Coluna Impacto

Descaso na Ufopa

DSCF2731Quem trafega nas vias localizadas dentro do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na antiga Sudam, no bairro do Salé, em Santarém, se depara com o retrato do abandono. Buracos na vias, mato e poças de lama são vistos e constatados por acadêmicos e funcionários da instituição. Em contato com nossa reportagem, um funcionário garantiu que os problemas foram herdados da administração passada, quando os professores Seixas Lourenço e Aldo Queiroz administravam a Universidade. Após assumir a Ufopa, de acordo com o funcionário, a professora Raimunda Monteiro encontrou o espaço físico da instituição apresentando inúmeros problemas, inclusive com as vielas totalmente esburacadas, porém, a nova reitoria não tomou nenhuma providência e o Campus está abandonado.

 

Câmara entra em recesso

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Henderson Pinto (DEM), anunciou o período de recesso do Legislativo local, que iniciou na quinta-feira, 26. A última sessão do semestre foi marcada por discursos sobre os problemas existentes no Município, além da aprovação de projetos lei de interesse social. As atividades do Poder Legislativo estão confirmadas para retornar no primeiro dia útil do mês de agosto deste ano.

 

Sucatas

O Ministério do Trabalho e Emprego em Santarém mudou de endereço, mas deixou no antigo local uma lembrança que não está agradando os moradores do prédio onde funcionava o órgão, na Avenida Presidente Vargas, bem como os motoristas que sobem pela Trv. 15 de Agosto, que ficam sem visão. No local ficaram dois veículos velhos que viraram sucatas e estão sendo foco de baratas, ratos e do mosquito da dengue. A Seminfra deveria levar os dois veículos sucatas para seu pátio, pois ainda vão causar acidentes de trânsito naquele trecho.

 

Invasões à Prefeitura

Um protesto que iniciou por volta de 10h30, de terça-feira, 24, no prédio da Prefeitura de Santarém, reuniu representantes de cerca de oito etnias indígenas da região do Tapajós-Arapiuns, entre elas, Borari, Munduruku e Tapajó. Portando faixas e cartazes, os indígenas protestaram contra o descaso na educação infantil nas aldeias da região do Tapajós. Os índios continuaram acampados na Prefeitura até a manhã de 4ª feira. Na tarde de 4ª feira foi a vez dos Sem Tetos invadirem a sede do Poder Executivo, depois de interditarem por quase a manhã e um pedaço da tarde a Rodovia Fernando Guilhon, que dá acesso ao aeroporto Maestro Wilson Fonseca.

 

Apagão

Revoltados com os constantes problemas na rede de internet em Santarém, moradores, empresários, estudantes e demais segmentos da sociedade cobram soluções emergentes por parte da Embratel. Um ‘apagão’ de internet que começou nas primeiras horas de quarta-feira, 25, deixou agências bancárias, redações de jornais impressos, emissoras de rádio e televisão, sites de notícias, repartições públicas, lojas, lun houses e escolas com diversos problemas ocasionados pela falta do serviço. Segundo os empresários, o prejuízo causado ao comércio local chega a ser incalculável. Até o fechamento desta edição, o serviço de internet ainda não havia sido normalizado em Santarém.

 

BR-163 interditada

Em forma de protesto, moradores de 23 comunidades do planalto santareno iniciaram na manhã de 4ª feira, 25, a interdição da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), no quilômetro 140, entre os municípios de Belterra e Rurópolis. De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Corpus Christi, Juvercílio Pereira “Juva”, a manifestação está acontecendo por conta de ter sido realizado um manifesto na BR-163, no ano de 2010, reivindicando a expansão da rede de energia elétrica. Naquela ocasião, o Grupo Gestor junto ao Ministério Público Federal (MPF) e a Celpa firmaram um compromisso com as comunidades. Entretanto, depois de 4 anos a meta ainda não foi cumprida.

 

Convenção do PMDB

Ronan LiberalLideranças políticas do PMDB de Santarém vivem a expectativa da convenção do partido que vai acontecer no dia 30 deste mês, em Belém do Pará, onde será consolidada a chapa encabeçada por Helder Barbalho, tendo como vice o deputado federal Lira Maia, líder do DEM no Pará. Após a consolidação da aliança política para as eleições estaduais de outubro próximo, entre o PMDB, o DEM e o PT, no início deste mês, várias foram as especulações de filiados dos principais partidos na atualidade com relação aos diretórios regionais. Em Santarém, como o DEM continua na aliança com o PSDB, o vereador Ronan Liberal Júnior (foto) explica que no cenário municipal as conjunturas políticas podem ser feitas de forma diferente. Ele anunciou que o deputado estadual Antônio Rocha vai concorrer à reeleição. Para Ronan, a aliança entre os principais partidos da atualidade no Pará será importante e, que virá para fortalecer ainda mais a chapa a favor da uma mudança do projeto atual do Governo Estadual

RETOQUES

Junhão candidatoDjalma Fonseca de Medeiros Junior, o popular Junhão (na foto com Lira Maia) vai estar no próximo dia 30 em Belém, na convenção do PMDB que vai consolidar a chapa Helder Barbalho e Lira Maia. Na oportunidade, seu nome será homologado como candidato a Deputado Federal pelo DEM. * Vereador Henderson Pinto, presidente da Câmara Municipal de Santarém, foi homenageado na última 4ª feira, pela Assembléia Legislativa do Pará, através do deputado Nélio Aguiar. * Artista plástico Paulo César Nascimento realiza neste sábado, a partir das 10 horas, no Hotel Sandis, localizado na Av. Floriano Peixoto, a exposição “Isso é muito Pai Dégua”. * Será realizada no período de 07 a 12 de julho, a “Caravana do Lazer nas Férias de 2014, organizada pela Semed e Semjel, que contará com 50 alunos de 20 escolas (totalizando 1.000 alunos), que participarão de várias atividades durante esse período. * Depois de oito anos parado, o serviço de mamografia da Casa de Saúde da Mulher voltou a funcionar na última 4ª feira. Serão atendidas cerca de 20 mulheres por dia, pelo serviço de mamografia. * O campo de futebol do Bairro da Matinha, após inúmeras reclamações do atraso nas melhorias prometido pela Prefeitura de Santarém, recebeu iluminação na última quarta-feira, 25. Uma cerimônia realizada no local marcou a entrega da iluminação, além de outras melhorias. * Neste sábado vamos fazer aquela corrente pra frente e que o Brasil vença o Chile e passe para a próxima fase da Copa do Mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *