“Minha Casa, Minha Vida” Ivan Leão denuncia esquema

Ivan Leão denuncia irregularidade

O Programa Minha Casa, Minha Vida, em Santarém (PA) veio com o prenúncio de vida nova para muitos no Município com a moradia própria. A outros, chega como uma afronta.  Os agravantes são identificados pelo presidente da Associação de Moradores Império do Tapajós, Ivan Leão. Ele diz que a forma como as propostas do governo municipal, gestor do Programa Habitacional, está apresentando à população santarena, está com uma série de irregularidades. “Estamos montando um dossiê. Nossa missão é mostrar as irregularidades, defender as nossas 1541 unidades e fiscalizar a outra parte, porque não vamos querer que o Programa habitacional vire bolo de políticos corruptos”, disse Ivan Leão.

A princípio, ele enfatiza que área antes de se tornar Projeto Habitacional Residencial Salvação, foi a bandeira de luta nos últimos anos da entidade para requerer junto ao governo Estadual a liberação para um grande projeto de moradia.

“A lei do Ministério da Cidade diz que os cadastros só poderão ser recebidos seis meses antes da entrega das obras. Por que o governo Federal entende desta forma? Vamos supor que determinada pessoa que tenha feito o cadastro nesse cronograma da Prefeitura ocorra alguma mudança durante todo esse tempo, o cadastro perde a validade. Além disso, gera um transtorno futuramente para Caixa Econômica Federal, a informação não vai ter validade alguma. Desta forma o Ministério da Cidade diz que só poderá ser feito cadastro seis meses antes da conclusão das obras. A obra tem que estar pelo menos 50% concluída. Mas, por que estão iniciando a obra agora? Estamos em um ano eleitoral e estão usando um Programa do Governo Federal para fazer politicagem”, declarou Leão.

 O representante da entidade identifica que o programa é feito para famílias que tenham rendimento até três salários mínimos. Entende que não podem limitar apenas para a área urbana. Há um descaso com os moradores da área rural dentro do Programa. “Nós entendemos porque eles querem isso, porque o sistema eleitoral 75% é na área urbana, e só 25% é no interior, eles (governo municipal) não vão perder tempo para o interior”. A prioridade dentro Programa foi bem trabalhada pelo governo federal. “Porém, não foi levado a sério por alguns municípios, quando pela Lei Federal distribui percentuais para idosos e portadores de deficiência. O Governo Municipal de Santarém se acha no direito de colocar 10% dos imóveis para os servidores municipais. Isso é crime, vedado pela Lei, o servidor é uma categoria profissional”, disse o líder comunitário.

Ivan Leão fala da ilusão do governo da prefeita Maria do Carmo, quando a Secretaria Municipal de Habitação distribui quantidades de cadastros a lideranças de bairros. Ele analisa essa prática como sustentação de bases eleitorais.

Para o secretário municipal de habitação, Humberto Frazão, os pontos ditos como irregulares pelo presidente do movimento não passam de um equívoco. Sendo inexistente comparativo do Programa Minha Casa, Minha Vida ter fins eleitoreiros. “O Programa estava sendo desenvolvido desde o final de 2009, quando a empresa propôs e deu entrada aqui na área. Isso é notório e a ocupação só aconteceu ano passado, quando souberam que ia fazer. A conotação política é dada por eles e não pela gente, pois o tempo todo a gente reconhece que há necessidade de habitação. Nós estamos lutando para ter um projeto desse urbanizado, pronto e bonito, para que as pessoas tenham gosto do local onde vão morar diferentemente da ocupação do jeito que estava. Nós temos várias experiências, depois que ocupam seja qual for o partido político que seja gestor do Município, os ocupantes exigem a água, luz, escola, e não tem quem faça isso no Brasil todo. Ou a gente faz de uma maneira ordenada ou gente não faz”, disse Beto Frazão.

A respeito do cadastro, o secretário diz estarem trabalhando certo. “O que queremos deixar bem claro é que essa obra não vai acabar no governo da prefeita Maria do Carmo. O que estamos fazendo é antecipando uma situação. Se não começarmos a fazer cadastro, a obra vai estar pronta e não vai ninguém para lá, porque o cadastro não foi feito. Nesse primeiro mês 6 mil pessoas visitaram o cadastramento, e 2.983 foram realmente cadastradas. Essa primeira fase que é de apresentação de documento e critérios, nós estamos estimando que vai ser no mínimo seis meses. Isso não quer dizer que seja o cadastro definitivo. Esse sim vai ser feito 6 meses antes da obra, mas vai ser feito todo o processo de seleção. Porque quando falta seis meses o cadastro tem que estar pronto dentro da Caixa Econômica. Nós vamos mandar para a Caixa 5.400 cadastros, no mínimo. Passando esse período de cadastro, vamos abrir para a seleção e verificar se faltou documentação e os critérios. A segunda parte vai ser a visita social de uma equipe formada de assistente social, pedagogos, psicólogos e sociólogos. Vamos visitar essas 5.400 famílias e preencher o CAD Único, e seis meses antes passaremos para Caixa Econômica fazer a seleção definitiva”, finalizou Beto Frazão.

Por: Alciane Ayres

8 comentários em ““Minha Casa, Minha Vida” Ivan Leão denuncia esquema

  • 16 de março de 2012 em 17:34
    Permalink

    É REALMENTE NAO DA PRA ENTENDER ESSE POVO GOSTA MUITO DE FALAR TODA CIDADE SABE QUE QUEM LUTOU POR ESSE PROJETO FOI IVAN LEÃO, PORTANTO NÃO ADIANTA CHORAR A VERDADE DOI, EU SOU IVAN LEAO VEREADOR E RUBSOM SANTANA PREFEITO DE SANTAREM.

    Resposta
    • 1 de abril de 2012 em 23:42
      Permalink

      Eu prefiro o TIBUCA para vereador.

      Resposta
  • 16 de março de 2012 em 15:20
    Permalink

    toda associação sem fins lucrativo é mantida pelos associados de olho vc ta é mal informado ou se faz de burro, a associação do ivan é vencedora conseguiu lutar e traser um projeto pra santarem, coisa que tu e teu partido numca fiseram, afinal vcs só fazem roubar as verbas que vem pra santarem, se tu é homem fala isso no meio da reunião do povo dele, kkkkkk queria ver se tu chegaria a andar menos 1 metro, eles vao tirar teu coro eles sao unidos ta pensando que é facil é tua abobrinha nao cola, respeita o movimento, e mostra tua catra como eu e as pessoas de bem, que falam e assinam em baixo. ta com inveja o povo quer ivan leão pra prefeito.

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 10:12
    Permalink

    O judiciario tem que ta Alerta, pois tem candidatos que estao se aproveitando desse impasse de minha casa minha vida e do orçamento participativo e ja falando como candidato e os cabos eleitorais junto falando que as familias que sao sorteadas ja estao com a casa ganha,isso e menos verdade .Estou so observando.

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 09:48
    Permalink

    Eu acho que a Amanda ta cega ou tem um caso o esse tal de Ivan \”\”Leao\”\”, esse povinho que é enganado não vê que ele so quer enganar voces de novo, ganhar o o dinheirinho de vcs, daqui a pouco ele vai começar a cobrar novamente, aguarde chegar seu carnê.

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 08:40
    Permalink

    ESSE IVAN LEÃO É UM ESTELIONATÁRIO DE PRIMEIRA, A MUITO TEMPO ELE VEM APLICANDO GOLPES NA CIDADE. BEM ANTES MESMO DELE SE ENVOLVER COM ESSE NEGÓCIO DE ASSOCIAÇÃO.ELE É UM VAGABUNDO QUE JA ERA PRA ESTAR PRESO. NÃO TO DEFENDENDO O GOVERNO OU A PREFEITURA, QUE PRA MIM NÃO VALE O QUE O GATO ENTERRA, BANDO DE CORRUPTOS. SE ESSE VAGABUNDO ESTÁ DENUNCIANDO É PORQUE ELE NÃO ESTÁ SENDO BENEFICIADO DO ESQUEMA.

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 08:07
    Permalink

    É POR ISSO QUE SANTAREM NÃO TA COMO TA, ESSES POLITICOS CORRUPTOS SÓ QUEREM FAZER AS COISAS ERRADAS, É POR ISSO QUE HOJE TEMOS O DESPRASER DE DISER QUE O POLITICO QUE TEM MAIS PROCESSO NO BRASIL SE CHAMA LIRA MAIA, A PREFEITA MARIA DO CARMO VAI NO MESMO CAMINHO, O PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES TEM 4 MANDATOS NÃO TEVE O PRASER DE FAZER ALGO PELA POPULAÇÃO. CHEGA DE CORRUPÇÃO O POVO PEDE IVAN LEÃO O DEFENSOR DA POPULAÇÃO.

    Resposta
  • 15 de março de 2012 em 19:19
    Permalink

    esse secretario de habitação ta mentindo esse povo esta la desde 2009, porque o beto frazão não me responde essa simples pergunta: como que estao fazendo projetos nessa area se ela ainda se encontra na justiça, eu vi no site do tribunal o processo, eu acho que tem coisa errada ai por tras de tudo isso e esse secretario deve ta todo enrolado com isso, ainda vai da policia federal, TEM QUE DENUNCIAR MESMO, O POVO TA COM VOCE IVAN LEÃO. PARABENS PELA SUA LUTA.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *