Hospital Regional de Santarém realizará transplante renal da Região Oeste do Pará

Visita no HRBA

Após receber a visita dos representantes da Central de Transplantes do Pará e da Coordenação da Equipe Hepato de Transplantes Renais do Brasil, no último dia 21 de junho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, ficou mais perto da habilitação para realizar transplantes renais em Santarém. O feito inédito está previsto para o segundo semestre deste ano.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi e o Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings , receberam o Dr. André Luis Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará e o Dr. Tércio Gensine, Coordenador da Equipe Hepato, para levantamento da documentação necessária para a habilitação do HRBA junto a Central Nacional de Transplantes.

Na oportunidade, uma reunião com toda equipe do Hospital Regional, que estará envolvida nos futuros transplantes, foi realizada com presença do Dr. Emanuel Espósito, Coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HRBA, Dra. Terezinha Leão, Coordenadora da Agência Transfusional do HRBA, Dr. Marcos Fortes Coordenador Serviço de Oncologia do HRBA, Dr. Antônio Carlos, Coordenador da UTI Adulto, Dr. Evandro Azevedo, Cirurgião Torácico e Dra. Ivaneida Pantoja, Nefrologista, além de enfermeiros, técnicos e outros componentes da equipe multidisciplinar.

Após a reunião, a equipe foi visitar as instalações do Centro Cirúrgico, Agência Transfusional, UTI(s) e Hemodiálise e verificaram todas as condições técnicas para realização dos transplantes.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a visita representa um grande passo para continuidade no processo de habilitação do Hospital Regional como um centro de transplantes renais. “O Hospital Regional de Santarém caminha a passos largos para a ampliação dos seus serviços de alta complexidade. A implantação dos transplantes, começando pelos renais, significa para os nossos pacientes que dependem da hemodiálise a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. Além disso, a interiorização da alta complexidade traz saúde de qualidade e resolutiva para a nossa região, que antes eram concentradas apenas em grandes centros. Dessa forma, o HRBA coloca Santarém como uma referência nacional em Saúde”, conclui Hebert.

ALEPA concede Título de Cidadão do Pará ao Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém

 A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na noite de terça-feira (26), a entrega de outorgas de títulos honoríficos de Cidadão do Pará e de Honra ao Mérito. A sessão solene aconteceu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia com a presença de todos os Deputados Estaduais ao comando do Deputado Estadual Manoel Pioneiro, Presidente da Alepa.

O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado com o título de Cidadão do Pará. Essa honraria foi proposta pelo Deputado Estadual Alexandre Von e aprovada pelo plenário da ALEPA. A entrega é um reconhecimento pelo seu trabalho à frente da administração do Hospital Regional.

Hebert é natural de Nova Venécia, Espírito Santo, tem 37 anos e experiência de 16 anos na Gestão de Serviços de Saúde, inclusive com atuação no exterior. A Pró-Saúde administra o HRBA há 4 anos e Hebert assumiu a Direção Geral há 2,5 anos. Por seus relevantes serviços prestados à Comunidade Santarena, Hebert já havia recebido o Título de Cidadão de Santarém em 2010.

Para o Deputado Alexandre Von, Hebert Moreschi, é merecedor do título por ter mostrado o seu compromisso com a saúde pública de qualidade e excelência. “Inegavelmente, desde que Hebert assumiu a Gestão do HRBA o hospital melhorou consideravelmente, e isso tem reconhecimento público com os títulos e certificados que o hospital alcançou nos últimos anos”, afirma Alexandre Von.

O Deputado ainda enfatizou o tempo em que Hebert trabalhou no Hospital de Porto Trombetas e que muito contribuiu com o desenvolvimento da saúde na região. “A partir de agora, como Cidadão do Pará, a responsabilidade do Hebert é ainda maior em dar continuidade e de ampliar mais ainda sua dedicação em prol de uma saúde pública de qualidade e de referência”, diz Alexandre.

Para o Hebert Moreschi a homenagem é mais um reconhecimento que a Pró-Saúde e o Hospital Regional ganham por prestar um atendimento humanizado e de referência em alta e média complexidade para a Região Oeste do Pará. “Os desafios que temos na gestão da saúde são tão grandes quanto o tamanho da nossa região. A Pró-Saúde assumiu a administração do HRBA em 2008 e desde então vem conquistando enormes avanços para a nossa população. A parceria e os investimentos do Governo do Estado, principalmente em 2011, fizeram com que o Hospital quadruplicasse o volume de atendimentos, implantasse mais serviços de Alta Complexidade, obtivesse o título de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Implantasse a Residência Médica e tivesse diversos reconhecimentos nacionais, destacando-se principalmente a Acreditação. Para 2012, temos muitos projetos para ampliar ainda mais a capacidade e resolutividade do HRBA. Agradeço à Assembleia Legislativa, ao Deputado Alexandre Von e à População do Oeste do Pará por esse reconhecimento. Ele mostra que apesar dos desafios serem muitos, estamos no caminho certo!”, conclui Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

10 comentários em “Hospital Regional de Santarém realizará transplante renal da Região Oeste do Pará

  • 28 de junho de 2012 em 07:41
    Permalink

    Dr. Herberth, não ligue para essas picuinhas politicas. Continue executando seu trabalho com maestria. Admiro muito sua atuação e sua personalidade. Você é sim um verdadeiro cidadão de Santarém, do Pará e do Tapajós.
    Parabéns!

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 21:55
    Permalink

    Acho que a ALEPA deveria ser melhor assessorado, porque ele parece desconhecer completamente as irregularidades da Pro-Saúde em todo Brasil.
    A Pró-Saúde está sendo processada em vários estados por danos aos cofres públicos, o que tem sido divulgado amplamente na midia. Em Goiás, por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado, determinou a suspensão cautelar de qualquer pagamento relativo ao contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Pró-Saúde para a administração do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURS). A causa foi o reaproveitamento dos servidores lotados no hospital, além de apurar as ausências, retiradas e faltas injustificadas dos servidores lotados na unidade hospitalar. Já em Foz do Iguaçu (PR), a Justiça determinou, que o prefeito do município Paulo Mac Donald, suspendesse o contrato estabelecido com a Pró-Saúde, responsável pela administração do Hospital Municipal. A suspensão ocorreu em razão de irregularidades na contratação de funcionários. No Estado de Alagoas, em 2011, o Tribunal de Contas do Estado recomendou a suspensão de contrato da Secretaria de Saúde e a Pró-Saúde, porque o contrato resulta em dano ao erário, pela ausência de pesquisa de preços, por ocasião da contratação. No Tocantins, o Governador do Estado suspendeu o contrato com a Pró-Saúde que administrava 16 hospitais, porque encontrou superfaturamento de mais de 280% na gestão dos hospitais. Ainda no Tocantins, o Ministerio Público Federal abriu cinco inqueritos na Policia Federal para apurar danos cometidos pela Pró-Saúde ao cofres públicos e o TCU diuvlugou relatório com várias irregularidades comeitidas pela Pró-Saúde na gestão dos hospitais no mesmo Estado.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 18:53
    Permalink

    A Pró-Saúde teve contratos suspensos em vários estados do Brasil, como no Paraná, em Alagoas, em Goiás e no Tocantins por danos aos cofres públicos, inclusive teve abertura de inquéritos na Policia Federal encaminhadas pelo Ministério Público Federal no Tocantins. Muito estranho que a mesma empresa seja homenageada aqui no Pará.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 17:11
    Permalink

    Homenageado muito bem escolhido. Profissional sério, competente e muito dedicado à causa da saúde.
    Todos percebem as melhorias que vem acontecendo no Regional. Parabéns.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 17:03
    Permalink

    Seria melhor ainda se o HRBA também colocasse para funcionar os leitos do setor de hemodiálise que não estão sendo utilizados para reduzir a fila de espera dos pacientes renais cronicos e para desafogar o Hospital Municipal de Santarém.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 14:28
    Permalink

    Duas excelentes notícias. Trazer transplantes pra Santarém é um sonho que vem se tornando realidade.
    Esses avanços se devem muito ao trabalho do Dr. Herbert que é um batalhador na busca de coisas novas para o nosso hospital regional. Além de ser muito competente e educado.
    Prêmio muito merecido. Desejo a ele muita serenidade na direção do regional, porque não deve ser uma tarefa nada fácil. Meus parabéns.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 13:50
    Permalink

    Com certeza muito merecido.
    Dr. Herbert é incansável no trabalho para melhorar a saúde da nossa região.
    Torço muito pra que ele continue tendo muito sucesso.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 13:42
    Permalink

    Espero que o TCU (Tribunal de Contas da União) e o DENASUS façam logo no Hospital Regional de Santarem o bom trabalho que fizeram com a Pró-Saúde do Tocantins. O povo agradeceria.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 10:43
    Permalink

    É verdade. Pra lidar com todos os problemas de um hospital grande assim precisa ser uma pessoa abençoada por Deus. O Dr. Herbett é assim. Além disso é muito humano sempre atendendo a todos com carinho e dedicação. Com certeza, o prêmio é merecido.

    Resposta
  • 27 de junho de 2012 em 09:19
    Permalink

    Parabéns ao Dr. Herberth pelo reconhecimento. Tenho certeza que dirigir um hospital do tamanho do Regional não é fácil. E ele conseguiu com tranqüilidade e sabedoria conduzir o hospital a muitas conquistas. Fico muito feliz que ele tenha recebido esse reconhecimento.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *