Falsos dentistas são flagrados atuando em Santarém

Dra. Marinalda Lavor, do CRO, alerta população para falsos profissionais
Dra. Marinalda Lavor, do CRO, alerta população para falsos profissionais

Uma operação surpresa desencadeada pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia no Pará, Dr. Roberto Pires, juntamente com o Dr. Armando Tuji, vindos de Belém para em conjunto com a representante do CRO em Santarém, Dra. Marinalda Lavor, detectou que falsos profissionais estariam exercendo a profissão de cirurgião dentista.
Sigilo: A operação de fiscalização começou às nove horas da manhã de segunda-feira, dia 18. Importante ressaltar que o presidente do CRO no Estado, chegou a Santarém munido com informações dos locais onde deveria fazer as fiscalizações. Essa ação não foi divulgada para a imprensa, pois das outras vezes as informações vazavam, o que prejudicava o trabalho de fiscalização. “Uma operação tão sigilosa que nem eu, nem o representante do CRO no Baixo Amazonas, Dr. Ricardo Prata, que reside no município de Prainha, não sabíamos o dia certo em que ela chegaria”, observou a cirurgião dentista Marinalda Lavor.
Segundo explicações da Dra. Marinalda Lavor, o Conselho Regional de Odontologia tem como objetivo fiscalizar a atuação dos cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares, profissionais da odontologia. Sobre a atuação dos práticos, a cirurgiã dentista explicou que: “Esta questão dos práticos e falsos dentistas tem que ser fiscalizada pela Vigilância Sanitária”.
Fiscalização: A operação iniciada na Pérola do Tapajós foi feita por conta de informações de que dentistas estariam dando cobertura para profissionais sem qualificação necessária para exercer a função de cirurgião dentista. Conforme a Dra. Marinalda Lavor, em um dos consultórios houve um flagrante de irregularidade: “A moça que atendia os pacientes e os colocavam na cadeira, era formada em curso Técnico de Saúde Bucal (TSB), sem prerrogativa legal de atuar na boca do paciente”, disse a cirurgiã dentista, explicando que, técnico em saúde bucal só pode atuar com supervisão direta do cirurgião dentista, não pode trabalhar sozinho, como estava acontecendo no momento do flagrante em uma clínica no centro da cidade. Técnico em saúde bucal não pode fazer manutenção em aparelho ortodôntico, como surgiram as denúncias nesse sentido. A vistoria nas clínicas iniciou após denúncias enviadas ao Conselho de Belém, de que profissionais não habilitados estariam atuando como dentistas em Santarém.
Segundo Dr. Roberto Pires, a técnica flagrada atuando irregularmente deve responder eticamente junto ao Conselho Regional. Caso ocorra reincidência, existe a possibilidade de a pessoa perder a carteira de técnica.
Protéticos: Na tarde de segunda-feira, em um consultório localizado no bairro Interventoria, a partir da operação de fiscalização feita pelo CRO em Santarém, um protético foi flagrado fazendo o tratamento de um paciente sem o acompanhamento de um profissional da área. “Protético, segundo o Conselho Regional de Odontologia, é o técnico em prótese dentária, com uma Lei que regulamenta sua atividade”, citou Dra. Marinalda Lavor. “Os técnicos em prótese dentária fazem atividades laboratoriais, em nenhum momento tocam na cavidade bucal do paciente”, informou a representante do CRO em Santarém. Se os protéticos fazem limpeza e extração de dentes, são chamados falsos dentistas. O protético, que na realidade não era protético, muito menos dentista e sim motorista, conforme confessou no momento do depoimento policial, foi levado até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). Agora, ele deve responder pelo crime de charlatanismo. E que o exemplo sirva para todos que se dizem dentistas, mas na realidade exercem a profissão ilegalmente. Reclamações podem ser feitas através do site: www.cropa.org.br ou pelo telefone (91) 3205-1600.

Por: Carlos Cruz

 

 

Um comentário em “Falsos dentistas são flagrados atuando em Santarém

  • 21 de fevereiro de 2013 em 19:16
    Permalink

    ALÕ NÃO É SÓ DENTISTA NÃO TEM MÉDICO TBM TÁ!

    EU JÁ VINHA DESCONFIANDO MAS ACHAVA QUE EU ESTAVA ERRADO EM SUSPEITAR DO PROFISSIONAL.
    AGORA CHEGOU A TONA!
    AQUI É TUDO CONTRA OS POBRES, VEM LADRÃO DE FORA , VEM FALSOS MÉDICOS DE FORA , VEM FALSOS DENTISTA DE FORA. É TUDO PARA FFFFFFFUUUUUDDDDDEEEERRR O SANTARENO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *