População revoltada incendeia prédios e veículos em Oriximiná

Veículos da Coordenadoria de Trânsito foram queimados
Veículos da Coordenadoria de Trânsito foram queimados

Por volta de 07h, de quarta-feira, 06, homens do Grupo Tático Operacional (GTO) do 3º Batalhão de Polícia Militar de Santarém (BPM) foram destacados ao município de Oriximiná, na região da Calha Norte, Oeste do Pará, onde centenas de pessoas invadiram prédios públicos.

O objetivo da Polícia Militar de Santarém foi garantir reforço a 12ª Companhia de Policiamento de Oriximiná (CIPM), na guarnição de prédios públicos daquele Município. Após os agentes de trânsito identificados como Joelson Paranatinga e Carlos Dias derrubarem com chute na roda traseira de uma motocicleta o estudante Carlos Diogo Tavares, 18 anos, e efetuar o uso de arma de choque, contra o jovem. Revoltado, um grupo de pessoas incendiou as instalações do COMTRAN de Oriximiná, bem como veículos do órgão foram queimados. Eles invadiram também e destruíram as residências dos referidos agentes de trânsito.

Segundo testemunhas, o estudante estava com a motocicleta trafregando por uma das ruas do Município, quando foi abordado por uma blitz. Como estava sem capacete, não parou na blitz, quando foi agredido por um dos agentes que o empurrou e o jovem caiu e se feriu gravemente, mas está fora de perigo. A população revoltada destruiu o prédio do órgão com fogo, além de incendiar também dois veículos do COMTRAN e de matar o cachorro de um dos agentes, depredando o veículo do fiscal. Ainda de acordo com populares, a Polícia não conteve a população revoltada e bateu em retirada.

PERSEGUIÇÃO: Para um grupo de moradores de Oriximiná o fato ocorrido contra o jovem Diogo Tavares pode ser entendido como “perseguição”. Segundo eles, por irresponsabilidade de autoridades municipais, na terça-feira, 5, aconteceu a maior tragédia da história de Oriximiná. Após não parar em uma blitz do Comtran, o jovem Carlos Diogo, que estava dirigindo sem capacete uma motocicleta, foi perseguido e derrubado pelo agente de trânsito Joelson Cohen Paranatinga. Testemunhas relataram que o agente quase assassinou o rapaz, o qual bateu a cabeça no asfalto e ficou gravemente ferido. Parte da população de Oriximiná se revoltou e ateou fogo na Secretaria de Trânsito do Município, além de causar destruição e tragédia nas casas de agentes de trânsito que faziam a blitz.

“A verdade dos fatos é que esses agentes despreparados agiam com mão de ferro, humilhando pais de famílias, destratando cidadãos, pois se julgavam acima da Lei, apoiados pelo prefeito Luiz Gonzaga, que só sorria para as confusões diárias nas vias da cidade. Os agente estão foragidos”, contou um morador.

População invadiu e ateou fogo no prédio da COMTRAN
População invadiu e ateou fogo no prédio da COMTRAN

CONFRONTO: Durante o confronto dos moradores com os agentes, segundo testemunhas, uma mulher que mora frente da Comtran, passou mal foi levada para o Hospital Municipal de Oriximiná. Um policial recebeu uma pedrada sem gravidade. Ninguém foi preso.

Ainda durante a confusão, cenas de terror e selvageria foram causadas pela revolta de pessoas que já não agüentavam, segundo elas, a truculência por parte dos agentes de trânsito.

FIM DA COMTRAN: O fim da Comtran, de acordo com os moradores, começou quando os agentes de trânsito que faziam fiscalização e apreensão de veículos na cidade montaram uma barreira na esquina da Travessa Carlos Maria Teixeira, com a Rua Dom Floriano, no bairro Santíssimo. Segundo populares que se encontravam no local, o jovem Carlos Diogo Tavares, que estava dirigindo sem capacete, não parou o veículo no início da barreira. Em seguida, a moto de Diogo teria sido chutada por um dos agentes. Diogo teria perdido o controle do veículo caindo em seguida. Um parente de Diogo informou que o jovem ainda teria sido pisoteado até desmaiar. Os agentes quando perceberam a revolta dos populares se evadiram do local deixando o rapaz agonizando.

REVOLTA: O estudante foi levado para o Hospital Municipal, enquanto que parte da população em sua maioria jovens se dirigiram para o prédio, onde funcionava o órgão. Ao chegar ao local, iniciaram uma noite de terror, pânico, selvageria e destruição da Coordenadoria. Quando uma viatura da Polícia chegou ao local, o portão principal se encontrava no chão. Após o início da confusão, dezenas de pessoas se aglomeravam em frente ao prédio gritando palavras de ordem como: “Queremos justiça” e “fora Comtran”. Do outro lado da rua, pessoas jogavam pedras e paus para cima do anexo. A Polícia Militar efetuou disparos e jogou spray de pimenta para cima com intuito de dispersar os manifestantes. Depois de não ter conseguido dispersar a multidão, o comandante da operação pediu aumento imediato do efetivo policial, levando viaturas e motos, para o local. “Estivemos no local para manter a ordem e impedir que a estrutura do prédio fosse destruída”, disse o capitão Marcelo Ribeiro.

Um grupo de mais de cem motoqueiros saiu pela cidade fazendo buzinaço em direção a casa do agente de rrânsito Carlos Dias, o “Rigico”, que fica situada no cruzamento da Travessa César Guerreiro com a Rua Sete de setembro. Os manifestantes quebraram o portão e destruíram o carro do agente que estava no quintal. Eles também apedrejaram o telhado da casa.

Jovem Diogo Tavares foi agredido por um agente de trânsito
Jovem Diogo Tavares foi agredido por um agente de trânsito

DESTRUIÇÃO: Em seguida com um número maior os motoqueiros se deslocaram para o bairro Cidade Nova onde também destruíram a parte da frente da casa do agente Joelson Cohen Paranatinga. Um dos manifestantes tentou derrubar um portão de ferro com a própria moto.

O próximo alvo dos motoqueiros era a casa do coordenador Carlos Farias, mas ao chegar em frente à residência eles foram informados que Carlão está viajando.

INCÊNDIO: Já se passava de uma hora da quarta-feira, 06, quando a Polícia Militar percebeu que a parte de trás do pátio que guardava as motos estava pegando fogo. O capitão Marcelo Ribeiro, cumprindo ordens superiores, ordenou que os policiais batessem em retirada. Aos gritos as pessoas jogavam pedras na Polícia e um policial foi atingido sem gravidade.

O terrorismo tomou conta do local, pessoas com pedras e paus quebravam o que viam pela frente dentro do pátio, enquanto que outras incendiavam dois carros. A cena de barbárie e de selvageria era nítida no semblante de cada um, cujo objetivo era dar um fim à Comtran. Tudo que havia dentro do prédio era colocado para fora para em seguida ser incendiado, mas o que se viu foi o verdadeiro saque. Mulheres e crianças carregavam panelas, pratos e talheres. Adolescentes também carregavam descargas de motos. Todas as motos que estavam apreendidas foram levadas. Os manifestantes só pararam quando viram tudo destruído.

Já o jovem Diogo Tavares, foi atendido no HMO e depois foi transferido para Santarém, onde recebe melhor atendimento médico.

Fonte: RG 15/O Impacto

4 comentários em “População revoltada incendeia prédios e veículos em Oriximiná

  • 7 de novembro de 2013 em 21:16
    Permalink

    O povo está revoltado com esse governo do Gonzaga. Oriximiná arrecada milhões e milhões que são desviado.
    O Gonzaga só está levando dinheiro do povo, mas tem muita gente de olho e o bicho vai começar a pegar.
    Aguardem!!!

    Resposta
  • 6 de novembro de 2013 em 17:56
    Permalink

    mai uma vez a imparcialidade desse meio de comunicacao tentando manipular as informacoes nao forao varios predios públicos e sim um do servico de transito da cidade nada que ver com os outros orgaos públicos , houve sim um incentivo terrorista do grupo Ferrari em tentar tumultuar a cidade , falata de responsabildade o impacto onde esta sua credibilidade

    Resposta
  • 6 de novembro de 2013 em 17:49
    Permalink

    NADA JUSTIFICA , ATOS DE VANDALISMO DEMOSTRA A FALTA DE EDUCACAO E CIVILIZACAO DE UM POVO, E NADA QUE VER INVOLUCRAR O NOME DO PREFEITO DA CIDADE QUE VEM SOFRENDRO PERSIGUICAO POLITICA DE UM GRUPO FRUSTRADO QUE PERDEU AS ELEICOES NESSE LAMENTAVEL EPISODIO , AGORA CONCORDO QUE A JUSTICA DEVA SER FEITA CONTRA ESSE CARLOS DIAS , PREPOTENTE IGNORANTE SEM EDUCACAO, E SE BEM QUE ESSE E UM FATO ISOLADO QUE A OPOSICAO APROVEITANDO A DOR ALLHEI QUER USAR A SEU BENEFICIO

    Resposta
  • 6 de novembro de 2013 em 15:43
    Permalink

    Enquanto em Santarém ficamos pacientemente esperando a boa vontade da empresa CLEAN pasar em nossa rua para retirar o lixo nos dias programados com suas sucatas barulhentas , fumacenta e fetídicas pelo lixo vencidos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *