Tribos de Juruti já estão em clima de Festribal

Juruti já está em clima de Festribal. Os preparativos para o XX Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) começaram desde o mês de abril, quando as duas agremiações que abrilhantam a festa iniciaram os trabalhos. A primeira ação foi a eleição interna e depois apresentação dos novos itens que concorrem à pontuação dos jurados. Tanto Muirapinima como Munduruku fizeram suas festas de apresentação dos novos itens. Foi nesse mês também que os cantores e compositores entraram em estúdios para a gravação dos cantos tribais em CDs e DVDs.

Munduruku e Muirapinima
Munduruku e Muirapinima

Portão de entrada do Município dá boas vindas aos visitantes
Portão de entrada do Município dá boas vindas aos visitantes

Agora no mês de maio acontecem as festas de lançamento desses produtos, sendo que a Tribo Munduruku (amarelo e vermelho), apresentou seu produto para a grande torcida no último sábado, dia 17 de maio. Neste sábado, 24 de maio, é a vez da Tribo Muirapinima (azul e vermelho) entrar em cena e não apenas apresentar seus novos cantos tribais, mas gravar seu e DVD ao vivo. A festa está sendo preparada com muito carinho e algumas surpresas são esperadas para o momento.

Cada tribo de Juruti tem seu espaço de apresentação, sendo que a Tribo Munduruku se apresenta no Universo Munduruku e a Tribo Muirapinima tem como sede a Aldeia Muirá. Munduruku é chamada de “Tribo Verdadeira” e Muirapinima é chamada de “Tribo do Povão”. Além disso, a partir deste ano, as duas tribos ganharam um novo espaço denominado de “Galpão das Tribos”, uma conquista junto ao Governo do Estado.

Todos esses eventos anunciam o Festribal que este ano acontece no último final de semana de julho, portanto, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho no local chamado de Tribódromo, sendo que no dia 26, uma quinta-feira, é destinada para a “Festa dos Visitantes” que geralmente tem a participação de uma grande atração musical em nível nacional. Nesse sentido já tivemos por aqui bandas como Calypso, RPM, Roupa Nova, Biquini Cavadão, Cidade Negra, etc. Na sexta-feira acontece a apresentação das duas tribos na categoria mirim e no sábado é a vez das tribos principais disputarem o título. O vencedor é anunciado no domingo à tarde no Tribódromo.

O prefeito do município Marco Aurélio Dolzane do Couto (PSD) declarou que tem um carinho muito grande pelo Festribal. Para ele essa é a maior identidade cultural do município que já se tornou patrimônio cultural do Estado do Pará. Por isso, já acionou a Secretaria Municipal de Cultura para agendar uma grande atração para a Festa dos Visitantes que este ano está entre uma banda de forró ou sertanejo. Segundo o prefeito, o evento tem uma despesa em torno de R$ 3 milhões, cuja maior parte sai dos cofres do município e outra parte vem de ajuda do governo do Estado e empresas privadas.

Tribódromo está pronto para receber torcidas
Tribódromo está pronto para receber torcidas

Lindas dançarinas se apresentarão durante o Festribal
Lindas dançarinas se apresentarão durante o Festribal

Outro detalhe interessante que faz parte do Festribal é o intercâmbio que Juruti mantém com Parintins, onde acontece o Festival dos Bois Caprichoso e Garantido, pois boa parte dos dançarinos das tribos se muda para a Ilha Tupinambarana para participar daquele festival. As parcerias foram feitas de forma que os membros da Tribo Munduruku dançam no Boi Caprichoso e os da Tribo Muirapinima, pelo Boi Garantido.

O mesmo acontece por ocasião do Festribal de Juruti quando artistas e dançarinos de Parintins se mudam para Juruti para participarem das danças e confecções de fantasias e alegorias para os grupos locais. Esse entrelaçamento artístico-cultural só serve para engrandecer ainda mais tanto o Festival dos Bois como o Festival das Tribos, sem dúvida, os dois maiores eventos folclóricos da Amazônia, que já levaram para o Brasil e para o mundo os nomes de Parintins e Juruti.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Nery

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *