Dilma Serrão reúne com secretários sobre planejamento de seu governo

Dilma Serrão
Dilma Serrão

Foram concluídas na quarta-feira (16/01) as reuniões de planejamento que cada Secretaria da Prefeitura de Belterra desenvolveu para fazer o diagnóstico da real situação de cada órgão. Reuniões estas que iniciaram dia 08/01 e encerraram na tarde de quarta-feira com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.
Durante os encontros foram apresentados os diagnósticos de cada setor e partir deles foram apresentadas a metas para este ano, que serão apreciadas e colocadas para aprovação do Conselho da Cidadania nos dias 18 e 19 de Janeiro, nas dependências da Escola Vitalina Mota, com início às 8h do dia 18/01.
Um dos pontos importantes deste planejamento foi o estudo da Lei Orçamentária Anual (LOA), que ocorreu no último sábado (12/01), na Escola Vitalina Mota. Neste encontro a Prefeita de Belterra Dilma Serrão reforçou a importância deste momento para ter clareza das decisões que serão tomadas, para avançar nas mudanças que o Ex-Prefeito Geraldo Pastana vinha fazendo no Município “O planejamento é fundamental para fazermos um bom trabalho pelo Município. Estes encontros são momentos de conhecermos os problemas e suas causas, para traçar as metas, definindo inclusive os prazos, no objetivo de ter um plano eficiente, por que assim avançaremos ainda mais com as mudanças que o Ex-Prefeito Geraldo Pastana iniciou. Também é importante que o planejamento seja participativo, ou seja, com a contribuição de todos os secretários, coordenadores e assessores, para definir as ações que serão trabalhadas no Município”, destacou.
Dilma Serrão ressaltou a importância do estudo da LOA por cada Secretaria. “Hoje, estamos estudando os instrumentos necessários para o plano, como por exemplo, o Orçamento que foi a lei aprovada pela Câmara ainda no ano passado que prevê os recursos e ações para 2013”, finalizou.
Durante o encontro o Diretor do Controle Interno da Prefeitura, Raimundo Dias, fez uma exposição sobre os recursos previstos, as receitas disponíveis para cada Secretaria e as ações para o ano em curso. Segundo ele, o Município precisa aumentar a arrecadação municipal, tendo em vista que a principal fonte dos recursos financeiros de Belterra são as transferências federais, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
A Coordenadora de Planejamento Antônia Uchoa reforçou a necessidade de se fazer um bom planejamento, para se ter clareza do que cada secretaria irá precisar para desenvolver o seu trabalho “O encontro foi importante porque os participantes entenderam o que são os instrumentos orçamentários e a necessidade de cada secretário organizar seus gastos de acordo com a receita real do Município. Ficou claro que cada secretaria deverá buscar formas de capitação de recursos tendo em visto que os recursos do município são escassos”, concluiu.

Fonte: RG 15/O Impacto e Mônica de Almeida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *