Nélio Aguiar: “Santarém realizou um carnaval democrático”

Prefeito Nélio Aguiar diz que carnaval na Praça de Eventos e Alter do Chão atraiu milhares de pessoas

O carnaval este ano em Santarém foi um dos melhores dos últimos tempos. Com muita animação, tanto na sede do Município quanto em Alter do Chão, onde milhares de pessoas brincaram com segurança.

Uma noite em que famílias inteiras se reuniram para brincar o Carnaval com tranquilidade e muita animação. Foi exatamente esse sentimento que quem esteve na Praça de Eventos na noite de terça-feira (13) pôde ter. O último dia de Carnaval oficial em Santarém, realizado pela Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes), com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reuniu aproximadamente 20 mil brincantes. O número foi confirmado pela coordenação da festa e pela equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militar que deu apoio em todas as noites de folia no município.

“No sábado, o número de foliões aqui na Praça de Eventos também foi grande, mas na terça-feira esse número foi maior e, a cada momento, chegava mais gente. E o mais importante é que a noite foi tranquila, sem registros graves. De qualquer modo, nós trouxemos aqui para a avenida um dos nossos carros de combate a incêndio, uma ambulância para auxiliar as equipes de saúde nos atendimentos, caso necessitassem. Mas a noite foi tranquila”, informou o Sargento Léo, do Corpo de Bombeiros.

 Foi um Carnaval em que o governo não pôde gastar muito, por conta da crise econômica que atinge todo o País e, mesmo assim, conseguiu proporcionar diversão para milhares de pessoas.

 A folia na noite de terça-feira foi comandada pelas Bandas 5ª Dimensão, Punk e Banda Cintura Fina Elétrica e Trio Paulada com os Blocos da Libes.

“A festa sempre vai dar certo quando o povo é organizado, e a nós fazemos o melhor para o povo. Gostaria de agradecer ao nosso gestor, o prefeito Nélio Aguiar, de ter uma sensibilidade cultural, em dar oportunidade para que o povo possa se divertir. No sábado, foi sucesso e, mesmo com chuva, o público compareceu, e nesta terça não foi diferente. Nós conseguimos alcançar nosso objetivo que era levar diversão segura e saudável para os santarenos. Foi um grande sucesso”, finalizou o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto figueira.

MELA-MELA E CARA LIMPA: Encerrou na segunda-feira (12) a Folia Carnavalesca de Alter do Chão. Organizada pela Agência Distrital e Conselho Comunitário da Vila, com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e dos órgãos de segurança, a festa foi concluída com sucesso. A estratégia opcional garantiu a escolha de entretenimento e respeito entre os foliões.

“A Praça Sete de Setembro, onde ocorreu o Carnaval Cara Limpa, a média de público foi maior que no domingo (11), de 3 mil pessoas o número passou a 5 mil.  Já o Carnaval do Mela-Mela, no primeiro dia aproximadamente 10 mil pessoas participaram, e na segunda, o estimado foi de 8 mil brincantes”, informou o militar do setor de vistoria, sargento Augusto Campos.

O Tenente do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4ºGBM), Albert Corrêa relatou que no último dia, o Carnaval Cara Limpa foi concluído novamente com zero em ocorrências. “No Carnaval Mela-Mela, diferente do dia anterior, o qual tivemos seis ocorrências por corte de garrafa de vidro, a fiscalização redobrou, o que resultou em nenhuma ocorrência. Na praia apenas um atendimento de epilepsia, de rápido atendimento no local, e encaminhada ao posto de saúde para medicação. Estivemos com 16 pessoas, dentre militares e voluntários emergencistas”, detalhou.

CARNAVAL DEMOCRÁTICO: Dinamizar as opções ao folião na vila de Alter do Chão foi a proposta da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no apoio à Comissão Organizadora (Agência Distrital e Conselho Comunitário) no domingo (11) e na terça-feira (12). Nos espaços, o opcional entre os brincantes foi respeitado, resultado do planejamento dos organizadores e órgãos de segurança/segurança desarmados.

Da área urbana de Santarém, Hélia Sousa veio com a família, dentre criança, pela primeira vez na folia do Cara Limpa e aprovou. “Excelente, ótima opção de carnaval, revivemos as marchinhas, e sucessos mais recentes de carnaval. O Carnaval Cara Limpa está aprovado, sem poluição, é melhor sem sujeira”, destacou.

Na Praça do Çairé, a moradora e brincante Luísa Bentes, 44 anos, disse que o Carnaval de Alter traz sempre muitos visitantes e garantir opções é o diferencial. “Eu sempre venho na diversão do Mela-Mela, eu gosto, mas respeito quem não gosta, e estamos aqui para receber a todos, do mela-mela e na opção do cara limpa”, destacou.

“Este ano o carnaval de Santarém foi sucesso de público. Carnaval democrático em Alter do Chão, onde teve espaço pro Mela-Mela e pro Cara Limpa. Na Praça de Eventos, duas noites com milhares de pessoas brincando um carnaval da paz, sem violência, sem mortes, sem acidentes graves nas estradas”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

SÓ FULERAGEM: O carnaval só acabou na quarta-feira de cinzas para muitos foliões em Santarém, com o tradicional bloco “Só Fuleragem”, criado pelo músico Antônio Paixão (Marreta), que arrastou centenas de pessoas pelas ruas do centro comercial. Pelo 13º ano consecutivo o bloco foi para a rua celebrar a folia com músicos e outros profissionais que trabalharam durante os dias do carnaval. O arrastão que saiu do QG do bloco na rua Galdino Veloso, bairro Centro, foi animado por banda que tocou as tradicionais marchinhas carnavalescas. As fantasias dos foliões foram ousadas. Piratas, borboleta e palhaços animaram todo o percurso. O centro comercial estava com as lojas funcionando em expediente normal, mas na hora que a micareta passou não segurou os funcionários, que mesmo trabalhando pararam para observar. O arrastão seguiu a rua Galdino Veloso, dobrou na Travessa 15 de Agosto, saindo na Avenida Tapajós. O ponto de dispersão, a Praça do Pescador, foi ignorado pois a coordenação orientou os foliões a continuarem o arrastão até em frente ao Centro Cultural João Fona. Após isso, o arrastão retornou para a praça.

Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *