Médico alerta que água de poços artesianos oferece riscos à saúde

Dr. Júlio César
Dr. Júlio César

Problemas ocasionados pela má distribuição de água potável por parte da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em dezenas de bairros de Santarém levou os moradores a construírem diversos poços artesianos em diferentes pontos da cidade. A qualidade da água dos poços artesianos consumida pelos moradores virou alvo de preocupação de médicos que atuam no Município.

De acordo com o médico Júlio César Imibiriba de Castro, apesar de apresentar solução para as famílias, o responsável deve tomar alguns cuidados para que se tenha uma água de qualidade. Ele ressalta que há riscos que as pessoas podem adquirir ao usarem a água sem uma análise, para confirmar a pureza para o uso doméstico.

O serviço de perfuração e instalação de poços artesianos envolve uma série de tarefas, a começar pelo estudo de avaliação hidrogeológica, feito por geólogo credenciado ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), que identifica as probabilidades de haver recursos hídricos no local avaliado.

Do ponto de vista legal, antes de iniciar a obra é preciso fazer solicitação prévia ao órgão estadual gestor de recursos hídricos.

Mas a licença de execução não confere a seu titular o direito de uso dos recursos hídricos. Depois de perfurado o poço e medida a vazão real da água, solicita-se a outorga do direito de uso da água.

Em Santarém, os moradores reclamam que a burocracia não é levada em conta pelos órgãos competentes, que sequer fazem a vistoria nos poços perfurados nos quintais das residências.

BAIRROS SEM ÁGUA DA COSANPA: Oito presidentes de Associações e Conselhos Comunitários de bairros periféricos de Santarém protocolaram junto ao prefeito Alexandre Von um documento solicitando uma reunião para tratar sobre a água nos bairros que formam a grande área do Maicá. De acordo com as lideranças comunitárias a reunião deve ser realizada em caráter de urgência-urgentíssima com o objetivo de discutir e encontrar solução emergencial, definitiva ou paliativa para o serviço de abastecimento de água potável para a população desses bairros. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Jaderlândia, Adilson Matos, falou que a situação está caótica e pede que o prefeito Alexandre Von receba as lideranças comunitárias para conversar. Pelo documento protocolado no gabinete do Prefeito, nos bairros Pérola do Maicá, Vigia e Urumanduba não existe fornecimento de água da Cosanpa.

VEREADOR COBRA DO MUNICÍPIO MANUTENÇÃO DOS POÇOS: Em pronunciamento na Câmara de Santarém, o vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) falou sobre os Microssistemas da cidade. Ele lembra que em dezembro de 2011, foi aprovado o Código Tributário do Município, que em seu artigo 156, parágrafo 1º, fala sobre a inserção do Custeio do Serviço de Iluminação Pública à microssistemas de abastecimento de água, que hoje diversas associações de bairros da cidade, inclusive constatado na Floresta, podem estar pagando essa contribuição indevida. Ronan disse, ainda, que os microssistemas suprem a necessidade do abastecimento de água que deveria ser feito pela Cosanpa, o que segundo ele, a implantação e manutenção do dos serviços, são de responsabilidade do Município, comprovado através da Lei Municipal nº 18.051/06, artigo 61 IV e V. O Vereador sugeriu que para tentar solucionar a cobrança indevida, que seja encaminhada à Celpa, uma cópia do Código Tributário, para conhecimento da empresa, bem como o uma reunião deve ser marcada para alertá-los sobre a infração.

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Médico alerta que água de poços artesianos oferece riscos à saúde

  • 2 de setembro de 2013 em 15:56
    Permalink

    viu aí o que os cabras escreveram! vcs viram que os cabras entendem. tudo verdade eu já vi cavador de poço artesiano entregar poço com água de fossa.ele falou para o dono da casa depois ela vai limpando porque foi muito mexida depois água assenta. meu amigo se é na minha cara eu assento é a mão na sua cara seu cabra safado seu enganador.
    aqui em santarém como o campo do oeste falou não se pode cavar poço artesiano, todos tem fossas e perto uma da outra, e ainda tem morador que faz a fossa no fundo do terreno, como que o tatuzão vai limpar. morador santareno fossa se faz na frente e com um visor para vc ver o nivél que se encontra a sujeira. mais infelismente a mente ainda é de índio né!

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 12:53
    Permalink

    Dr aqui não existe estudo em nada! o cara chega e cava o poço sem nenhuma qualidade. não existe licença, não existe sondagem, o cara chega na sua casa de bicicleta com as ferramentas e começar cava e pronto. meus amigos cavadores de poço artesiano isso não é assim não amigo.vc tem que fazer estudo do solo, vc tem que comunicar ao meio ambiente que vai perfurar o solo para extrair água, vc tem que pagar uma taxa, e os orgão competente tem que ir ao local para dar o habite se pode ser cava ali este poço, se tem fossas por perto, amigos os terrenos aqui são pequenos 10x 30 todos tem fossas aqui não se pode cavar poço artesiano, a água não vai ter qualidade de consumo humano.
    Dr gostei do seu alerta! aqui é tudo fuleragem e seboseira e sebosidade.aqui é maria vai com as outras. o cara é cavador de poço artesiano sem conhecimento nenhum, nem nota do serviço ele tem.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2013 em 15:22
    Permalink

    Dr JULIO CESAR, ESTOU AQUI NESTA CIDADE DESDE DE 2010, FOI A 1 COISA QUE EU VI FOI SOBRE ESTE ASSUNTO DE POÇO ARTESIANO CONTAMINADO.EU SEI O QUE É PESQUISA DE ALIMENTOS. EU QUANDO FUI FAZER UMA CISTERNA NA MINHA CASA MUITOS FALARAM COMIGO PRÁ QUE ISSO? FAZ UM POÇO ARTESIANO E COLOCA UM BOMBA! SÓ QUE ISSO É PENSAMENTO DE ÍNDIO NÉ!
    GOSTARIA MUITO QUE MINHA ESPOSA IRASSE UM TEMPINHO PARA LER ESTA MATÉRIA SOBRE POÇO ARTESIANO EM SANTARÉM. Dr EU SOU ESPECIALISTA EM ÁGUA TRATADA! SEI DE TUDO DE QUE UMA ÁGUA PODE TRAZER DE COLIFORMIS FECAIS. SANTARÉM NÃO EXISTE TRATAMENTO DE ESGOTO, NEM MUITO MENOS CX DE GORDURA NAS RESIDENCIA E NA CIDADE.OS DETRITOS SÃO JOGADOS NO QUINTAL,ISSO VAI PARA O LENÇOL FREÁTICO ONDE SÃO ABSORVIDOS PELOS POÇOS ARTESIANOS. UMA PENA PORQUE EU NÃO ESTOU EM SANTARÉM SE EU IA LHE PROCURAR Dr PARA NÓS TRABALHARMOS CIM A CIMA DESTE ASSUNTO. VALEU Dr JULIO CESAR SABIA QUE UM DIA IA PARECER UMA PESSOA PARA FALAR NESTE ASSUNTO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *