MULHER

MULHER

Dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Quando falamos em mercado de trabalho e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, ainda precisamos mencionar que os empregados enfrentam uma mesma dificuldade global: o preconceito contra a maternidade. Recente pesquisa publicada pela consultoria Regus revela que a proporção de empresas que pretendem contratar mais mães que trabalham caiu em cerca de um quinto, comparado com o mesmo período do ano passado. Comparado a um ano atrás, quando 44% das empresas planejavam contratar mães que trabalham, apenas 36% pretendem fazê-lo em 2011.

MULHER II

Essas estatísticas preocupam, uma vez que, de um modo geral, as estimativas de contratações no fim de ano costumam ser favoráveis nessa época de acelerada da economia global. No Brasil, onde 57% das empresas pretendem aumentar seu pessoal, essa tendência é ainda mais evidente, com somente 38% das empresas declarando seus planos de contratar mais mulheres com filhos. É mais do que tempo de adotarmos políticas de trabalho que levem em conta os prejuízos para os negócios ocasionados pela saída do mercado de trabalho de mulheres com alto nível educacional que optam por ter uma família.

MORDAÇA

A presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que faça um “pente-fino” no projeto do ex-ministro Franklin Martins que regulamenta o setor de comunicações e telecomunicações. “É um texto que eu não tenho domínio total e que tem grandes chances de ter uma besteira no meio”, disse o ministro Paulo Bernardo, num seminário sobre políticas de telecomunicações. De acordo com depoimento de Bernardo, a presidente não quer no projeto qualquer termo que lembre uma tentativa de controle do conteúdo dos meios de comunicação, afirmou.

TABAGISMO

Aumento de rugas, envelhecimento da pele, queda de cabelo, celulite e outros danos à aparência podem ser potencializados pelo cigarro. Todo o ano é a mesma coisa: o sol e o calor intenso do verão estimulam a maioria das pessoas a reforçar os cuidados com a pele, usando protetores solares e hidratantes. A vaidade com a aparência já atingiu até os homens que, geralmente, não são adeptos de cremes e loções. Tudo em prol de uma pele bonita e saudável. Porém, todos os tratamentos e produtos do mundo são ineficazes quando estamos falando de um fumante.

TABAGISMO II

“O tabagismo causa danos a microcirculação, diminuindo o aporte de oxigênio e nutrientes e estimulando a produção de radicais livres com alterações no DNA das células epidérmicas e dérmicas”, explica o dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), José Antonio Sanches Júnior. “A face acaba sofrendo um aumento do número e da profundidade de rugas, além de alterações na formação e na qualidade do colágeno e tecido elástico, que fica com um aspecto de ‘cera’, com coloração amarelo-acinzentada, grosseiramente espessada e com elasticidade reduzida”, descreve o especialista. Não é fácil parar de fumar. Porém, com força de vontade, orientação médica e tratamento medicamentoso, é possível superar as dependências físicas e psicológicas do cigarro e obter mais saúde, por dentro e por fora.

CARNAVAL

É quase sempre assim: no Carnaval, no embalo da folia, muita gente exagera no consumo det bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Neste período come-se e bebe-se de tudo, e justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação. “O álcool acaba estimulando a pessoa a ir mais vezes ao banheiro. Então a orientação é que nos intervalos entre uma bebida e outra, a pessoa realize a ingestão de água ou de outros líquidos, como sucos naturais de frutas, água de coco, para que não ocorra a desidratação, além da ressaca do outro dia”. Disse a nutricionista do Hospital Federal do Rio de Janeiro, Luciana Abdu.

CARNAVAL II.

Você que pretende aproveitar o carnaval ao máximo já pensou em fazer um check-up antes da folia? Apesar de ser uma época de muita alegria e comemoração, o carnaval também pode ser muito cruel para o coração. Uma prova disso é o aumento de 20% nos casos de ataques cardíacos e derrames causados pelo consumo excessivo de álcool, cigarro, drogas e alimentação incorreta. O diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Marco Antonio de Mattos, explica que antes de aproveitar os cinco dias de festa, é importante fazer exames para ter certeza que está tudo normal com o coração.

CARNAVAL III

Mais do que se preocupar com a fantasia ou com o abadá para este Carnaval, os foliões precisam ter em mente os cuidados com a saúde neste período. Beber muita água e ter uma alimentação saudável para dar conta dos dias de folia são importantes. Mas para se ter um Carnaval seguro tem que lembrar da camisinha. O preservativo, além de evitar uma gravidez não planejada, combate às doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2010, os jovens foram à maioria das vítimas dos casos de AIDS.  Portanto, não deixe de levar a sua camisinha neste Carnaval. Em Santarém a Semsa distribuirá camisinhas aos foliões.

MOTINHAS

O Estado do Pará receberá do governo federal três ambulâncias similares às usadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para serem usadas no transporte de presos até hospitais. É a primeira vez que esse tipo de equipamento é repassado pelo governo federal às penitenciárias estaduais.

XX As prefeituras de Belém e Manaus já podem apresentar projetos de infra-estrutura ao PAC Mobilidade Grandes Cidades. O programa vai investir dezoito bilhões de reais em obras de transporte coletivo nas vinte e quatro maiores cidades do país.

 XX Todos os dias, a imprensa registra os números de acidentes de trânsito com vítimas fatais no País. Especialmente nas segundas-feiras, os noticiários de TV em todo Brasil publicam estatísticas, comentam os números, e os fatos se repetem.

XX No Brasil são 60 mil mortes anualmente, embora a estimativa seja o dobro, em virtude de só serem considerados para fins de estatísticas as vítimas que morrem no local do acidente. As despesas médico-hospitalares, previdenciárias, entre outras, aqui em nosso País são de R$ 40 bilhões.

 XX Grande amigo Padre Edilberto Sena lançou o livro ‘Amazônia, o que será o Amanhã”. Uma visão crítica da realidade amazônica, através de seus editoriais transmitidos diariamente pela Rádio Rural AM. O livro pode ser adquirido na portaria da emissora. Recomendo a leitura.

 XX Em abril de 2010, a Câmara aprovou o requerimento de urgência ao Projeto de Lei Complementar que institui o plebiscito para a criação do estado do Tapajós (PDC 731/2000). Agora, o deputado democrata Lira Maia (Pará) já negocia com a nova Mesa Diretora para que a proposta seja aprovada nos próximos três meses. O parlamentar ressaltou a importância de se conceder ao estado do Pará o direito de se manifestar se é contra ou favorável ao Tapajós.

XX Programação Carnavalesca Cidade da Gente. Nesta sexta-feira (04) na Orla, Desfile Oficial às 19H00. Sábado (05) na Orla ás 21H00. Domingo (06) em Alter do Chão às 18H00. Segunda-feira em Alter do Chão às 18H00 e Praça do Pescador em Santarém. Terça-feira (08) Arrastão com trio elétrico entre a Praça da Matriz e Praça do Pescador, inicio 21H00.

XX  Depois de submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado federal, cantor, compositor e humorista Everardo Silva – o Tiririca – foi indicado, titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Esse é um País que vai pra frente.

XX Procurador Jurídico do Detran em Santarém, amigo Válber Xavier, curte o carnaval com parte da família que veio de Belém em Alter do Chão.

XX Amigos Kleper (B. do Brasil), Floriano, José Ronaldo, Dirceu, Fauzer, Eduardo Fonseca, Gilberto Aquino, Almeida, Paulo Roberto, Lau, Nivaldo Pereira, Edy Portela, Antonio Junior, Carlos Silva, Osvaldo de Andrade, Sinval Ferreira, Colares, Marcos, Jerffeson Miranda, Herbert Junior, Alexandre Von, Lira Maia, Antonio Rocha, Hélvio Arruda, José Antonio Rocha, dentre outros. Presenças garantidas no Carnaval de Alter do Chão.

XX Para quem fica em Santarém, a pedida de momo neste sábado é a Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, relembrando as marchinhas dos  velhos carnavais, com a participação especial dos grandes artistas da terra, além da Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Fui.

Por: Thompson Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *