importou com a irmã dele para não fazer nenhuma besteira. Eu e minha esposa fomos pra Santarém para tratamento de saúde. Ela tava tendo comportamento errado e ele só foi repreender ela. Ele queria o bem da irmã dele. Tudo isso que estão colocando aí não passa de perseguição política. Meu filho começou falar a verdade para o povo e agora estão perseguindo ele. Mas ele vai superar isso. O povo não vai abandonar ele. Estou muito triste pelo que estão fazendo com meu filho…

    Resposta
    • 26 de novembro de 2011 em 17:35
      Permalink

      Sr. Dagoberto, que situação…
      Sei como é complicado educar nossos jovens familiares, tem uns q/ tem uma fase terrível.Temos q/ se manter vigilante, ficar de olho sempre! Da trabalho mas é o jeito até p/ salvar a peste.
      O seu filho é um homem público, cometeu um erro num lugar público, a cobrança é bem maior, sabe rastilho de pólvora…agora o q/ interessa é q/se o seu filho for um bom vereador ele passa nesse episódio triste e ainda se fortalecerá. Diga p/ seu filho perguntar p/ irmã dele se agora ela está satisfeita.
      As vezes a gente ve uma pessoa q/ a gente ama fazendo coisa errada e, a 1ª vista da vontade de bater, bater forte mesmo p/ sentir na pele. Porém,issso além de ser ilegal é paliativo, não resolve.O q/ resolve é um bom CASTIGO q/ deve ser cumprido integralmente.
      QUEM AMA REPREENDE, DA CASTIGO, EDUCA.
      Se a sua filha não tiver controle, o jeito é deixar ela ter o namorado (um!) dela, orientar(conversar dialogar sempre, numa boa, esclarecer das consequencias), e levar num ginecologista. As vezes a gente faz tudo, sacrifícios , p/ não perder nossos jovens. As vezes, infelizmente eles tem q/ quebrar a cara p/ aprender.
      Antigamente era o fimdomundo a menina aparecer grávida. Hoje ela pode aparecer e a criança, a gente coloca a mãe p/ cuidar,ajuda dá um jeito pois … isso seria outra história.
      Hoje o grande mal são as drogas. Esse sim, é um inferno! E a melhor coisa é conversar, esclarecer dos males e perigos. Coloque ela p/ assistir filmes sobre o caso, e ler matérias em jornais, mostre claramente o inferno q/ é a vida de um drogado e familiares deste.
      Vou torcer p/ que tudo seja resolvido p/ sua família.
      Fiquem com Deus.
      Abraço.

      Resposta
      • 12 de setembro de 2013 em 20:21
        Permalink

        ja se passaram dois ano e eu nao estou satisfeita nao minha qria porq so eu e Deus sabemos oq acontecu realmente . oq ele fez nao foi por amor porq qm faz isso é um monstro q nao ama . eu fui a vitima de um monsto , mas entreguei nas maos de Deus e ele faz o melhor.
        senhora mal amada

        Resposta
  • 25 de novembro de 2011 em 09:55
    Permalink

    Precisamos saber escolher nossos representantes, este vereador está sutando, muito cuidado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *