Ufopa sedia I Encontro de Audiovisual do Oeste do Pará

Evento será nos dias 26 e 27 de abril em Santarém, no Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon

Nos dias 26 e 27 de abril de 2018, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sedia o I Encontro de Audiovisual do Oeste do Pará na cidade de Santarém. Com o tema “A identidade do audiovisual amazônico: desafios e tendências”, o evento é uma realização do Núcleo de Produção Digital Tapajós com o objetivo de identificar demandas, meios, oportunidades e potenciais do audiovisual na região.

O evento marca o início das atividades do NPD Tapajós em Santarém. Coordenado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, o Núcleo busca difundir a cultura do audiovisual, fomentar a produção regional e auxiliar na formação de novos profissionais da área.

O Encontro é voltado para profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados no tema e conta com oficinas, palestra, mesa redonda, mostra de audiovisual e exposição fotográfica. O I Pinhole Day em Santarém também integra a programação com uma oficina de fotografia artesanal promovida pelo Coletivo Periscópio em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia Pinhole, no domingo, 29.

Debates – O dia 26 será dedicado às discussões sobre o audiovisual com a palestra “Tendências e Desafios do Audiovisual na região amazônica”, proferida pela coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ângela Gomes, que abordará as perspectivas do mercado atual a partir das políticas públicas vigentes. Documentarista, produtora e roteirista, Ângela dirigiu e produziu curtas de ficção e documentários exibidos na televisão e festivais locais e nacionais. Em seguida, organizações e produtores independentes participam da mesa redonda “Panorama do Audiovisual em Santarém”, relatando iniciativas locais.

Mostra – Já o dia 27 terá como destaques o lançamento do curta-metragem “Covato – Desenterre seus segredos”, do cineasta Emanoel Loureiro, e a I Mostra de Audiovisual do Oeste do Pará, que busca dar oportunidade para profissionais e amadores divulgarem curtas-metragens, videoclipes e fotografias autorais. Para participar da Mostra, os interessados podem se inscrever até o dia 6 de abril no site do evento.

O Cine Mais Cultura e o Sesc Santarém também exibem o filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, premiado em vários festivais nacionais e internacionais.

Veja aqui a programação completa.

Para participar – As inscrições para o evento estão abertas até o dia 24 de abril no endereço: https://encontroaudiovisual.wordpress.com/inscricao/. Serão emitidos certificados com carga horária aos participantes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *