Thompson Mota

CIRROSE
Uma das sete principais causas de morte em países do Ocidente, a cirrose hepática está entre as dez doenças que mais matam no Brasil, com 20 mil óbitos por ano. Mais comum em homens com idade superior a 45 anos, é causada principalmente por consumo excessivo de álcool e obesidade, mas pode ser desenvolvida a partir de todas as doenças que levam à inflamação crônica do fígado, como hepatites virais e distúrbios do colesterol. A consolidação da doença segue um processo crônico, progressivo e silencioso de inflamações no fígado até formar múltiplos nódulos.

CIRROSEII
Segundo explicação da cirurgiã gastro-hepatologista Eloiza Quintela, quando os sintomas ficam mais claros e a pessoa descobre que a inflamação avançou, o fígado já não funciona bem e o tratamento apenas vai tentar preservar o órgão ao máximo. “O que é assintomático é a fase inicial, que dura de 1 a 15 anos se desenvolvendo, de forma silenciosa”, afirma ela, acrescentando que, na fase terminal, a doença exige o transplante do fígado.  Nos últimos meses de 2011, um transplante chegou a ser cogitado para salvar a vida do ex-jogador Sócrates. O craque morreu em 4 de dezembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após quatro internações. Na primeira, em agosto daquele ano, Sócrates admitiu que foi dependente de álcool e revelou ter cirrose.

CIRROSE III
De acordo com Eloiza, o alcoolismo atinge 15% da população brasileira e pode causar outros problemas além da cirrose, como câncer na boca, língua e esôfago. Entre os primeiros alertas para a cirrose estão perda da libido, aumento das mamas (nos homens), fraqueza, inchaço nas pernas e varizes, alteração nas cores da urina (escura) e das fezes (clara) e câimbras freqüentes. A abstinência total ao álcool e a vacina contra a hepatite B ajudam a evitar a cirrose. Além disso, Eloiza recomenda alimentação saudável e uso controlado de medicamentos, especialmente corticóides. Ela sugere, ainda, a realização periódica de exames médicos.

TABAGISMO
Aprovada há mais de 1 ano, lei federal antifumo ainda espera por regulamentação para realmente passar a valer em todo o Brasil. Só oito Estados têm legislação própria. Graças a uma alteração na Lei 9.294/96, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 15 de dezembro de 2011, o Brasil já tem uma lei federal antifumo – que proíbe fumar em lugares fechados, privados ou públicos, e limita a propaganda de cigarros e similares. A legislação, porém, não surte qualquer efeito em território nacional.

TABAGISMO II
Mais de 13 meses após ter sido publicada no Diário Oficial da União, a lei aguarda a regulamentação para valer de fato. “Teoricamente [a novidade da lei 9.294/96] está em vigor, mas como não está definida a regulamentação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as secretarias de saúde e outros órgãos ficam sem saber como agir para que seja cumprida”. A lei 12.546, que decreta a mudança na lei federal antifumo, deixa bem claro que as novas medidas “produzirão efeitos somente após a sua regulamentação”. Por isso, entidades que lutam contra as causas e os efeitos da dependência do tabaco pressionam o governo. Hoje só oito Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Paraíba, Roraima, Rondônia e Amazonas – sabem como proceder contra os fumódromos. Isso porque se anteciparam e criaram leis estaduais antifumo.

OCIOSIDADE
O número de jovens brasileiros com idades entre 15 e 29 anos que não estudam, não trabalham e não procuram emprego já chega a 8,8 milhões no País, aponta pesquisa do IPEA. Eles não estudam, não trabalham e não procuram emprego. Conhecidos como “nem nem”, os jovens ociosos entre 15 e 29 anos já somam 8,8 milhões no País – o que representa mais de 17% dos brasileiros nessa faixa etária. Levantamento publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no fim do ano passado mostra que o número de jovens nessa situação aumentou em 708 mil de 2000 a 2010.

OCIOSIDADE II
Os motivos que levam ao abandono da escola e do trabalho podem ser bastante diversificados. O certo é que a geração “nem nem” é um fenômeno de consequências perigosas para o futuro dos jovens e do País, como alerta Solange Kanso, uma das autoras da pesquisa. “Com pouco estudo e baixo rendimento, o jovem não consegue se preparar para o mercado. Não estar inserido no mercado resulta em renda ainda menor e isso afeta a frequência escolar, vira um ciclo vicioso”.

FINANCIAMENTO
Mototaxistas de todo o Estado que desejam adquirir motocicletas ou equipamentos para desenvolver a atividade agora contam com uma linha de crédito específica no Banpará. O valor do financiamento varia de mil a dez mil reais e pode ser pago em até 36 vezes. A gerente de microcrédito do banco, Rosa Almeida, explica que o objetivo da linha é contribuir para a geração de emprego e renda. “A nossa intenção é facilitar o acesso ao crédito e, assim, poder gerar ocupação e, consequentemente, renda”, observa. Segundo a gerente, a iniciativa ainda estimula a segurança no trânsito, uma vez que, para conseguir o financiamento, é necessário que o condutor obedeça a uma série de exigências, como o cadastro do departamento de trânsito do município onde ele vive e um curso de direção defensiva, ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Gesto digno de elogio, atitude nobre tomada pelo prefeito de Santarém Alexandre Von (PSDB) no jogo do São Francisco contra o Paragominas no ultimo domingo (20). Acompanhou o ilustre torcedor Franciscano número 1 Chico Coimbra ao estádio Colosso do Tapajós, para assistir a partida. Uma bela imagem.  O empresário é genitor da primeira dama Zuíla Von. XX Feijoada com muito pagode no próximo domingo (03.02) sob o comando da competente e renomada cheff Marlene Arlete. O evento será realizado no Spazio Melo Eventos na Curua-una entre Álvaro Adolfo e Borges Leal. Imperdível. Apenas R$ 7,00. XX Problemas de visão podem dificultar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Por isso, o projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde atua na identificação e na correção de problemas de visão de crianças da rede pública de ensino, vinculadas ao Programa Saúde na Escola. O Projeto foi criado em 2007 em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. XX Os 91 anos do nascimento de Leonel Brizola, ocorrido na última terça-feira (22/01), foram celebrados em diferentes Estados brasileiros. Em Belém a homenagem foi comandada por Odair Corrêa e Shirley Silva. XX Vereador Henderson Pinto (DEM) presidente da Câmara Municipal de Santarém, vai administrar o Legislativo com trabalho, dinamismo, independência e competência. Quem viver verá. XX O governo do Pará já concluiu o planejamento das campanhas de prevenção a acidentes com motores de barcos, que causam escalpelamento. Atualmente existem 29 comitês municipais instalados no Estado – 16 no Marajó, região responsável por quase 50% dos casos registrados em 2012, e 13 no Baixo Amazonas. XX Mais de 93 mil servidores estaduais, o equivalente a 88% do funcionalismo, receberão os salários de janeiro com reajuste, incluindo o novo piso salarial do magistério e o percentual de aumento do salário mínimo, resultando em um acréscimo superior a R$ 15 milhões na folha de pagamento do serviço público estadual. O pagamento inicia nesta sexta-feira (25/01). XX Neste domingo tem São Francisco X Tuna. Informo aos ilustres amigos que sou tunante, desde pequenino. Vamos ao estádio. Que vença o melhor. Transmissão Rádio Ponta Negra AM. XX Meu amigo Nilson Natalino após vários meses na capital, retornou à Santarém. Cabo, seja bem vindo. XX Neste sábado encontro marcado na Garapeira Ypiranga do grande amigo Cacheado. Presenças da Loira gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa e Bela Dalila. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *