CHEGANDO O VERÃO

Quase a totalidade da população santarena ficou satisfeita com a atitude do governo municipal em mandar limpar as praias da orla da cidade para o chamado verão 2019, já que em outros anos ficou meio a desejar.

A abertura do verão 2019 foi um sucesso!  A não ser pelo excesso de barulho que alguns reclamaram porque o som da organização do evento estava quase igual aqueles dos carros que infestavam a orla e que ninguém nunca deu uma solução, pelo menos, razoável.

Outro ponto importante que foi observado foi o velho problema do esgoto que vai direto para o leito do cantado e decantado rio que é o orgulho de todos os santarenos. O nosso bravo Tapajós, que apesar da poluição, continua resistindo e beijando as areias da nossa cidade e proporcionando neste período do ano as mais belas praias de água doce do mundo.

E olhem só! Mesmo assim, alguns aficionados da criação dos cães, pet, ou coisa que o valha, acharam-se em pleno direito de desfilarem com os seus “dogs” na praia, sem a devida proteção, para não deixar dejetos na areia ou fazer xixi no poste da trave do futebol de praia, do vôlei, e futevôlei.

Esta febre (após a chegada dos cursos superiores veterinária, em Santarém), de ter seu cachorrinho, gatinho… E andar com ele, no parque, na praça das flores, na Praça de Eventos, Academia da COHAB, Vera Paz, Orla e vai pelos finais de semana onde muitas pessoas tem reclamado da presença de cães de grande porte, que circulam livremente sem o uso de focinheira, colocando em risco as crianças e os adultos que passeiam pelos espaços públicos. Nestes logradouros os dejetos vão para as calçadas e nas gramas e o pipi, nos postes que iluminam os logradouros.

E nos finais de semana sempre ainda há algumas famílias e vão até o Parque praticar atividades físicas, mas tem observado que ultimamente os cães de grande porte estão circulando livremente no meio da população sem nenhuma proteção de segurança, colocando em risco quem passeia pelo local.

Na maioria deles, são raças consideradas ferozes como Pit Bull, Rotweiller, Dobermann, American, Stafforshire Terrier ou derivações e variações devem usar o objeto na rua. A população que está exposta a esse perigo, pergunta sempre a quem reclamar? Pois saiba que no Estado do Pará- PA Belém: Lei Ordinária 8498 2006 autoriza o poder executivo a adotar medidas contra… Os cães das raças Pit Bull, Rottweiler e Dobermann, somente poderão sair às ruas devidamente amordaçados ou portando focinheira, mordedores e bravos. Será permitido somente com uso adequado da coleira ou enforcador e guia. Seria bom que alguns desses vereadores que ocupam uma cadeira no Palácio Tapajós, e que gostam de ficar mudando nome de rua, para ganhar “amizade” dos familiares do homenageado, atentasse para esse ponto que a população já está reclamando dos excessos, pois sem regulamentação, sem fiscalização, fica como aquele dito popular. “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” //// É bem verdade que ninguém desconhece ou questiona a beleza das nossas praias, no rio Tapajós, Arapiuns e outros, mas a praia que vende é Alter do Chão, razão por que em pesquisa feita por órgãos ligados ao Turismo, a preferência para visitar Alter do Chão, é disparada na pesquisa, crescendo o turismo local, em 54%. Seria bom que o administrador do Distrito de Alter do Chão, com os empresários da gastronomia e hospedagem, pelo menos, se organizassem para receber os visitantes e não “crescerem demais o olho” aumentando abusivamente os preços e espantando os turistas. //// HABEMUS ARCHIEPISCOPUS, sim, eu pensava e até cheguei escrever aqui no IMPACTO que no círio Cem, (o deste ano) seria sem Bispo. De fato será sem bispo mesmo, mas com um Arcebispo, porque o Papa Francisco resolveu elevar a Diocese de Santarém em Arquidiocese, esta é uma criação administrativa da Cúria Romana para atender os anseios da população, ou seja, que é a sede de uma província eclesiástica, que é formada por várias dioceses. Neste caso já é um resultado do Sínodo da Amazônia, que se encerrou neste final de semana, em Roma. Resta-nos, agora, aguardar a posse no dia 02 de fevereiro de 2020 e que durante esta festa, o chamado complexo de Nossa Senhora da Conceição, esteja belo, limpo, sem essas sujeiras que se vê, diariamente. Pelo menos para dar boas vindas à nova autoridade eclesiástica, DOM IRINEU, ainda, bispo Auxiliar de Arquidiocese de Belém do Pará, que entra para história da nossa Terra. Como Primeiro Arcebispo de Santarém. (06.11.2019).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *