50 militares vão atuar na segurança do 12º Vitsol em Vitória do Xingu
Cinquenta militares, entre policiais e bombeiros, vão atuar durante os dois fins de semana do 12º Vitsol, Festival de Verão realizado todos os anos na Praia do Meio, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. A reunião que definiu o esquema de segurança foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), com a presença de representantes da Prefeitura e representantes das duas corporações.
A Polícia Militar vai atuar com 40 policiais em revezamento durante os dias de festa. O patrulhamento se dará com duas viaturas na cidade, duas lanchas aos arredores da praia e um trailer que ficará instalado próximo ao local dos shows. Para o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM), tenente coronel Marcos Silva, o importante é que os brincantes possam se conscientizar para evitar situações desagradáveis. “Se beber, não dirija. Até para não ter o desprazer da perda da vida ou tirar a vida de outras pessoas. Com relação às pessoas que vêm brincar, a segurança já estará aqui, não precisa vir armado para fazer a segurança pessoal, até porque a PM não vai tolerar qualquer tipo de crime”, destacou.
Já o Corpo de Bombeiros vai se revezar com 10 militares nos serviços de guarda-vidas e combate a incêndio. Haverá orientação aos banhistas para que não se excedam e evitem afogamento, além de orientações em relação aos extintores de incêndio que estarão no palco. Uma embarcação irá dar o apoio aos militares. “Desde o seu deslocamento, a pessoa tem que ter atenção principalmente na estrada. Quando chegar para fazer a travessia, tomar cuidado com a embarcação, usando principalmente o colete, e não exagerar na bebida alcoólica para não causar danos, estatística negativa para o evento”, explicou o subcomandante do 9º Grupamento dos Bombeiros Militares (9º GBM), capitão Celso Piquet.
A Polícia Civil deve pedir reforço de Belém para os procedimentos de registros de ocorrência, autuações e prisões.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Prefeitura de Vitória do Xingu, deve contar com 11 agentes na fiscalização de irregularidades relacionadas a veículos e condutores.
O Vitsol será nos dias 28 e 29 de novembro, e nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. O evento terá competições esportivas de praia, concurso Garota e Garoto Vitsol, distribuição de brindes, sorteio de prêmios, e as seguintes atrações:
28/11 – Ney.com; Billy Brasil e Banda AR-15;
29/11 – Silvana Salles e Banda Municipal, Alex e Ronaldo;
4/11 – Fruto Sensual e Swing do Pará;
5/12 – Lú e Robertinho;
6/12 – Silvana Salles e Banda Municipal, Jamil e 1 Noites.
PROJETO ‘SEMUTS NA ESTRADA’ LEVA AÇÕES DE CIDADANIA A MORADORES DA COMUNIDADE BANANAL, EM VITÓRIA DO XINGU
A Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semuts) levou, na manhã desta quinta-feira (12), ações de cidadania a moradores da comunidade Bananal, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. A ação foi realizada por meio do projeto “Semuts na Estrada”, na escola Daniel Berg.
Foram oferecidos serviços gratuitos de emissão de RG e CPF, atendimentos de saúde, habitação e defesa social, cortes de cabelo e brincadeiras aos moradores.
Dona Maria de Oliveira Sampaio veio da zona rural de Senador José Porfírio para receber atendimentos de saúde. “Estou com problemas nos nervos, que adormece a minha mão, tenho falta de ar. Eu acho boa essa ação aqui no Bananal, tem atendimento médico bom aqui na comunidade”, ressaltou.
“Mais um dia da ação e você pode ver que a população está vindo, todos satisfeitos com o nosso trabalho e isso nos traz alegria de ter um governo competente e preocupado com as pessoas. Hoje, aqui na comunidade Bananal, estamos trazendo toda a estrutura da secretaria para poder dar esse atendimento tão bem a esse povo da comunidade. A alegria do governo é grande de poder contribuir com o povo de Vitória do Xingu e, com certeza, o povo também está feliz por estar recebendo esse atendimento bem próximo de suas casas”, destacou a secretária de Trabalho e Promoção Social, Josy Amaral.