Ação de assistência social atende aproximadamente 1.500 pessoas

Em mais uma ação itinerante de assistência social, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), disponibilizou serviços na área urbana. As equipes levaram atendimentos realizados dentro dos Centros de Referência de Atendimento Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher- Maria do Pará, informações sobre o Programa Criança Feliz, orientações sobre o Cadastro Único, Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de CPF, Tarifa Social de Energia, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira interestadual do Idoso, do Autista, atendimentos psicológico e social. Segundo a coordenadora do Cras Nova República Jaciara Simões foram realizados 530 atendimentos. Os bairros Jaderlândia e Maicá também receberam as ações. De acordo com as coordenadoras dos Cras São José Operário, Jéssica Bentes e Zenilza Betcel do Cras Urumari, 229 atendimentos foram feitos nos dois bairros. Na quinta-feira (13), a ação aconteceu nos bairros Jutaí e Mararu totalizando 481 atendimentos.

Na sexta-feira (14), a ação aconteceu no Jutaí e Ramal dos Coelhos com 209 atendimentos.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro “é gratificante levar a assistência social a quem dela precisa, a fim de garantir direitos a essa população em situação de vulnerabilidade social”. “Essa ação levou nossos atendimentos para os locais mais distantes dos nossos equipamentos. Sabemos das dificuldades enfrentadas diante dessa pandemia da covid-19, as pessoas têm optado ficar em casa e não ter que se deslocar para locais mais distantes e tem também a dificuldade financeira para esse deslocamento. Queremos agradecer à parceria e articulação dos presidentes de bairros, as equipes que foram incansáveis nos atendimentos e a população que aceitou e esteve presente buscando os atendimentos”, agradeceu a titular da Semtras, Celsa Brito.

CENTRO POP REALIZA PROGRAMAÇÃO NO DIA NACIONAL DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: O Dia Nacional de luta da População em Situação de Rua foi  celebrado nesta quarta-feira (19), e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP Dom Lino Vombommel realizou uma programação para comemorar a data. A data foi instituída em decorrência do ‘Massacre da Sé’, ocorrido em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, quando 15 pessoas que utilizavam a Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente. De acordo com a coordenadora Adriana Rego, o objetivo é sensibilizar a todos quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas. “A programação seguirá as orientações de prevenção à covid-19, a entrada dos usuários será em grupos de cinco, para registro fotográfico junto ao painel que destaca o dia nacional.”

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou que diante da pandemia, esse público foi amparado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado prestando o acolhimento temporário emergencial para as pessoas em situação de rua que durante 117 dias, acolheu 77 pessoas, que viviam nas ruas. “Foi mais um desafio vencido, tivemos a oportunidade de identificar pessoas, de promover encontros familiares e mudar o rumo de algumas histórias de vida, e principalmente cuidar da saúde dessa população”, avaliou Celsa.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *